Uma das músicas mais populares do Guns N’ Roses é um cover de “Knockin’ on Heaven’s Door”, originalmente de Bob Dylan. A banda incorporou a canção em seu repertório ainda na década de 80 e, posteriormente, incluiu uma versão de estúdio na trilha sonora do filme “Dias de Trovão” (1990) e no álbum “Use Your Illusion II” (1991). Mas por que escolheram tal música?
De acordo com a biografia não autorizada “Watch You Bleed: The Saga of Guns N’ Roses” (via Loudwire), lançada pelo jornalista Stephen Davis em 2008, Axl Rose ficou com “Knockin’ on Heaven’s Door” na cabeça após uma experiência de quase morte.
Na ocasião, em junho de 1987, o vocalista brigou com um policial do lado de fora da casa noturna Cathouse, em Los Angeles. Devido à gravidade do conflito, ele precisou ir para o hospital, onde permaneceu por alguns dias, sem lembrar direito do ocorrido, como explicou:
“Dois dias depois, acordei numa cama com alguns fios presos em mim.”
Toda a situação fez com que o artista tivesse vontade de cantar a faixa – cuja letra fala exatamente sobre chegar perto de experienciar a morte – junto do Guns. No início, o guitarrista Slash ficou relutante com a ideia, já que muitos outros artistas tinham regravado a canção. Ele comenta:
“[A música] ficou na cabeça de Axl e na minha também. Mas eu nunca quis tocá-la com a banda, porque eu achava que muitas pessoas já tinham feito covers dela. Porém uma noite, Axl veio até o lugar onde eu estava hospedado e disse: ‘vamos fazer isso’.”