A cena do solo de guitarra de Slash no clipe de “November Rain”, do Guns N’ Roses, é icônica por si só. O músico aparece na área externa de uma pequena igreja, no meio do nada, e apresenta seu solo de forma épica.
Em entrevista à “Kerrang!”, o diretor Andy Morahan, que produziu a trilogia de clipes do Guns N’ Roses – completa por “Don’t Cry” e “Estranged” -, revelou como a cena do solo de Slash em “November Rain” foi produzida. O cineasta contou que o processo consistiu, basicamente, em encontrar uma boa localização para aquela passagem e deslocar uma espécie de “casco” de igreja para um lugar isolado.
“Foi difícil de fazer aquilo. Eu queria uma pequena igreja no meio do nada e conseguimos várias locações com pequenas igrejas brancas em lugares como Texas e Arizona, mas nenhuma delas era isolada o suficiente para mim. Acabamos indo a um rancho de filmagens onde fizeram o filme ‘Young Guns’, em Santa Fe, Novo México, e tinham aquele casco de igreja”, afirmou.
A produção precisou “apenas” colocar aquele molde de igreja em uma área realmente isolada e instalar uma pequena cerca em torno dela. “Gravamos o dia todo, cinco ou seis câmeras, para chegar a 30 segundos de filmagem! Foi ridículo, mas é um momento icônico”, comentou.
Andy Morahan revelou, ainda, quem é o cidadão que simplesmente mergulha no bolo na cena em que a esposa do vocalista Axl Rose morre, após o casamento. “Aquele é Riki Rachtman, que fazia um programa na MTV à noite na época. Axl o chamou para ser um convidado do casamento, então, quando estávamos filmando, Riki falou: ‘eu quero mergulhar nesse bolo’. Esperamos até que ninguém precisasse do bolo e, depois, autorizamos”, afirmou.
O diretor descreveu tudo aquilo como sendo “muito Spinal Tap”, porém, segundo ele, “era o padrão da época”. “Bandas grandes de rock se tornaram bandas de estádio e aquele era o fim daquela era particular de bandas de hard rock. Atingiu o auge com aqueles clipes”, disse.