O Guns N’ Roses desfrutou de grande sucesso com os ambiciosos álbuns “Use Your Illusion”, repartidos em dois volumes e lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991. Ao mesmo tempo, os discos mostraram que os integrantes da banda tinham preferências e até mesmo objetivos artísticos diferentes.
O vocalista Axl Rose, em especial, estava mais disposto a trabalhar em produções épicas e gigantescas – partiu dele a ideia de lançar ao mesmo tempo dois álbuns 30 faixas somadas.
O guitarrista Slash, por sua vez, fazia parte do clube que queria continuar fazendo o hard rock mais direto apresentado no álbum de estreia da banda, “Appetite for Destruction” (1987).
Apesar disso, Slash relembrou, em antiga entrevista ao Music Radar, que mergulhou de cabeça no projeto “Use Your Illusion”. No bate-papo, publicado em 2011 para celebrar os 20 anos dos álbuns (que agora estão prestes a chegar a 30 anos), o guitarrista revelou o único aspecto do qual discordava de Axl Rose em todo esse processo: o uso de sintetizadores.
A presença dos synths não era a mesma que nos acostumamos a ouvir na década de 1980. Nada de “tecladinho new wave”. Ainda assim, Slash não curtia a abordagem sintetizada, que tirava os holofotes da guitarra. A reportagem cita como exemplos as trompas de “Live and Let Die” e os arranjos de corda de “November Rain”, todos gerados com sintetizadores.
“Axl e eu estávamos bem na época”, disse Slash, em tom diplomático apontado pelo site. “O único problema com os discos ‘Illusion’ foi a entrada de sintetizadores. Eu discordava dos sintetizadores – e ainda discordo”, completou.
Discos grandiosos, músicas criadas de forma simples
Embora os álbuns “Use Your Illusion” tenham esse tom grandioso – para alguns, até espalhafatoso -, boa parte do material foi composto de forma considerada simples.
Em uma maratona de duas noites em sua casa, Slash reuniu Axl Rose, o baixista Duff McKagan e o também guitarrista Izzy Stradlin para criar uma parte das canções que entrariam no disco.
Dessa sessão, nasceram, de forma parcial ou total, músicas como “The Garden”, “Get in the Ring”, “So Fine” e “Double Talkin’ Jive”.
Esta última foi exaltada por Slash durante a entrevista: “Sempre achei que ‘Double Talkin’ Jive’, de Izzy, tinha uma vibe legal. Peguei para tocar aquela pequena parte de violão flamenco”.
Por outro lado, diversas composições presentes naqueles dois álbuns vieram de anos anteriores, como “Dead Horse”, “Back off Bitch”, “You Could Be Mine”, “Don’t Cry” e “November Rain”, entre outras. Algumas delas chegaram a ser tocadas ao vivo em shows na década de 1980.