Em tantos anos de carreira, nenhuma outra turnê do Guns N’ Roses se destacou tanto quanto Use Your Illusion Tour, ocorrida há 30 anos em países da América do Norte, Europa e América do Sul, Ásia e Oceania. Como o Ultimate Classic Rock relembrou, o grupo se tornou, em 1991, a maior banda de rock do mundo por conta do sucesso dos discos Appetite for Destruction (1987) e GN’R Lies(1988).
Na turnê, o grupo conseguiu provar o valor como superestrelas responsáveis por lotar estádios e arenas. Após um ano fora da estrada, fizeram um show icônico no Rock in Rio II em janeiro de 1991, estreando músicas de discos não lançados. Além disso, dois integrantes estrearam na banda: Matt Sorum (bateria) e Dizzy Reed (teclado).
Os músicos estadunidenses mantiveram a turnê por mais de dois anos, com 194 shows em 27 países – isso tornou Use Your Illusion Tour uma das mais longas da história do rock. Para celebrar os 30 anos, veja, abaixo, cinco momentos insanos dos shows do Guns N’ Roses nessa época.
Rock in Rio II (20 ao 23 de janeiro de 1991)
Segundo UCR, o grupo revelou mais de meia dúzia de novas canções, provando como alcançou o status de atração principal – e preparou terreno para a selvagem Use Your Illusion Tour, iniciada quatro meses depois.
Axl Rose quebra pé em Nova York (16 de maio de 1991)
Durante o terceiro e último show da banda no Ritz em Nova York, Axl Rose deu um salto durante “You Could Be Mine” e quebrou o pé quando chegou ao chão. “Você já ouviu a expressão ‘quebrar uma perna’?”, perguntou à multidão após a música. “Bem, acabei de fazer isso.”
Axl Rose desafia fã para uma luta (13 de junho de 1991)
Em 13 de junho de 1991 na Filadélfia, o show do Guns N’ Roses paralizou quando Axl Rose avistou um fã lutando com Robert John, fotógrafo da banda. “Venha aqui, seu maldito,” Rose desafiou o fã. “Você é um filho da p*** estúpido. Acabou de apanhar, e continua pedindo por mais!” O grupo terminou a apresentação após um segurança expulsar o agressor.
Tumulto em Riverport (2 de julho de 1991)
Para o site, o tumulto em Riverport é o momento mais caótico na história do Guns N’ Roses. Durante o show no Riverport Amphitheatre, Axl Rose viu um fã fotografando a multidão e disse aos seguranças para detê-lo. Ao ver uma lentidão dos guarda-costas, o cantor gritou: “Eu pego ele, droga!” Quando Rose voltou ao palco, afirmou: “Graças aos seguranças idiotas, vou para casa!”
Por conta disso, a multidão começou a destruir o local, resultando em dezenas de feridos e prisões. Além disso, o público causou centenas de milhares de dólares em danos à propriedade. Rose foi acusado de incitar um motim, mas evitou ser preso quando a banda embarcou em uma turnê europeia. Foi autuado um ano depois, mas um juiz o considerou inocente.
Aparição de Brian May (13 de junho de 1992)
Aparentemente, Guns N’ Roses se deu bem com os integrantes do Queen no Freddie Mercury Tribute Concert, porque, menos de dois meses depois, convidaram Brian May para subir no palco durante show no Estádio de Wembley. Os estadunidenses tocaram versões de “We Will Rock You” e “Tie Your Mother Down.” May teve uma performance digna de filme.