A gloriosa carreira de Axl Rose é marcada por uma série de pessoas que de alguma forma contribuíram para que ele fosse considerado hoje aos 49 anos, uma lenda viva do rock.
Por isso, que o Axl Rose – Fã Clube elaborou uma pequena lista, de “quem é quem”, na história do Guns N’ Roses e do próprio Axl Rose.
Axl Rose
Axl Rose é a essência que mantém a banda viva até os tempos de hoje, sem o trabalho árduo que ele anda realizando desde a saída dos antigos membros, não haveria Guns N’ Roses.
Slash
Em 1996, Axl Rose editou um press release dizendo que ele não poderia mais trabalhar com o guitarrista. Já que o Axl Rose não aceitou suas letras e composições, Slash iniciou sua carreira solo com o Slash’s Snakepit, em seguida montou o Velvet Revolver, que contou com a colaboração dos seus antigos membros de banda, Matt Sorum e Duff Mckagan. Atualmente, Slash segue em turnê com a sua banda solo intitulada como Made In Stoke, que conta com a participação de Myles Kenedy.
Izzy Stradlin
Um amigo de infância de Axl, que deixou o Guns N’ Roses em 1991 para voltar, por um curto período, em 1993. Nos anos de 2006 e 2007, Izzy Stradlin realizou uma série de shows com a banda atual. Em entrevista para o “That Metal Show”, Axl Rose confirmou que ainda mantém contato com o seu amigo de longa data. Stradlin segue atualmente em carreira solo.
Duff Mckagan
Dos “antigos” músicos Gunners, Duff foi o mais ligado a Axl Rose. Mesmo depois que ele se retirou, Mckagan continuou como seu baixista mais constante, trabalhando em material novo, enquanto tocava projetos paralelos. Atualmente, Duff Mckagan segue com o seu quarteto Loaded, baseado em Seattle. No ano passado Axl Rose e Duff, relembraram os velhos tempos, onde o baixista participou do show em Londres e possivelmente, restaurou laços de amizade.
Steven Adler
O baterista que foi despedido em 1990, por não conseguir ficar longe das drogas. Anos depois, Adler processou o Guns N’ Roses culpando a banda por ele ter-se tornado dependente. Disse também ter perdido a motivação depois de ter tocado com os Rolling Stones em Outubro de 1989.
Kim Foley
Compositor, cantor, empresário, figura folclórica de Los Angeles e do mundo do entretenimento. Por mero acaso Foley não se tornou o primeiro empresário do grupo. Amigo de Axl, deu apoio logístico à banda.
Gilby Clarke
Foi o substituto de Stradlin, Clarke foi despedido em 1994. “Um dia, os cheques pararam de chegar”. Ele conta: “Não houve nenhuma explicação ou comunicação, eles simplesmente pararam de me pagar. Isso me valeu como sugestão de que eu estava fora”. Por curiosidade, Axl Rose colocou no encarte do “Live Era”, Gilby Clarke como músico adicional.
Tommy Stinson
Simplesmente um dos membros mais geniais da história da banda, onde contribuiu em grande parte para que o “Chinese Democracy”, fosse lançado.
Paul Huge
Amigo de infância de Axl, Huge esteve presente em grande parte das gravações. Espécie de o grande maestro de “Chinese Democracy”, foi cogitado para ser o novo guitarrista, houve resistência por parte de Stinson, pois Huge jamais saiu em turnê. No fim, realizou alguns shows do Guns N’ Roses no ano de 2001 e foi substituído por Richard Fortus.
Robin Finck
Descoberto pelo baterista Matt Sorum tocando no Cirque Du Soleil. Matt recomendou que Axl fosse olhá-lo para dizer: “Este é o nosso guitarrista. Quero que ele seja o solista”. Isto quando o Slash ainda estava na banda. Robin Finck também contribuiu para o “Chinese Democracy” e cortou seus vínculos com a banda no ano de 2008, retornando ao Nine Inch Nails.
Lebeis
Para Axl Rose, foi uma das coisas mais maravilhosas que aconteceu em sua vida, ter o apoio de uma família maravilhosa, que ajudou muito Axl Rose a se reerguer no seu tempo de reclusão.
Dizzy Reed
Tecladista que foi incorporado ao grupo quando o Guns N’ Roses buscou modernizar o ser som. Reed começou a tocar na banda pouco antes de se iniciarem as gravações de Use Your Illusion. Nos tempos de hoje, Dizzy Reed é um dos membros mais queridos pelos fãs, por conta de ter feito parte da época de ouro da banda.
Joseph Brooks
DJ influente em Los Angeles nos anos formativos do Guns N’ Roses. Dono da loja de discos Vinyl Fetish onde se reuniam artistas, empresários e pessoas ligadas ao mundo da música. Indicou o Guns N’ Ross a Tom Zutaut da Geffen Records.
Collen Combs
Primeira secretária pessoal de Axl Rose. Segundo Collen, Izzy Stradlin tinha mania de beber os restos de todos os copos antes de sair da mesa.
Erin Everly
Descendente de outra lenda do rock, The Everly Brothers, Erin casou-se com Axl Rose em 28 de Abril de 1990. O casamento foi anulado em Janeiro de 1991.
Tom Zutaut
Executivo da Geffen que contratou o Guns N’ Roses para o selo. Lembrando da ocasião: “O show começou e depois de duas músicas, saí. Era o que bastava para ver que eles seriam a maior banda de rock do mundo”.
Stephanie Seymour
Modelo por quem Axl Rose ficou imediatamente apaixonado ao conhecê-la em 1990 durante as filmagens do clipe de “November Rain”. Paixão correspondida, Stephanie trocou o ator Warren Beatty por Axl Rose. Collen Combs conta que Axl Rose lhe confidenciou, na época: “Fui atropelado por um caminhão, e a placa dele dizia Seymour”.
Dylan Seymour
Filho de Stephanie, Axl o tratava como se fosse o filho que nunca teve. Após o rompimento com o cantor, Stephanie proibiu seu filho de ver Axl, o que causou um dano emocional muito grande a ele .
Michelle Young
Colega de ginásio de Slash e Steven Adler. Foi a musa inspiradora da canção “My Michelle”. Acompanhou o Guns N’ Roses desde o começo.
Shanon Hoon
Amigo de Axl Rose, Shanon faz o dueto em Don’t Cry com o ruivão. Shanon ficou famoso com sua banda Blind Melon na metade dos anos 90. Faleceu em 1996 por asfixia.
Doug Goldstein
Empresário do Guns N’ Roses. Goldstein teve o seu primeiro contato com o grupo 1989, quando conheceu Axl Rose e o resto da banda, durante o concerto junto com os Rolling Stones. Doug iniciou suas atividades na banda em 1991. No ano de 2001 o empresário teve que administrar toda a primeira “Chinese Democracy Tour”. Em 2004 Doug Goldstein encerrou suas atividades no Guns N’ Roses.
Vicky Hamilton
A primeira pessoa a vender shows do Guns N’ Roses, em 1985.
Michael Barbiero
Engenheiro de som de em “Appetite For Destruction”, na faixa “Rocket Queen”, ficou constrangido em gravar sons sexuais que Axl desejava para acrescentar à música, daí o trabalho ter sido feito por seu assistente Vic Deglio, conforme está creditado no encarte: “Vic deglio, fucking assistent engineer”.
Mike Clink
Produtor dos álbuns: “Appetite For Destruction”, “Lies”, “Use Your Illusion” e “The Spaghetti Incident?”.
Buckethead
Um dos guitarristas mais virtuosos, que já surgiu no Guns N’ Roses. Contribuiu na maioria das composições na parte da guitarra e letra de “Chinese Democracy”, entre elas estão faixas como: “Shackler’s Revenge”, “Scraped” e “Sorry”. Declaração de Axl Rose sobre Buckethead: “Uma máscara veneziana e um pote vazio de frango empanado na cabeça, não me impressiona quanto ouvi-lo tocar”.
Brain Mantia
Foi responsável por retomar o trabalho deixado pelo Josh Freese, em “Chinese Democracy”. E por ter contribuído em grande parte das faixas do álbum. Ajudou também, a compor as letras das faixas “Sorry” e “Shackler’s Revenge”.
Chris Pittman
É um nome sempre citado quando se trata dessa nova fase do Guns N’ Roses, estando na banda desde 2000. Pouco se sabe sobre ele. Além da função de segundo tecladista, ele cuida da programação e dos efeitos que aparecem na maioria das músicas de “Chinese Democracy” e ainda participa dos backing vocais. Chris Pittman também foi responsável pela produção do disco.
Ron “Bumblefoot” Thal
Recomendado pelo guitarrista Joe Satriani para Axl Rose, que na época estava procurando um guitarrista, para ocupar o lugar de Buckethead. Bumblefoot quando iniciou sua jornada no Guns N’ Roses, não parecia que iria conquistar os fãs com a sua simpátia e com um grande talento. Atualmente Ron Thal, é um dos integrantes mais incríveis desta formação. Quando iniciou seu trabalho em 2006, teve que fazer tudo que foi deixado pelo Buckethead, em estúdio Bumblefoot contribuiu como guitarra base, mais ao vivo o guitarrista executa todas as composições feitas pelo Buckethead. Deixou a banda em 2014 para dedicar-se inteiramente a sua carreira solo.
Richard Fortus
Sem dúvidas um dos guitarristas com a melhor presença de palco, que deixa os fãs impressionados com suas pancadas na guitarra, seus giros e a grande energia que mostra ao vivo. Fortus foi responsável pela continuidade do trabalho deixado por Paul Tobias em “Chinese Democracy” e executa, todas as bases das músicas do Guns N’ Roses.
Sebastian Bach
Umas das personalidades mais importantes na vida de Axl Rose, onde os dois cultivam uma amizade que iniciou nos anos 80. A amizade entre Baz e Axl Rose, vai muito além do que se possa imaginar, por coincidência um ajudou o outro para se reerguerem em suas carreiras musicais.
Josh Freese
O excelente baterista Josh tocou com o Guns N’ Roses no período de 1997 até 1999, quando saiu do Guns N’ Roses para ingressar na banda A Perfect Circle. Ele foi responsável pela indicação de seu substituto, o Brain Mantia e do guitarrista Buckethead. Na seção de agradecimentos do álbum “Mer do Norms” do A Perfect Circle. Freese faz agradecimento ao Axl Rose.
Del James
Além de ser um dos melhores amigos de Axl Rose. Del James ajudou na realização do álbum “Live Era” e seu livro “Without You” inspirou os vídeos de “November Rain”, “Don’t Cry” e “Estranged”. Atualmente, Del James é responsável pelo gerenciamento de turnês da banda.
Frank Ferrer
Foi responsável por finalizar o trabalho deixado por Brain Mantia em “Chinese Democracy”. No ano de 2007, Ferrer assumiu as baquetas do Guns N’ Roses e permanece até os dias de hoje na banda.
Daren Jay Ashba
Guitarrista compôs algumas músicas para com o Guns N’ Roses, tais como The Ballad Of Death e Mi Amor, e se desligou da banda em 2015, quando anunciou que se dedicaria inteiramente a sua outra banda, Sixx: A.M.