O jornalista Dustin Block, do MLive, site de notícias locais de Michigan, nos Estados Unidos, publicou uma lista em que aponta os piores shows de grandes artistas da história do estado, que fica na região norte do território americano. O Guns N’ Roses entrou no fatídico ranking, devido a uma apresentação realizada em 1992.
Mais especificamente, a performance da banda do vocalista Axl Rose ocorreu na cidade de Pontiac, em 21 de julho de 1992. Na época, o grupo promovia os álbuns “Use Your Illusion” (1991) e fazia uma turnê em conjunto com o Metallica.
O texto de Block descreve: “O Guns N ‘Roses era famoso por começar a tocar tarde e por suas bobices questionáveis em seus shows, frequentemente com ingressos esgotados. Eles corresponderam a essa descrição em 1992 durante um show no Silverdome com Metallica e Faith No More (o Nirvana foi chamado para ser a banda de abertura, mas sabiamente recusou)”.
Em seguida, o jornalista relembra que o Guns atrasou duas horas para começar a apresentação. Quando a performance rolou, um momento em especial chamou atenção: Axl Rose chegou a vomitar durante a música “You Could Be Mine”, tendo que se retirar do palco. A canção teve de ser reiniciada após ele retornar.
“O GN’R levou duas horas para montar seu show pirotécnico depois do Metallica e, então, o vocalista Axl Rose vomitou durante ‘You Could Be Mine’ e saiu do palco Silverdome. Foi o primeiro sinal do início de uma turnê desastrosa”, declarou Dustin Block.
O colunista faz referência aos eventos posteriores dessa turnê, especialmente a um show em Montreal, no Canadá, semanas depois. Na apresentação, o vocalista e guitarrista do Metallica, James Hetfield, sofreu graves queimaduras devido à pirotecnia, tendo que, obviamente, encerrar a performance antes do combinado. O Guns N’ Roses também abandonou o palco no meio de seu repertório naquela ocasião, o que provocou uma confusão generalizada.
Ao que tudo indica, o show em Pontiac onde Axl Rose vomita no palco chegou a ser filmado, pois o artigo do MLive indica uma publicação no YouTube que retrataria todo o repertório tocado pelo Guns N’ Roses naquela ocasião. Entretanto, não há mais registros da apresentação na famosa plataforma de vídeos.
A lista do MLive também traz shows de The Doors, Jessica Simpson, Blanche, Oasis, Marilyn Manson, Rick Ross e Morrissey entre os piores da história do estado de Michigan.
Turnê problemática de Guns N’ Roses e Metallica
Jon Wiederhorn, do site especializado Loudwire, apontou problemas na turnê conjunta de Guns N’ Roses e Metallica como um todo. “O Metallica estava usando mais pirotecnia no palco do que uma queima de fogos de artifício de 4 de julho (Dia da Independência dos EUA). O Guns N ‘Roses ficava contente em levar duas horas para preparar seu palco depois que o Metallica terminava o show. No entanto, na época, ambos os grupos sentiam que não seriam capazes de errar”.
A tour foi iniciada em maio de 1992, com um show em Los Angeles, onde rolaram diversos problemas no sistema de som. Os mesmos transtornos técnicos ocorreram nas apresentações seguintes.
Além do grave incidente com Hetfield e do tumulto ocorridos em Montreal, a turnê também teve shows remarcados devido a problemas nas cordas vocais de Axl Rose. O Faith No More foi dispensado no meio do giro de apresentações, devido a uma série de discordâncias internas que nunca foram esclarecidas, e substituído pelo Body Count.
O Metallica acabou saindo da tour com os bolsos cheios, mas o Guns N’ Roses faturou apenas 20% do esperado. Boa parte da grana obtida com a sequência de shows foi gasta em pagamentos de multas a contratantes devido aos atrasos, além de festas extravagantes e temáticas dadas por Axl Rose na estrada.