Indicado para o Guns N’ Roses pelo herói da guitarra Joe Satriani, o novaiorquino Ron Bumblefoot Thal é um dos três guitarristas da atual formação do grupo de Axl Rose. A banda californiana foi a principal atração do Festival Planeta Brasil, em Belo Horizonte, realizado no sábado (22).
O Virgula Festivais conversou com o guitarrista antes da apresentação do Guns, em meio ao esquema de segurança que parecia para um chefe de estado. Tudo, aparentemente, para que Axl não fosse importunado por algum repórter.
Em resposta à pergunta de que brasileiros, se é que haviam, tinham infuenciado sua música, ele citou Tom Jobim e Os Mutantes. Jobim é unanimidade entre estrangeiros, mas não é comum ser citado por roqueiros, já os Mutantes já foram glorificados por nomes como Kurt Cobain (1967-1994) e Sean Lennon, filho de John (1940-1980), como influência.
O músico de 44 anos, cara de garoto, disse também que a guitarra freatless (sem trastes) é sua principal contribuição para banda hoje. Bumblefoot não quis comentar como seria em um novo álbum do Guns, se todos teriam liberdade para propor ideias e se eles buscariam novas sonoridades ou se apegariam às raízes da banda. Um pouco incomodado, ele disse. “Não posso falar sobre o que não existe”. Talvez por ter cláusulas contratuais que o impedem de comentar ou mesmo por não saber de nada.
Bumblefoot entrou na banda em 2006 e gravou partes de Chinese Democracy. É difícil até saber quem é quem na banda na qual apenas o vocalista sobrou da formação clássica, mas, apesar de o limitado DJ Ashba ser geralmente apontado como o paralelo de Slash – dizem as má línguas que ele só está na banda por ser amigo de Axl -, então o “Slash” atual, o solista da guitarra, seria Bumblefoot.
Retirado de: Virgula
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube