Apesar de ambas hoje serem consideradas bandas clássicas de Rock, Guns N’ Roses e Nirvana tem sonoridade completamente diferente. E houve uma ocasião em que Axl Rose queria que uma música do GNR tivesse a sonoridade da bateria de uma canção do Nirvana – nada menos que a mega clássica “Smells Like Teen Spirit”, que literalmente simboliza o Nirvana e até a era grunge.
A ideia de Axl era usar o estilo de bateria na faixa título do álbum que viria a ser lançado em 2008, o “Chinese Democrary”. Quem conta como aconteceu foi o empresário Tom Zutaut, durante conversa com a Loudersound em 2016: “Axl tinha uma visão e queria fazer o melhor disco já feito. Conversamos e ele reclamou: ‘Vou ao estúdio, digo a eles o que quero e eles me dizem que não tem o que quero, vou ouvir e aquilo não me agrada”.
Prossegue Tom: “Eles estavam num ponto onde Axl disse que queria que a bateria da faixa título do ‘Chinese Democracy’ soasse como a bateria de ‘Smells Like Teen Spirit’. Pensei sobre o problema e achei uma solução. Disse para eles: ‘Vou dar uma saída, mas já volto’. Fui até uma loja de discos e comprei o ‘Nevermind’. Daí colocamos pros caras ouvirem e eles conseguiram finalmente fazer a bateria do mesmo jeito”.
Zutaut tenta entender por que nenhum dos caras que estavam trabalhando com Axl teve esta ideia simples: “Acho que eles ouviram os hits do Nirvana no rádio e pensaram que conheciam o álbum, mas nenhum deles pensou em simplesmente comprar o disco e ouvi-lo”. Por outro lado, Axl ficou muito feliz com Zutaut. “Faz só uns seis meses que venho pedindo esta merda, faz seis drogas de meses que estou pedindo!”, disse o vocalista. “Estava ficando louco com esta porra! Daí você chegou, foi e resolveu!”.