Em 2012, o fotógrafo Ken Settle em parceria com os guitarristas da banda: Dj Ashba, Ron ”Bumblefoot” Thal e Richard Fortus. Mais o baixista Tommy Stinson, realizaram uma matéria explicando sobre os instrumentos e equipamentos utilizados no Guns N’ Roses.
Dj Ashba é conhecido pelas suas Gibson Les Paul com design e customização própria.
Essas duas guitarras são bem simples, pois não apresentam muitas personalizações, a não ser pela posição da chave seletora dos captadores,que está perto dos botões de controle de volume e tom. E no lugar onde seria a chave seletora de captadores, fica um botão chamado ”Killswitch” (Botão ou alavanca que serve para dar efeito de cortar o som).
A guitarra do lado esquerdo, teve um design criado para o show do Rock In Rio 2011. A da direita tem o design chamado de ”Chrome Bone”, onde faz parte da ”Ovation Demented Collection”.
A Gibson Les Paul Leatherface tem desenhos e molduras em 3D, onde foi construída em uma Gibson Les Paul Classic. Além da chave seletora de captadores que foi trocada de posição, como em todas as outras guitarras e um ”Killswitch”, esse modelo teve o botão de controle de tom removido, para dar espaço a moldura de crânio. A Les Paul Tattoo tem a mesma configuração das outras guitarras.
Essas duas guitarras sofre uma personalização que se chama “Distressed”, que são instrumentos que passam por um processo de destruição no visual.
Mais uma guitarra com a personalização “Distressed” e uma Les Paul “Burnt”, que tem o efeito de um instrumento queimado pelo fogo. Onde elas tem a mesma configuração das guitarras anteriores.
Gibson Les Paul com cristais e “National Anthem” Gibson Les Paul.
Ashbaland Ovation é um dos quatros violões da “Demented Collection”. Os violões uma pequena profundidade para melhorar a acústica do som, onde vem equipado com um pré-amplificador OP4BT.
O rack de Dj Ashba é equipado com dois ”Furman Power Conditioners” (onde eles mantém a corrente elétrica), três Shure UR 4D (sistema de distribuição sem fio), Voodoo Lab Ground Control (sistema de distorção para pedaleira) e um Electro-Harmonix Talking Machine e Electro-Harmonix POG2 (sistemas que transformam a voz humana em som de guitarra). Ele utiliza também um cabeçote valvulado Boogie Dual Rectifier (não mostrado na foto).
No palco Dj Ashba utiliza uma pedaleira ”Morley Wah Wah”, e um ”Pro Co Panic Button”. Que lhe permite transferir o sinal do microfone para o backstage.
A Vigier G.V tem corpo de madeira e braço afinado com as trastes rebaixadas, onde facilita fazer Tape. A Viger Double-Neck tem um braço “Fretless” (que não tem trastes) de bronze, que tem a afinação em Dropp-D ( Que possui a corda Mi em afinação mais baixa que a original). As duas guitarras possuem um rebaixador de corda na última casa da guitarra, que serve para diminuir o nível de vibração das cordas, onde deixa um som mais opaco.
A Vigier Double-Neck apresenta a mesma configuração da anterior, onde tem algumas customizações gráficas. A Gibson Les Paul Standard tem a sua configuração original, ambas as guitarras possuem um rebaixador de cordas.
O Godin Multiac Nylon Duet é equipado com captadores eletrônicos e um pré-amplificador. O Parkwood PW570 Grand Concert-size possui captadores eletrônicos e afinador.
O Rack possui um Furman Power Conditioner, Whirlwind Multi-Selector (selecionador de canais), Ebtech by Morley Hum Eliminator (elimina ruídos e interferências magnéticas), dois Shure UR4D (sistema de distribuição sem fio), dois Dunlop Cry Baby DCR-25R Custom Shop rack wah (controla a frequência da distorção do tipo Wah Wah), dois multi-sintetizadores Voodoo Lab Ground Control GCX, um Furman Power Conditioning AC Line Regulator, Eaton 9130 Power Supply (suplemento de carga de energia), Peterson rack tuner (sistema de sintonizar equipamentos ligados ao rack) e dois cabeçotes valvulados Engl Invader 150.
Multi-sintetizador Voodoo Lab Ground Control GCX e pedaleiras para distorção, onde são utilizadas no palco.
Baixos ESP Vintage-4 utilizados durante as apresentações.
Mais dois baixos ESP Vintage-4, que Tommy Stinson utiliza nos shows.
Dois amplificadores Ampeg Heritage B-15, onde fica localizado na parte de trás do palco.
No rack de Tommy Stinson tem: um Furman PL Plus Power Conditioner, dois Shure UR4D (sistema de distribuição sem fio), Shure VA845 UHF (sistema de distribuição de antena), Korg DTR-1 Digital Tuner (sintonizador de canais de aúdio), dois Tech 21 SansAmp RB1 (valvulado simulado), dois Ampeg SVP-CL All-Tube Bass Preamps (valvulado) e dois amplificadores Ampeg SVP-1600.
Para efeitos de distorção Tommy Stinson utiliza: um Lehle Little Dual e um Pro Co Rat.
Essas duas Gibson Les Paul Standards tem a chave seletora de captadores mudada para dentro do conjunto de controle de volume e tom, no lugar da posição original foi instalado um botão ”Killswitch”.
A Gibson Les Paul Baritone tem um design personalizado,onde tem o nome das suas filhas: Paisley Piper e Clover Blue, localizado no braço da guitarra. Ambas as guitarras, possuem a chave seletora de captadores e ”Killswitch” alterados.
A Gibson Les Paul tem um ”Killswitch” adicionado aos controles. Ao em vez de substituir o botão, a chave seletora de captadores foi movida para baixo.
A Gibson semi-acústica ES-135 é equipada com um ”Bigsby”, que serve para diminuir e controlar a vibração das cordas do instrumento. A Stratocaster semi-acússtica tem a personalização “Distressed”. As duas guitarras tem as mesma configuração das anteriores.
A Gibson Les Paul tem um ”Killswitch” adicionado aos controles e chave seletora de captador trocada. Enquanto a Steel Deville Les Paul, teve apenas a chave seletora de captadores trocada.
O violão Gibson J-200, é utilizado apenas para músicas acústicas. A configuração do instrumento é original.
Esse é um cabeçote valvulado Marshall Super Lead 100 S, que foi alterado pela Voodoo Amps.
Richard Fortus utiliza no seu rack um Furman Power Conditioner, Dunlop Cry Baby Rackmount Wah (controla a frequência da distorção do tipo Wah Wah), RJM Effects Gizmo (sistema que sincroniza e estabiliza todos os equipamentos e instrumentos ligados ao rack), Egnater M4 Modular Preamps (controla o volume dos equipamentos) e um cabeçote valvulado Marshall EL 34 100/100.
Pedaleiras utilizadas pelo Richard Fortus no palco.
Richard Fortus tem um multi sintetizador Axess Electronics FX1 MIDI Controller.