– Aos 27 anos, Kurt Cobain, o artífice da revolução “alternativa”, dá um tiro na cabeça.
– Nine Inch Nails lança “The Downward Spiral” e a imprensa americana vê em Trent Reznor e no subgênero “industrial” o futuro do Rock.
– Um baixinho magrela chamado Beck estoura com uma mistura de Rap e Folk, cujo refrão dizia: “Eu sou um perdedor, baby/Então porque você não me mata?” (“Loser”)
– Blur e Oasis disputam o trono britânico com o lançamento, respectivamente, de “The” e “Great Escape” e “What’s The Story (Morning Glory)?”. Nenhuma das duas bandas, contudo, consegue estourar nos EUA.
– A cantora canadense Alanis Morissette estoura com o feminismo adolescente de “Jagged Little Pill”. O disco se transforma no maior fenômeno comercial da década, vendendo um total de 27 milhões de cópias.
– O rapper e ator 2 Pac, ídolo nos EUA, é assassinado, levando consigo o glamour do gangsta rap.
– “Mellon Collie & The Infinite Sadness”, do Smashing Pumpkins, consagra-se como um dos discos duplos mais vendidos da história.
– O Lollapalooza, maior festival alternativo da década, roda a América pela ultima vez na década de 1990, tendo o Metallica como banda principal.
– O Prodigy abre a cabeça do mundo – a machadas punks – para a música eletrônica. “The Fat Of The Land” vende conteúdo e imagem alcançando o topo, das paradas musicais de diversos países.
– O Soundgarden chega ao fim. O Pearl Jam, que havia lançado um trabalho timido em 1996 (“No Code”), se retrai.
– A imprensa descobre o Radiohead. “Ok Computer” é incensado como obra-prima e Thom Yorke passa a ser trado como gênio angustiado.
…e mais voltas
– A molecada norte-americana abraça o Korn. A mistura de Rap com Metal e Hardcore transcende a galera do Skate.
– A Inglaterra se rende ao Rock melódico e de linguagem rebuscada promovido pelo Manic Street Preachers.
– O Offspring fecha o ano consolidando o Punk Pop com “Americana”, que traz o hit “Pretty Fly (For A White Guy)”, uma crítica à geração Beastie Boys.
– Os menudos Backstreet Boys e Ricky Martin conquistam a América.
– O Limp Bizkit na esteira do Korn. A cover de “Faith” (de George Michael) e “Nookie” são as pauladas que fizeram a garotada enlouquecer no Woodstock III.
– O Oasis entra em crise ás vésperas de lançar o sucessor de “Be Here Now”.