No longínquo 1990, Axl Rose, icônico vocalista da banda Guns N’ Roses, foi entrevistado por Kurt Loder, da MTV norte-americana. Durante o bate-papo, que voltou a circular pela Internet 30 anos depois, o frontman do Guns, que na época estava na crista da onda, falou sobre o rap, gênero musical que vivia um bom momento.
O entrevistador mencionou que algumas semanas antes, havia falado com Chuck D, um dos integrantes da banda Public Enemy. Chuck afirmou que estava ouvindo Guns N’ Roses, o que causou certa estranheza por parte de Kurt, uma vez que para ele, não parecia algo normal um astro do rap ser fã de uma banda de rock.
Ao ouvir a fala de Kurt, Axl fez comentários sobre o rap e o Public Enemy. “Eu ouço Public Enemy o tempo todo. Eu escuto Public Enemy, Ice-T, NWA e Ghetto Boys”, afirmou o vocalista, que foi questionado pelo entrevistador se por acaso, se enxergava como um possível bom rapper. “Eu não sou bom em fazer rap. Eu apenas escuto bastante. Eu gosto [de rap] porque me mantém acordado e ciente do que está acontecendo.”
Axl também deixou claro que na época, estava mais interessado no rap do que no rock and roll/metal, ao menos no que se refere aos programas produzidos pela MTV. “Eu assisto ‘Yo MTV Raps’ mais do que assisto ‘Headbanger’s Ball’… Algumas coisas [do ‘Headbanger’s Ball’] são boas. E algumas coisas são, sei lá… Eu olho e penso ‘Sim, eu já estive ali há cinco ou seis anos. Quero seguir em frente’”.
Por fim, o músico explicou a razão pela qual gostava (ou gosta…) de ouvir Public Enemy. “Eu escuto mais o Public Enemy por causa das questões sociais que eles trazem em suas canções, coisa e tal”.
Caso você tenha achado o nome Public Enemy familiar, trata-se do grupo que gravou a magnífica “Bring The Noise” em parceria com a banda Anthrax. A parceria agradou muita gente, menos Kerry King, guitarrista do Slayer, como é possível ler na matéria abaixo.