Nesta quarta-feira (20), o aclamado álbum de estreia do Guns N’ Roses, Appetite for Destruction (1987), entrou para o Hall da Fama do Grammy junto com outras dez gravações clássicas.
A novidade funciona quase como uma reparação histórica: o Guns fazia parte de um grupo de injustiçados do Grammy, tendo sido esnobado durante toda sua carreira pela premiação. Appetite, aliás, não chegou nem a ser indicado e só recebe o devido reconhecimento quase 40 anos após seu lançamento.
Todos os materiais selecionados nesta leva foram lançados há pelo menos 25 anos e serão homenageados em uma cerimônia do Hall da Fama do Grammy, com show especial programado para o dia 21 de Maio no The NOVO Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Além do primeiro disco do Guns, a lista traz 3 Feet High and Rising, álbum de 1989 do De La Soul; o trabalho autointitulado de 1997 do Buena Vista Social Club e o disco The Miseducation of Lauryn Hill, de Lauryn Hill.
Completam a seleção uma série de singles: “What a Fool Believes”, do The Doobie Brothers (1978); “You Don’t Miss Your Water”, de William Bell (1961); “I Feel Love”, de Donna Summer (1997); “Kiss an Angel Good Mornin’”, de Charley Pride (1971); “Let’s Have a Party”, de Wanda Jackson (1960) e “Ory’s Creole Trombone”, da Kid Ory’s Creole Orchestra (1922).
Michael Sticka, presidente/CEO do Museu do Grammy, falou sobre a seleção:
Os artistas, compositores, produtores e engenheiros que compuseram as gravações deste ano são um reflexo do talento e do trabalho árduo que envolve a criação de músicas tão seminais.
Finalmente a justiça foi feita, né?
Retirado de Tenho Mais Discos Que Amigos