O Nine Inch Nails é tido como a banda definitiva do chamado rock industrial, por ter conseguido aliar um elevado padrão artístico com sucesso comercial num nível até então inédito dentro do estilo.
Mas o que é o Rock “Industrial”?
“industrial” é um termo usado para definir o gênero de alguns estilos musicais eletrônicos e experimentais criados desde o final da década de 1970 até os dias de hoje, como o som experimental de, Einstürzende Neubauten, Cabaret Voltaire,Monte Cazaza e outras. É um filho da música Concreta e do KrautRock,e primo um pouco distante do gótico e parente do Electronic Body Music,o EBM.
Assim como muitos classificam o death metal, por exemplo, como um dos estilos mais pesados e barulhentos do metal, o industrial seria a “mesma coisa” entre os diversos estilos da música eletrônica.
O industrial é a música eletrônica intensa e por vezes pesada, cheia de ruídos e barulhos inesperados. Trata-se de um gênero musical que prima um conceito de independência e experimentalismo, com o uso de fontes não-musicais, como sintetizadores e guitarras distorcidas, timbres metálicos, ruídos plásticos, sons de sucatas, de correntes, vidros se quebrando, entre outros sons tirados de instrumentos “não-convencionais”. É normal usar também colagens e experimentações com sintetizadores primitivos, fitas magnéticas e rádio para produzir música eletrônica, que freqüentemente continua sons e estruturas abstratas. Tudo isso como modo de representação do fascínio pelas qualidades hipnóticas e “mágicas” da própria estrutura do som.
E isso pirou a cabeça do Axl durante toda a decada de 1990.
Axl provavelmente conheceu o NIN entre 1989/90,após o Debut (primeiro album) deles, O “Pretty Hate Machine” foi lançado.
Peado,Sinistro,dark e estranhamente… dançante. E Axl amou isso, tanto que os chamou para abrir o show do GN’R na alemanha em 1991 e não raramente era visto com uma camisa com a capa do single “Sin”,lançado em 1990.
E a primeira tentativa de soar como “Nine Inch Nails”, feita por Axl Rose, foi com a música My World, que também teria um RAP gravado pelos caras do NWA, do qual Axl é fã.
Abaixo, ele com a camisa do single “SIN” :
E, se a ideia da capa de Spaghetti Incident for do Axl, ela muito provavelmente foi inspirada na capa do EP Broken , lançado 1 ano antes, em 1992.
Logicamente , não estão iguais, e nem há muito no que se inspirar na capa do EP, mas o fundo alaranjado, logo no meio em letras grandes ,e também o fato de que o “Spaghetti” inicialmente seria um EP , dá indícios de que foi inspirado no Broken. Apesar de que, musicalmente não são NADA parecidos.
Um é um CD de cover’s de bandas punks dos anos 70. O Outro,é na mesma linha de Marilyn Manson.
Como o NIN chegou ao topo?
O NIN sempre teve uma relação estranha com a grande mídia. O som não necessariamente acessível e as letras cheias de palavrões, referências a sadomasoquismo, tabus e ao lado negro da vida humana, era difícil para as FMs e MTVs; mas pela esperteza, senso de marketing, ineditismo e nivel de produção, formou-se uma curiosidade em torno da banda e em pouco tempo conseguiram chamar muita atenção. O underground ficou pequeno prá eles,sobretudo em 1994,com o rock caindo aos poucos e nada de novo das maiores bandas,o NIN alcançou o topo com o lançamento do “The Downward Spiral”,
Um álbum díficil, carregado, com um alto grau de isolamento transparecendo, lembrando os discos do David Bowie no seu exílio em Berlim.
E quando a banda se apresentou no Woodstock 1994, alçou voos mais altos ainda : Mesmo todos sujos de lama, destruindo tudo e fazendo microfonia propositalmente, desbancaram medalhões como Metallica e Aerosmith e ficaram como sendo o destaque do Festival. Muitos dizem ser o melhor show do NIN, e que eles fizeram um show tão pesado e barulhento que qualquer música do Metallica virou “uma canção de ninar” perto deles.
Do álbum, podemos destacar alguns sucessos.
A Música “Closer” foi um estouro a redor do mundo.
Com sua letra depressiva e fortemente erótica ( I Wanna Fuck You Like An Animal/ I Wanna Feel You From The Inside/ I Wanna Fuck You Like An Animal/My Whole Existence Is Flawed)
foi a música mais tocada nas boates ao redor do mundo naquele ano, e seu vídeo era mostrado pela MTV.
Fora que Hurt, do mesmo álbum (The Downward Spiral) teve um cover feito por ninguém menos, ninguém mais que Johnny Cash.
Em 1995, o NIN , como de costume , lançou um CD de remixes do Downward Spiral , Chamado Further Down The Spiral, que mesmo não contendo nenhuma música nova, só remixes feitos por fãs (outro costume do NIN) alcançou o disco de ouro nas paradas americanas (+500.000 cópias vendidas.)
1 anos depois, sua música mais pesada, insana e destruidora, Happiness In Slavery, ganhou o prêmio de “Best Metal Performance”, tanto pela versão de estúdio, quanto pela apresentação da música no Woodstock 1994.
E De fato, é um metal pesado, barulhento, cheio de ruídos, guitarras “fuzeadas” e berros cortantes.
Capaz de bater de frente com Marylin Manson, Metallica, Iron Maiden , Black Sabbath entre outras bandas consagradas do metal.
Alias, o EP “Broken” é inteiro assim. É altamente recomendado pra quem curte metal.
O Clipe dessa música é considerado o clipe mais explícito e pesado que a MTV já mostrou. Veja por sua conta e risco.
Enquanto isso,no Guns N’ Roses…
Nada. nada ia pra frente. Uma disputa de egos imensa massacrava a banda que um dia,fora a maior do mundo. Slash queria voltar as raízes fazendo algo como um Appetite Numero 2. E Axl? algo que soasse como Pearl Jam,e claro,Nine Inch Nails. Alias,essa discordancia criativa foi um dos motivos de slash ter saido da banda no ano seguinte. Fora que, depois de uma década de amizade e 6 anos exercendo a função de “maior banda do mundo”, o clima no Guns N’ Roses não estava legal.
Aliás, não vinha sendo legal desde 1992. e em 1993, Axl e slash mal se falavam, e era Duff que levava as mensagens que um tinha para o outro.
Axl estava obcecado com o som do NIN,tanto que planejou lançar em 1995 um album de Rock Industrial com o frontman e faz-tudo do NIN,Trent Reznor,e Dave Navarro,do Janes Addiction. Em 1995, Quando perguntado se caso ele fizesse um projeto solo, com quem ele trabalharia, Axl respondeu :
“Trent Reznor do Nine Inch Nails seria um cara, e o Dave Navarro do Jane’s Addiction seria outro… Eu até já conversei com Trent sobre ele trabalhar comigo em um projeto industrial com sintetizadores, pelo menos em uma música, e eu certamente gostaria de trabalhar com Dave… Eu sempre tive a curiosidade de saber como ele soaria, tocando com o Slash em alguma coisa.”
Alias, um disco solo era um dos planos de Axl para 1995.
Nada Dura para sempre…
O NIN Chegara ao topo. Assim como Reznor….que chegou ao topo do uso de drogas.
em 1994, como já dito, o NIN era a “salvação do Rock”, mas reznor estava em depressão e seu uso de drogas era constante. Foi por isso que o Sucessor de “The Downward Spiral” só foi lançado 5 anos depois. “The Fragile”, que é um álbum que combina muito com Chinese Democracy. E assim como seu “Primo distante”, não foi um sucesso tão grande quanto o mais famoso álbum da banda (No Caso do Guns, Appetite For Destruction, no Nine Inch Nails, The Downward Spiral)
Nesse meio tempo, Axl também se curou de uma depressão e estava aos poucos, botando o GN’R no eixo novamente, E em 1997, o Guns voltou a gravar, com algumas re-gravações para o CD “Live – Era ’87 – 93”, no mesmo ano, Reznor lançava o Single de “The Perfect Drug”, e Axl contratou Robin Finck,e Josh Freese,2 ex-membros do NIN para gravar um album para o Guns,com influencias do NIN,sem contar que Dave Navarro,que futuramente seria um membro do NIN,se juntou a banda para alguns testes.
Finck já havia sido guitarrista da banda e se apresentou no Woodstock 1994. Chris Vrenna, baterista daquela época também passou um tempo com o GN’R.
Em resumo, Axl ainda estava tentando tirar algo industrial do GN’R.
E conseguiu. “Oh My God” é quase uma música do NIN. Igualmente pode-se dizer de Shackler’s Revenge. Há ainda outra música, chamada Zodiac, nunca lançada pela banda, que quem já ouviu diz “Que é um Rock Industrial”.
Robin Finck contribuiu com algumas músicas de pegada industrial, como Oh My God e Shackler’s Revenge. Freese gravou as primeiras baterias para o CD, Mas quando saiu da banda, em 2000, para formar a banda “A Perfect Circle” , Brian Brain Mantia teve que refazer TODO seu trabalho, e exatamente igual ao baterista anterior. Foi como : “Temos aqui um excelente trabalho. Queremos que você o refaça igualzinho”. Isso demorou 6 meses.
e assim foi feito. O GN’R tinha agora suas influências de música industrial.
Mas muito se perdeu dessa fase “Hard Rock Industrial” do GN’R.
Chinese foi exaustivamente regravado durante os 2000’s. Há varias versões de várias músicas do Chinese, de tantas vezes que Axl escutou elas e falou “Hm, ainda não está bom, vamos refazer”.
E quando terminava o álbum, sentia medo de lança-lo. O álbum ficou pronto várias vezes durante os 2000’s, e muito provavelmente seria lançado quando o GN’R começou sua Chinese Democracy World Tour. Mas Axl sente medo do fracasso.
mesmo assim,o tempo não apagou certas marcas do NIN no GN’R. Pode se notar algumas influencias,como em Madagascar,Shackler’s Revenge,Chinese Democracy,e sobretudo na intro de If The World. Não me refiro ao violões, mas dos ruídos no início da música.
Alias,essa musica,junto com My World e Oh My God,é a musica mais Nine Inch Nails que o Guns já fez.
Portanto,junto com Queen,Led Zeppelin e outras bandas,o NIN é definitivamente,uma influência para o GN’R, tanto pelo seu ineditismo,tanto quanto pela qualidade de suas músicas, quanto pelo fascínio que fez o Axl ter neles.
Recentemente o NIN Veio ao brasil para 1 show no Festival Loolapalooza, e recebeu criticas excelentes.
E o ex-guitarrista Robin Finck, novamente está tocando com eles.
Ao todo, O Guns teve 3 integrantes do NIN em suas formações
Robin Finck – Guitarrista de 1997 a 2008.
Josh Freese – Baterista 1997 – 99
Chris Vrenna – Baterista em um curto período entre abril e maio de 1997.
Se você quiser ouvir os álbuns da banda que mais se assemelham a “Chinese Democracy”, recomendo Escutar The Fragile e Year Zero.
Ao todo,o NIN Lançou 9 álbuns de estúdio,são eles : Pretty Hate Machine,Broken (EP),The Downward Spiral,The Fragile,With Teeth,Year Zero,Ghosts I-IV,The Slip,e o último,lançado em 2013,Hesitation Marks. Não inclui na conta álbuns ao vivo,e álbuns de Remixes (Como Further Down The Spiral e Year Zero Remixed)
Vou deixar algumas músicas dos 2 álbuns que citei,e que se assemelham mais com a proposta de Chinese Democracy
Even Deeper (The Fragile) – Essa poderia ser encaixada no lugar de Sorry ou Madagascar e o álbum praticamente manteria sua essência e sonoridade.
https://www.youtube.com/watch?v=Hj6UNM8WANU
Zero-Sum (Year Zero) – Fria,futurista,depressiva,sonhadora…todos esses adjetivos se encaixam nessa música. Uma letra que pode ser interpretada como uma história de um casal,contada em primeira pessoa,que foi ferido em algum flanco de seu relacionamento,algo como November Rain ou prostitute,só que com sons mais metálicos,frios,e sem piano. E uma voz arrepiantemente baixa cantando a música inteira.
https://www.youtube.com/watch?v=2gh2atRW2Qg
My Violent Heart (Year Zero) – Quem gosta de Sorry,gostará dessa.
https://www.youtube.com/watch?v=hqRk5kXROS4
Where’s Everybody? (The Fragile) – Quem gosta da sonoridade de Shackler’s ou Oh My God gostará dessa.
https://www.youtube.com/watch?v=Q7eAdBg6Z38&feature=k}
The Frail (The Fragile) – Um solo de piano cheio de Feeling,provando que há um coração no estilo mais mecânico possível. E que lembra alguns solos de piano do Axl, só que mais lento
https://www.youtube.com/watch?v=23BpU8ZrGAc
In This Twilight (Year Zero) – Essa marca bem o experimentalismo que marquei no texto, um exemplo perfeito de “música eletrônica intensa e por vezes pesada, cheia de ruídos e barulhos inesperados.” e com uma letra,por mais incrível que pareça,dark,mas “otimista”. O NIN é uma banda que sempre vê o copo meio vazio e 2 vezes menor do que tinha que ser.
E fazer músicas com letras otimistas não é costume deles. Em 25 anos de carreira,essa é a segunda música que eles fazem com toques otimistas em suas letras (Isso se você considerar que “Beside You In Time” ,do álbum With Teeth, tem toques otimistas!)
Escute antes que a tirem do ar!
https://www.youtube.com/watch?v=UOEgw3pQHVQ
The Wretched – (The Fragile)
Essa é outra marca bem o experimentalismo que marquei no texto, um exemplo perfeito de “música eletrônica intensa e por vezes pesada, cheia de ruídos e barulhos inesperados.” Tem a mesma pegada de Oh My God.
https://www.youtube.com/watch?v=fNI12hvKsxI