O Guns N Roses é mundialmente conhecido como uma banda Norte Americana de “Hard Rock” dos anos 80. Sim essa informação é correta, porém em partes. No começo (Appetite for Destruction) a banda preservou bem seu estilo Hard Rock com Out ta Get Me, Nightrain e Welcome to The Jungle. Um pouco mais tarde nos Illusions a banda reapareceu com um estilo totalmente diferente do primeiro álbum com musicas como: November Rain, Estranged, Don’t Cry, Perfect Crime, Garden of Eden, ou seja, o estilo do primeiro álbum não foi preservado totalmente, fugindo assim pra Hard Rock/Heavy Metal. Depois dos Illusions o Guns lançou apenas mais um álbum antes da separação da banda que foi o The Spaghetti Incident. Onde foram feitos covers de outros subgêneros do Rock como o Punk Rock.
Depois disso a banda se separou e nós sabemos toda a história. Pois bem, vimos que o Guns N’ Roses sempre levou consigo uma característica, desde o primeiro até o ultimo álbum comentado acima: A inovação.
Percebemos a metamorfose em cada álbum que saiu do Guns N Roses na época, Mesmo que não muito grande, mas sim, houveram mudanças… Assim, depois de algum tempo sem lançar álbuns e já com outros integrantes em palco o Guns N Roses aparece com o Chinese Democracy (Sabemos que esse álbum deu muita repercussão, seja tanto negativa quanto positiva). Dessa vez, a banda fez algo diferente… Introduzindo em seu estilo musical alguns aspectos eletrônicos como em: Shacklers Revenge, Better (em alguns momentos) entre outras. Isso é claro, foi espantoso para todos nós “adeptos” do velho estilo de fazer música do Guns N Roses. Obviamente a partir daí começaram as criticas também quanto à voz de Axl nesse álbum (que pra mim não pareceu fraca nas gravações, mas sem os drives que costumávamos ouvir nos últimos álbuns), As criticas também atingiram o estilo que foi bruscamente modificado.
Agora temos que nos perguntar: O Guns mudou? Sim mudou, não é mais o mesmo Guns N Roses de 1985, nem em aspectos de integrantes e nem de estilo, a Banda é uma “Nova” Banda, nenhum integrante que está ou já passou pelo Guns N’ Roses é ruim, ou toca mal, mas o mais difícil nessa historia toda para muitos, é aceitar que o estilo da banda mudou.
Foi com a inovação que o Guns N Roses “estourou” na década de 80/90 e Axl Rose preservou essa qualidade do Guns, mostrando ao publico que uma banda não precisa tocar sempre a mesma coisa pra ser boa, e sim ser melhor ainda tendo idéias novas (o que é a parte mais difícil) e fazer o que nunca ninguém tem coragem de fazer (temos que admitir, Axl teve de ter muita coragem ao mudar bruscamente o estilo da banda depois de ter construído legiões de fãs).
Bem, analisamos nessa coluna os vários álbuns do Guns, e percebemos a diferença entre um e outro seja com antigos ou novos integrantes. Tenho certeza que ao ler tudo isso, se passou pela cabeça de muitos: “E o novo álbum?” “Ele Também será inovador dessa vez?” o que só aumenta a expectativa para novas musicas do Guns N Roses. A Vantagem nessa mudança toda é que o Guns nunca será uma banda “velha” enquanto está se aproveitando de “novas” idéias.
MINHA OPINIÃO:
Ao escrever esse texto eu escolhi palavras, pois minha intenção aqui nunca é atingir a opinião de alguém ou provocar insultos com outras pessoas… Sempre que faço textos aqui tento suavizar minhas palavras o máximo possível, e acima (no texto) eu fiz uma analise dos álbuns mostrando que o Guns N’ Roses, de fato, sempre inovou ao longo do tempo na estrada, o que é bom… Sim a inovação é algo para poucos. Reproduzir é fácil. Criar não é. E o Guns não criou apenas musicas, o Guns criou um estilo a cada álbum que produziu e é isso que mais admiro na banda. Obrigado a Todos!
9 comentários
Resumindo…o Guns acabou em 1994.#fato.O nome é o mesmo,só o nome,nem o Axl é o mesmo,sua voz menos potente o obriga à trilhar por caminhos diferentes do que os dos anos 80/90.Adorei o Chinese Democracy,uma obra prima,mas…é outro estilo,que me agradou,porém o Guns n´Roses violento e diferenciado que explodiu no Appetite,só no disco.
nesse mundo que estamos. os que se dizem cantores estão matando o rock temos que agradecer o axl por continuar na ativa compondo e trazendo o que ele sabe de melhor .musica boa.guns sempre guns não importa a formação a musica é o que interessa.
O Guns vai ser sempre inovar, isso é mais q um fato, o problema também é q o Axl percebeu q o Chinese Democracy recebeu mais criticas negativas e isso deve ter deixado ele bem mal, e com isso ele deve estar com medo, analisando tudo oq foi dito, ele deve estar pensando “Inovar dnv e levar mais criticas ruins ou ficar na mesmice?”, isso deve deixar ele bem confuso e ele não sabe oq fazer. Resultado, ele vai pensar muito e demorar para lançar o novo album, e isso é culpa das viuvas do Slash, pessoas q não são fãs de GN’R q acharam q ele iria manter o estilo de 1987 e q não aprovaram essa mudança q afetou quase toda a banda.
Com Certeza!
much love gans n´ roses this band and im not have equal
love guns n´ roses
the wiel always be in our hearts
Parabéns Vinicius, você fez uma analise precisa e imparcial (deixando o seu amor de fã de lado) da evolução musical do GN’R e é devido essa evolução musical, que em 2013, nós temos pré – adolescentes de 10 anos de idade se tornando fã de GN’R (não só porque papai e mamãe ouvem) com a foto de DJ Ashba e Bumblefoot presa na parede do quarto deles!
O mundo mudou, nós mudamos e a arte é a representação viva dessas mudanças seja em uma pintura, no grafite na parede da cidade ou na maneira de tocar o bom e velho rock! Estamos em 2013 e o GUNS N’ ROSES deve ser violento e diferenciado “no palco” e não com os escândalos revelados sobre a vida privada do frontman da Banda ou então porque o baixista e o guitarrista (Duff e Slash) chegaram completamente bêbados em um evento da MTV, ou porque fizeram uma suruba no estúdio durante a gravação de uma musica! Não há mais espaço para isso.
O GUNS N’ ROSES continuará sendo a BANDA MAIS PERIGOSA DO MUNDO sem que AXL ROSE precise subir ao palco limpando do nariz a cocaína que acabou de cheirar, ELE também não precisará pular na plateia para impedir que alguém continue tirando fotos dele, etc… O GN’R continuará sendo a BANDA MAIS PERIGOSA DO MUNDO para antigos, atuais e futuros fãs (nossos netos)porque apesar de tudo e de todos ELE SOBREVIVEU pois muito mais do que simplesmente cantar seu Líder e proprietário da marca soube, com dedicação e carinho, escolher e contratar os melhores musicos para interpretar as canções que traduzem a alma de milhões de pessoas no mundo inteiro e também é por isso que contrariando críticos e pessoas com sentimentos medíocres que torceram contra, o CHINESE DEMOCRACY É SIMPLESMENTE GLORIOSO!!! Não importa o que críticos escrevem ou pessoas que querem viver do passado (Era Slash) digam, NÓS, FÃS DA BANDA, sabemos o porquê sentimos excitação em nossas almas ao ouvir e ler a tradução de todas as musicas do Chinese Democracy, e com isso continuamos a digitar em nossos comentários no Facebook: GUNS N’ ROSES Forever! Não, não digitamos essa frase por falta de criatividade. Digitamos GUNS N’ ROSES Forever, porque suas músicas continuam nos emocionando e enlouquecendo e a prova disso é “Going Down” que além de deixar a galera maravilhada vai entrar para o rol das musicas eternas do GN’R!!!
Vlwwwwww! 😀
Eu tenho 12 anos e sou apaixonada pelo Guns! Meus pais não suportam a música e já disseram pra eu não ouvir , mas eu acho melhor ser uma fã de Guns que ser uma funkeira Zé ninguém que só sabe ouvir merda e rebolar