COVERS INCLUÍDOS EM APRESENTAÇÕES SOLO OU EM PERFORMACES “ONE-OFF” PELA BANDA:
– You Gotta Move (Rolling Stones)
– Sway (Rolling Stones)
– Sossego (Tim Maia)
– Sailing (Rod Stewart)
– Back in the U.S.S.R. (The Beatles)
– Beautiful (Christina Aguilera)
– Angie (Rolling Stones)
– Ziggy Stardust (David Bowie)
– My Generation (The Who)
– Whole Lotta Rosie (AC/DC)
– Sonic Reducer (The Dead Boys)
– Another Brick in the Wall (Pink Floyd)
TURNÊ EUROPÉIA 2001:
Com o objetivo de promover seu sexto álbum de estúdio, que ainda sonhava em ver a luz do dia, o Guns agendou uma série de shows, dando início à turnê européia. A turnê, inicialmente, era para começar e terminar em junho, porém muitas datas tiveram de ser reagendadas para dezembro, devido ao estado de saúde do guitarrista Buckethead, na época. No final das contas, todos os shows reagendados foram cancelados.
O primeiro show de aquecimento para a turnê européia foi anunciado em dezembro de 2000, uma apresentação em comemoração ao Ano Novo, no House of Blues, em Las Vegas. Surgiram, também, rumores de que o tão aguardado Chinese Democracy seria lançado em junho de 2001, devido ao início da turnê promocional do álbum. O Guns – então composto por Axl, os guitarristas Buckethead, Robin Finck e Paul Tobias (que entrou em 1994 para substituir Gilby Clarke), o baixista Tommy Stinson, o baterista Brain e os tecladistas Dizzy Reed (ainda na banda, desde que entrou em 1990) e Chris Pitman (que entrou entre 1998 e 2000) – realizou seu primeiro show em sete anos fora dos palcos, “um retorno triunfal” elogiou a revista “Rolling Stone”. A banda tocou algumas músicas novas, incluindo ‘Oh My God’ (lançada como single em 1999), ‘Riad N’ The Bedouins’, ‘Chinese Democracy’, ‘The Blues'(Street of Dreams) e ‘Silkworms’ (cortada do novo álbum), incluindo as clássicas, como ‘Welcome to the Jungle’, ‘Paradise City’, ‘November Rain’ e ‘You Could Be Mine’. O show em Las Vegas foi seguido, duas semanas depois, pelo “Rock in Rio 3” no Rio de Janeiro, Brasil, que apresentou um repertório semelhante ao anterior, porém, incluindo a inédita ‘Madagascar’. A “MTV” elogiou o desempenho da banda como “O clímax da terceira noite […] do festival”, resumindo este, como “um espetáculo excitante”.
CANCELAMENTO
O Guns daria início à turnê européia no dia 1º de junho, no Festival alemão “Rock am Ring”, mas anunciou em maio que toda a turnê seria cancelada, segundo a agência européia, o motivo do cancelamento foi o estado de saúde do guitarrista Buckethead. Com o planejamento da remarcação das datas canceladas, foi anunciado que muitos destes shows seriam realizados no final do ano. Em 08 de novembro, a turnê foi definitivamente cancelada tendo como argumento o estado de saúde de Buckethead que não havia melhorado, o que, também, acabou atrasando a finalização do novo álbum. O, então empresário da banda, Doug Goldstein, pediu desculpas aos fãs pelo transtorno da turnê admitindo que foi uma decisão infeliz, com a seguinte declaração:
“ Após a euforia do [participação da banda no] Rock in Rio [show], eu puxei a arma e organizei uma turnê européia, como o nosso plano era ter o novo álbum ainda este ano. Infelizmente, o problema de saúde do Buckethead não só parou a turnê, como também diminuiu o nosso progresso no “Chinese Democracy”. Eu lamento desapontar os fãs, mas posso lhes assegurar que esta não era a vontade do Axl, nem é ‘Outra página do Howard Hughes do rock “, como a mídia, sem dúvidas, descreveria. Eu fiz um plano e, infelizmente, não deu certo.”
Apesar do cancelamento da turnê, o Guns incluiu na sua agenda de 2001 mais duas apresentaçõs, ambas no The Joint, Hard Rock Hotel and Casino, em Las Vegas, nos dias 29 e 31 de dezembro, com os repertórios semelhantes aos dos shows executados em janeiro.