Matéria da Loudwire aponta que o “Chinese Democracy”, do Guns N’ Roses, foi um dos álbuns mais discutidos dos anos 2000 e sua longa espera se tornou uma lenda dos memes, mas passados tantos anos, teria chegado a hora em que deveríamos analisar o álbum sob um olhar diferente?
E uma pessoa que parece pensar assim é M. Shadows, vocalista do Avenged Sevenfold, que postou no twitter: “Como sociedade, estamos finalmente prontos para admitir que ‘Chinese Democracy’ do @gunsnroses é um ótimo álbum?”
O álbum enfrentou muitas críticas após seu lançamento, considerando que Axl Rose era o único membro remanescente dos anos áureos da banda e apenas o tecladista Dizzy Reed permaneceu com Rose desde o sucesso dos anos 90. Os membros da banda iam e vinham, com a gravação no disco sendo feita de 1998 até 2007, antes de ser finalmente lançado em novembro de 2008.
Embora Shadows não explique por que ele acha que “Chinese Democracy” é um ótimo álbum, este parece ser um sentimento compartilhado por alguns de seus seguidores no Twitter. Um deles até sugeriu que o Avenged fizesse um cover do GN’R, enquanto outro disse que Shadows, ao mostrar seu apoio, pode levar seus fãs a dar outra chance ao álbum. E houve um fã que apontou o benefício educacional de ouvir o álbum, comentando: “Eu aprendi sobre a repressão ao Falun Gong na faixa-título… obrigado @axlrose por me ensinar história”.
Falun Gong ou Falun Dafa (“Prática da Roda da Lei” – em tradução literal do mandarim) é uma prática espiritual chinesa que combina meditação e exercícios de qigong com uma filosofia moral centrada nos princípios da verdade, compaixão e tolerância, e que foi suprimida pelo Partido Comunista Chinês a partir de 1999.