Há 21 anos, no dia 9 de setembro de 1999, o Guns N’ Roses lançava “Oh My God”, sua primeira música em 5 anos, e a primeira inédita desde 1991.
Ela foi lançada como parte da trilha sonora do filme “End Of Days”, com Arnold Scharwzenegger. “É totalmente o Axl Rose clássico”, disse o supervisor de músicas do filme, G. Marq Roswell. “Mas tem muitos novos elementos, encaixa muito bem com o filme”
Em 22 de setembro, Axl Rose, enfim, quebrou seus anos de silêncio com a mídia em um texto bem longo sobre a nova faixa, acerca de quem tocava nela, sua inclusão no filme, e sobre sua letra.
“(Oh My God) lida com a repressão social de emoções profundas e geralmente agonizantes – algumas podendo ser aceitas por uma pessoa ou outra – a expressão apropriada a qual é muitas vezes desencorajada e negada. Emocionalmente, a música contempla diversas perspectivas abstratas, partindo da expressão pessoal, bem como o filme e suas metáforas […] A batalha do bem contra o mal, do positivo vs. negativo, o homem frente a um aparentemente invencível destino.”
Segundo Rose, a música foi escrita primeiramente por Paul Huge Tobias (guitarrista base da banda até 2002), com Dizzy Reed “escrevendo o gancho musical do refrão”. Duff e Matt Sorum também foram apresentados à musica, mas não mostraram interesse em trabalhar nela.
Quando a música era tocada nas rádios, os DJS mostravam uma mistura de entusiasmo e precaução.
“Nós ficamos surpresos no quão pesada ela é. Não só pesada, mas incrível!” dizia Neal Mirsky, diretor de um programa da WYSP-FM, uma das primeiras a tocar a música. “É quase como se ele (Axl) tivesse passado um tempo com o Marylin Manson!”.
Outros DJs ousaram dizer que a música não era uma despedida radical do antigo som da banda, como Eric Matsuda, que disse que a música era “o Guns N’ Roses atualizado para os anos 90”, e “diferente de outras bandas, que tentaram atualizar seu som, como o Metallica, o Guns N’ Roses conseguia fazer isso mantendo um senso próprio de quem eram, e de seu som.”
Outros DJs e fãs, no entanto, não gostaram da música.
A música está disponível em duas versões: a oficialmente lançada no soundtrack do filme, e a versão com Bumblefoot, que vazou em 7 de junho de 2018.
VOCÊ PODE OUVI-LAS CLICANDO AQUI.