O guitarrista Gilby Clarke, que fez parte da banda de Hard Rock Guns N’ Roses durante a década de 1990, concedeu entrevista ao programa “Wired In The Empire”, veiculado pela rádio 96.7 KCAL-FM. Gilby falou, entre outros assuntos, sobre a turnê que Guns N’ Roses e Metallica fizeram juntos em 1992.
“Olha, nós nos divertimos muito. Lars [Ulrich, baterista do Metallica] saiu conosco todos os dias daquela turnê; ele realmente era como um de nós. Todos os dias que saímos juntos, festejamos depois do show (…). Nos demos muito bem”, afirmou Gilby, em transcrição publicada pelo site Blabbermouth.
Elogios ao profissionalismo de Lars e sua turma
Em outro ponto da conversa, Gilby elogiou o profissionalismo do Metallica.
“Eu vi o Metallica no início da carreira, e então eu não os tinha visto até eles explodirem. Então, eu realmente admirei o profissionalismo deles e realmente adorei a maneira como eles sempre foram uma unidade central. Eles jantavam juntos; é como se eles fizessem coisas [juntos]. Eu realmente gostei dessa parte deles. E no que diz respeito ao som, quero dizer, eles eram enormes. Eles ainda são enormes. O som deles era tão grande, era tão forte e tão Metallica.”
O melhor riff de todos os tempos é do Metallica, na opinião de Gilby
Ao ser questionado qual sua música preferida do Metallica, Gilby citou um dos maiores hits do grupo, a colossal “Enter Sandman”.
“É uma coisa padrão, mas ‘Enter Sandman’ ainda é minha música favorita. Quer dizer, olha, eu não sou realmente um cara do metal – eu cresci ouvindo The Clash e coisas assim – mas eu sempre adorei essa música porque tinha um pouco mais de melodia e outras coisas, e aquele riff é simplesmente o melhor riff de todos os tempos”, pontuou o guitarrista.
“Enter Sandman” é a faixa de abertura de “Metallica” (“Black Album”), quinto disco de estúdio da banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich, lançado em agosto de 1991. O seu riff inicial foi criado pelo guitarrista Kirk Hammett, que se inspirou em um disco do Soundgarden para escrever o riff em questão.