Era o ano de 2000: Axl Rose estava sumido há anos, desde sua última aparição pública em 1994, quando cantou “Come Together” dos Beatles com Bruce Springsteen, no Rock N’ Roll Hall of Fame. Desde aquela participação, ele nunca mais foi visto ou fotografado, cultuando uma fama de recluso, ganhando apelidos como o de “Eremita do Rock”. Poucas pessoas o viram nestes 6 anos, que foram chamados “Os anos reclusos”.
Mas isso estava para acabar na noite de 22 de junho de 2000.
Após sair de um show de Roger Waters, lendário membro do não menos lendário Pink Floyd, Axl Rose entrou no clube “Cathouse”, em Los Angeles. Uma incrível coincidência, já que no mesmo lugar, o ex-guitarrista base do Guns N’ Roses, Gilby Clarke estava fazendo um show com a sua banda de apoio, The Starfuckers.
De acordo com coproprietário do Clube e com o baterista da banda Slim Jim, Phantom, a banda estava voltando de uma pausa quando foi anunciado a eles que Axl Rose estava no clube. Gilby não acreditou que fosse mesmo o seu ex-patrão, já que ele estava muito diferente, com cabelos menores, outro estilo de se vestir, e claro, um pouco mais velho. Mas de fato, era ele mesmo. Após 6 anos, “o eremita do Rock” ressurgia em um clube na Sunset Boulevard. Rose o viu, e logo disse “Hey”, e então começaram a conversar, e alguns minutos depois, Axl subiu ao palco com a banda de seu ex-contratado.
Então ali, na frente de pouco mais de 250 pessoas, um momento inesquecível da música acontecia: Axl Rose voltava aos palcos, após 6 anos.
Rose e Clarke dividiram o microfone para um dueto de duas músicas dos Rolling Stones, “Wild Horses” e ” Dead Flowers”. Esta última foi incluída no álbum solo de Gilby Clarke, de 1994, “Pawnshop Guitars”. Esta foi uma das últimas gravações em estúdio de Axl Rose antes de 1997. Nesta versão, Axl toca o piano e faz o backing vocal, com Clarke cantando no vocal principal.
Um membro da plateia no show disse ao MTV News que Rose “estava muito bem”, e sua voz ainda estava incrível, como sempre. Vale lembrar que neste ano Axl abandonou o drive (voz rasgada) por motivos de saúde (ele poderia machucar seriamente sua garganta se continuasse rasgando a voz do jeito que rasgava). Então, muito provavelmente, Axl cantou com a mesma voz que se apresentou com o Guns N’ Roses no House Of Blues, no primeiro dia de 2001: Limpa, fina e aguda, porém, boa e afinada.
De acordo com Phantom, embora Clarke e Rose estivessem, obviamente, surpresos com tudo que aconteceu, ele e Rose falaram como se tivessem se visto no dia anterior. Nas palavras de Phantom: “Saí às 3:30 da manhã, e eles ainda estavam conversando”.
Clarke disse a MTV que Axl e ele conversaram muito, sobretudo, sobre o novo álbum e a nova banda do Guns na época. “Ele estava muito animado com isso”, disse Clarke. ” Ele estava contando tudo para mim. Nós não brigamos nem nada. Tivemos um bom tempo juntos. Eu nunca tive qualquer problema com Axl”, acrescentou Clarke. “Foram apenas negócios. Era uma questão que não estava sendo resolvida. Eu não estava sendo pago, eu não estava recebendo uma resposta, e então os advogados entraram em cena e isso foi resolvido em poucas semanas”. Clarke lançou uma ação judicial contra o Guns N’ Roses, em 1996, por “deturpação de seu nome e imagem”. O caso foi resolvido fora dos tribunais.
Infelizmente, não há gravações desta apresentação. Há no Youtube uma versão de “Dead Flowers” que é dita como sendo daquele dia, porém, é falsa. Ela foi gravada no show de Milton Keynes em 1993, e não é nem o Gilby Clarke na gravação, e sim, Izzy Stradlin, que havia voltado por um curto tempo ao Guns, já que Gilby tinha se acidentado de moto, e estava com sua mão fraturada.
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube
1 comentário
Muito bom !