Mesmo com todos os rumores e recentes declarações de Slash, e até supostas alegações de Axl Rose, é provável que o Guns N’ Roses NÃO lance um álbum até 2025.
E por que?
Em 2005, quando a gravadora recusou-se a dar mais dinheiro para o Chinese Democracy, Axl teve de começar a pagar tudo diretamente de seu bolso, incluindo, estúdios, gravações, masterizações, etc.
Como é de se esperar, isso é MUITO caro, e ainda mais para uma banda do nível do Guns N’ Roses e para alguém com o perfeccionismo de seu vocalista.
Axl, então, assinou um contrato de U$$19 milhões com o Sanctuary Group, uma empresa de seu então empresário, Marck Mercuriadis, dando a ele os direitos sobre músicas como “Sweet Child O’ Mine”, “November Rain” e “Paradise City”, e todas as músicas que ele lançasse a partir dali.
Durante 20 anos.
Devemos esquecer totalmente um novo álbum do Guns, ou pelo menos, aguardar ansiosamente até 2025?
Sim e não!
Vamos entrar um pouco mais no ninho das vespas.
Uma “publisher” é uma empresa que coleta os royalties dos artistas, e mantém um pouco para elas mesmas. Guarde essa informação.
A Sanctuary foi vendida em 2007 para o grupo Universal, que a revendeu para a BMG em 2013.
É bem provável que a Universal manteve, e ainda detenha, os direitos do cantor sobre novas músicas.
A Associação Americana de Compositores, Autores e “Publishers” (ASCAP) nos informa que os direitos de Axl sobre as músicas são pagos por sua própria empresa, a “Black Frog Music”, enquanto os outros membros da banda (como Slash, Duff ou Dizzy Reed) recebem pela “Guns N’ Roses Music”. Isso também vale para as músicas do Chinese, onde Axl ainda recebe pela Black Frog, e os outros membros, por outras empresas (como a Done To Death Music, Light Headed, Losingmymind, Zero Intelligence, entre outras.)
Quando Axl vendeu seus direitos para a Sanctuary em 2005, o que ele fez foi “transferir” sua parte da Guns N’ Roses Music, para a Black Frog, que então, virou uma afiliada da Sanctuary.
[…] Rose notificou a ASCAP em 26 de Maio (de 2005) que ele estava mudando da Guns N’ Roses Music para a Black Frog Music (da qual ele é dono) e também para Kobalt Songs Music Publishing […] Fonte
Atualmente, a Black frog é uma subsidiária da Universal, como você pode ver aqui.
Depois de toda essa salada de informações, o que podemos tirar é que o caminho do GN’R para lançar um álbum é muito mais sinuoso do que pensamos, porém…
O Guns N’ Roses é a banda que mais faturou nos últimos anos, com ganhos de aproximadamente 2.09 BILHÕES DE REAIS (em valores de Agosto de 2018) e pode, facilmente, romper o contrato e lançar suas músicas, e o momento é propício para isso, pois após o fim desta turnê, o Guns N’ Roses não voltará, ao menos, até 2020.
Portanto, sim, podemos ser otimistas.
Guess we’ll have to wait and see.
Fontes ao longo do Texto.