O guitarrista do Guns N’ Roses, Ron “Bumblefoot” Thal falou com o Vorterix da Argentina, antes da sua apresentação no dia 24 de novembro, no The Roxy Palermo, em Buenos Aires. Alguns trechos da conversa seguem abaixo (transcritos pelo BLABBERMOUTH.NET).
Sobre a sua carreira solo:
Bumblefoot: “Antes do Guns, eu estava em turnê o tempo todo, fazendo minhas coisas, lançando meus próprios álbuns, fazendo todos os tipos de coisas. E então quando o Guns começa a se ocupar com toda uma turnê, isso lentamente… havia muitos conflitos com a programação e tudo mais que eu fiz na minha vida lentamente, foi deixado de lado, até que chegou um ponto que eu não estava fazendo mais nada em relação a ela e, no segundo semestre deste ano, o Guns meio que hibernou — como às vezes acontece — e eu fiquei, tipo, ‘Sabe? Eu tenho que voltar. Eu tenho que começar a fazer as minhas coisas de novo’. E eu comecei a fazer um monte de master classes e apresentações por todo o mundo, tocando com músicos locais e fazendo shows. E isso é o que me traz aqui esta noite.”
Sobre os planos futuros do Guns N’ Roses:
Bumblefoot : “O futuro é completamente imprevisível, todos sabem disso. Só está querendo dizer, ‘Bem, que direção o tornado vai virar? Pode ser qualquer coisa. Tenho certeza que 2014… Na verdade, eu não deveria dizer ‘certeza’ porque é imprevisível. Posso assumir, mas quando assumimos, devemos fazer uma… Provavelmente haverá alguns shows no futuro, e espero que haverá algumas gravações concluídas no futuro. Eu gostaria de ver a banda escrever como uma banda desde o início e lançar alguma música. Tenho dito há anos que não deveríamos nem lançar um álbum completo porque é demasiado grande para isso. É demais — demora muito tempo, muito de um investimento de vida que não existe. Não nesses dias e nessa idade,e não onde as coisas estão com a banda. Seríamos melhores fazendo uma canção de cada vez e lançando-a. O que sempre quis fazer foi, antes de cada vez que saíssemos em turnê, nos juntássemos por uma semana no estúdio, escrevêssemos uma música e terminássemos custe o que custar, nós acabaríamos e tocarianos ela na turnê, na rádio. Cada vez que fossemos sair e tocar, teríamos uma música nova que havíamos feito com banda atual. Yeah, se eu fosse o mestre do universo, é isso o que teria acontecido. Quero dizer, você está lidando com outras sete pessoas e todos têm que estar a bordo e toda gente tem que concordar com uma estratégia. E tem que coincidir com quaisquer acordos de negócios existentes, ou pré-existentes que estão lá também. Quero dizer, é complicado.”
Sobre o líder do Guns N’ Roses, Axl Rose:
Bumblefoot : “Acho que eu tenho sido uma dor de cabeça muito maior para o Axl do que ele tem sido para mim. Isso é certo.
“Eu sou muito sincero e honesto, quando eu provavelmente não deveria ser. Tipo, como quando você não deve dizer nada e ficar quieto, em vez de ficar em silêncio eu vou [dizer alguma coisa] normalmente na rádio. E ele vai receber uns cem e-mails sobre o assunto. Ou, provavelmente, apenas ouvir dos outros.
“Eu acho que de certa forma, de uma forma estranha, provavelmente ele gosta que eu seja um pé no saco. Porque mesmo no início, quando tivemos uma grande discussão da gerencia, antes de entrar para a banda, eu me lembro de sair com ele e ele gostar do fato de que eu ter encontrado à sua equipe de advogados que o manager havia mandado atrás de mim para tentar me derrubar, e eu balancei a todos. E eu lembro que ele me disse, estávamos saindo uma vez, ele estava,
tipo, ‘Suas bolas, quando tocam, elas fazem, ‘Clang.'”
“Mas ele sabe que ele vai ficar comigo. Eu não vou dar uma aprovação falsa e ser desonesto. Se ele me perguntar algo, eu vou dizer a ele [o que eu acho]. E ele é um ser humano. Ele é como todos os outros.
“Você só quer a verdade. Ninguém quer jogos ou qualquer coisa assim. Você prefere ter más notícias honestas do que do que ser enforcado com as coisas que não são verdadeiras. E isso é uma coisa sobre ele… Ele é um ser humano. Eu o conheço como pessoa. Eu sei quais são meus defeitos, eu sei quais são seus defeitos, eu sei quais são todos os defeitos. E somos todos humanos.”
Sobre a canção “Going Down” que vazou recentemente e que tem Tommy Stinson nos vocais:
Bumblefoot: “Sim, estou ciente de que algumas coisas vazaram.
“Sabe, Aqui está o problema. E é por isso que eu digo que eu também sou o maior pé no saco do Axl, porque quando se trata de algo assim, que vaza, é uma atividade ilegal que poderia, dependendo, levar a [questões] legais, em que qualquer coisa que eu diga possa ser usada contra [nós]. Então quando há algum vazamento, é muito importante não dizer nada, pois poderia afetar questões legais, e é melhor não falar sobre isso. Mas falo…
“Aqui está a coisa: antes do ‘Chinese Democracy’ ser lançado, que, como sabermos, fez ontem exatamente cinco anos, comecei a trabalhar em um álbum acústico chamado ‘Barefoot’ que acabei lançando no mês seguinte, após o ‘Chinese’ ser lançado. Então, eu tenho um pequeno EP acústico chamado ‘Barefoot’. Havia uma canção adicional que eu gravei nesse álbum, juntamente com todo o resto, onde praticamente no álbum, teve apenas duas faixas de guitarra, talvez um pouco de baixo no fundo e vocais, era muito cru – apenas violão, guitarra acústica e vocal. Eu fiz tudo sozinho. Enquanto eu estava com ele, eu meio que gravei uma música extra. Pelo que eu entendo… sim … Então, de qualquer maneira, se você ouvir o álbum ‘Barefoot’, você pode notar uma semelhança no tom, no jeito de tocar, e tudo nas outras canções acústicas que escaparam… Yeah. Mas eu não sei nada de nada.”
Sobre se ele se dá bem com os ex-membros do Guns N’ Roses:
Bumblefoot: “Guns N’ Roses é como uma vida que tem capítulos diferentes. E há pessoas diferentes nesses capítulos e eu estou em um dos capítulos e os [outros] caras estavam em um capítulo e fazemos parte do grande livro, somos todos parte do grande livro do Guns. E isso é legal. Estou em contato com um monte de caras e outras coisas, e todo mundo é legal um com o outro. Realmente, os que eu chego e mando um e-mail para dizer ‘oi’ são Duff [McKagan] e Gilby [Clarke].
“Eu acho que as pessoas querem que sejamos esses super-heróis e vilões do bem contra o mal e esses personagens de luta livre de bons e maus, mas todos nós somos músicos. E isso não é a coisa que nos separa, é a coisa que temos em comum. É, como, nós todos tocamos na mesma banda. E às vezes ao mesmo tempo. Às vezes Izzy [Stradlin] se junta conosco no palco, às vezes o Duff. É muito bom. Depois, todos nós vamos jantar. E de vez em quando, as nossas mulheres estão
conversando e outras coisas. E é tudo de bom. Todo mundo é legal.”
Se ele está em contato com Slash:
Bumblefoot: “Esse eu evito. Simplesmente porque há uma relação tão acalorada entre Axl e Slash. Eu não quero que o Axl se sinta traído, se eu… Eu acho que o incomodaria se… [Slash e eu] temos vários amigos em comum, embora.
“[Slash e eu] quase estivemos em uma situação em que poderíamos estar juntos no mesmo palco em Las Vegas em julho. Eu estava tocando com o baixista do Pantera, Rex Brown e Brian Tichy na bateria, que tinha tocado com o Slash, e estávamos fazendo vários covers do Kiss em Vegas, só se divertindo. E foi na mesma noite que Slash estava fazendo seu último show e ele estava em Las Vegas. Yeah, estávamos tocando não tão longe de lá, e havia rumores de que ele ia vir e tocar no palco. E eu fiquei, tipo, ‘Hmmm…’
“Porque, para mim, não tenho problemas com ninguém… Embora tenha alguns problemas com o Sr. Adler. Porque ele tende a dizer algumas coisas desagradáveis sobre a banda atual e então eu digo algumas coisas de volta e então ele pede desculpas, e nós ficamos de boa, e eu falo com ele, e então ele diz de novo, ele diz algo ruim novamente. Steven, pare com isso! Mas até ele, se eu o ver, daria um grande abraço. Iria dizer que ele é pé no saco… e então daria um abraço.
“Mas havia uma conversa naquela noite, havia várias mensagens de texto indo e vindo entre o Slash e os caras com quem eu estava fazendo as coisas do KISS sobre ele vir e se juntar com a gente no palco para uma canção. E eu sou, tipo, eu não quero ser rude e cair fora, por que isso seria, como, um insulto. Se ele ficasse no palco, tipo, ‘tudo bem, você toca’, e eu estou saindo. Mas, então, se eu tocasse com ele, é, como, que não é legal para o Axl, porque eu sei como ele se sentiria de verdade… Então eu estava, tipo, “Ahhh… o que fazer.’ Então apenas deixei rolar as mensagens e fiquei sentindo o que os caras decidiriam. Eles descobriram que [Slash] tinha que pegar um voo para a Europa na manhã seguinte, então ele não iria vir no último minuto, isso não ia acontecer.
“Quero dizer, eu não estava tão preocupado com isso, porque eu sou como, ‘Sabe, o que vai acontecer vai acontecer.’ Você só tem que confiar no seu instinto. E honestamente, não importa, o mundo não vai desmoronar. É um bando de músicos tocando e se divertindo. Em última análise, é só isso.”
Retirado de: Blabbermouth
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube
8 comentários
o q tem entre axl e slash esta somente entre eles nao a nada a ver com o fato de de Bumblefoot tocar com slash… nao seria traiçao e sim um aprendizado com todos ao redor do Guns N roses.
A cada entrevista com Ron Thal, que eu leio, Fico mais impressionada com ele!
Grande profissional, grande homem. E acima de tudo, se demonstra um grande amigo. Um ser humano FANTÁSTICO!!!
Imaginem o qe poderia sair com os 2 tocando juntos *-*
as vezes, o bumble tem até vontade de tocar com Slash… qe esta sempre lançando coisa nova…
ficar ao lado do Axl só atrapalha sua carreira.. isso é fato!
Concordo com Bumblefoot quando ele diz que ROSE prefere ter más notícias honestas do que do que ser enforcado com as coisas que não são verdadeiras. E isso é uma coisa sobre ele… Ele é um ser humano.
Quanto a questão de Slash e Bumblefoot estarem juntos no mesmo palco eu entendo a posição dele em se sentir desconfortável por causa de ROSE! Bumblefoot foi diplomático mas nós fãs sabemos que Slash é uma cobra e poderia depois até fazer algum comentário desastroso ou jogar veneno sobre o encontro! AXL ROSE iria ficar extremamente incomodado!
slash é um ex guitarrista e .
Ta Serto
Gostei do modo com que ron tem respeito pelo Axl, mais ele tem que seguir sua carreira. Continuar com sua carreira solo. Já que Axl adia lançamento de um novo album.
Admirável a honestidade do Bumble, eu já curtia ele, agora então, depois dessa demonstração de sinceridade e amizade pelo Axl, passei a admirá-lo ainda mais, demonstrou nobres sentimentos.