Que Axl Rose não tem um dos melhores humores do mundo, todos nós sabemos. Fera indomável do jeito que é, que enfurece do nada, e tem um voraz “Apetite por Destruição”, não é a toa que ele é respeitado por onde passa, e considerado o último “Bad Boy” Do Rock. A seguir, listamos alguns dos momentos que ele protagonizou quando deixou a mostra esse lado “Axl Rose” de si próprio.
1. St.Louis, USA, 1991.
Talvez a mais memorável de todas, mas a história que contam por ai (que Axl só pulou no “fã” por que ele estava com uma câmera) é distorcida, e portanto, não é totalmente verdadeira.
A verdadeira história é a seguinte: O líder de uma gangue de motoqueiros começou uma confusão no show do Guns, ele estava incomodando alguns fãs que estavam na frente do palco, pouco atrás de onde Axl ficava. Axl pediu para os seguranças tirarem ele dali, mas eles eram amigos dele e se recusaram. O sujeito continuou incomodando a todos, e principalmente a Axl. Então ele decidiu pegar uma câmera (algo proibido nos shows do Guns na época, pois o Guns produziria um documentário com TODOS os shows da turnê e não queria que um show fosse pirateado), e Axl pediu de novo para tirarem ele dali, e foi novamente ignorado. A baderneira não parou até tacarem 2 garrafas em Duff McKagan.
A paciência de Axl esgotou-se.
“HEY,PEGUE AQUILO, PEGUEM AQUILO! (a câmera) AGORA! PEGUEM AQUELE CARA E PEGUEM AQUILO!!!” foi o rugido de Axl, e uma ordem a segurança do local, e pela terceira vez eles não se moveram.
“EU VOU PEGAR AQUILO ENTÃO, PORRA!” Axl pulou na plateia e fez o cara ver mais estrelas do que um astronauta.
Após o ocorrido, subiu no palco fez um sinal de “PARE!” para a banda e disse: “Bem, graças a essa segurança de merda, eu vou pra casa!” rugiu Axl jogando o microfone no chão.
Mas…
O show não iria acabar ali. Axl foi para o camarim relaxar um pouco, pegar outra lente de contato (ele tinha perdido uma enquanto pulava em cima do cara). “Fui para o camarim e consegui as lentes. Estava tudo saindo do controle, e decidimos que voltariamos para terminar o show, nao queríamos ninguém machucado.”
Mas antes que eles voltassem ao palco, o publico já havia destruído a bateria. Uma enorme confusão começou e varias coisas foram quebradas. O resto, todos nos sabemos.
Na primeira vez que a banda veio ao Brasil, em 1991, no Rock in Rio, vários fãs pediam insistentemente o telefone de Axl Rose, estando postados em baixo da janela de seu quarto. Insistiram tanto que conseguiram!
Axl arrancou o aparelho e jogou pela janela… Alias, Axl estava no auge de seu “Nervosismo” em 1991, uma simples risada o fazia se irritar. Na passagem de som do RIR 1991, Axl estava testando sua voz, cantando “Coma”, e de repente, o microfone soltou uma microfonia tão aguda que machucou os ouvidos de Axl, e ele soltou um “FUCK!”. Quando o vocalista olhou para o lado, viu um câmera-man rindo do que tinha acontecido. Axl olhou na cara dele, com uma expressão de raiva e desprezo, e disse: “É, faça isso mesmo. Sorria”.
Na outra vez que o Guns veio ao Brasil, em 1992, por medida de segurança, todos os objetos como telefones, refrigeradores foram embutidos nas paredes do quarto. Infelizmente esqueceram-se das cadeiras…
Não satisfeito pelo episódio das cadeiras, Axl mandou todo mundo ir se foder no final do show de São Paulo. Um fã relata o por que: “Apesar de ter que interromper o show algumas vezes (primeiramente para apaziguar uma briga ou algo assim, e depois porque algum tupiniquim idiota jogou algo nele), Axl estava com um bom humor. Eu lembro que tinha um helicóptero (se não me engano, da M2000) que ficava com um desses letreiros debaixo, fazendo propaganda. Axl entre uma música e outra, ficou olhando o helicóptero tentando ler o que estava escrito nele […] Tudo era pra ser perfeito, se não fosse por algum imbecil jogar alguma coisa no Axl, quase no final de Paradise City, o que fez o ruivão, com todo direito, mandar todo mundo ir se foder e acabar o show.”
3. Madison ,USA, 1987.
Rose teve uma briga que durou muito tempo com os membros da banda de rock Bon Jovi, especialmente com o vocalista, Jon Bon Jovi. Em um show de abertura para Alice Cooper, Rose disse: “O que aconteceu na noite passada, o que aconteceu foi que cinco rapazes de terno no Hyatt Regency Hotel, decidiram que eramos meliantes, estavam certos, nós somos vermes, mas isso não significa que vamos acatar o que eles dizem. Então, primeiro, o cara pega e me chama de Bon Jovi. Bon Jovi pode chupar meu pau. Depois ele tentou me bater. Foi quando Steven rachou a cabeça dele com o seu gesso no braço, e as suas palavras foram ‘Nunca tente acertar um membro da família”.
O áudio deste discurso é muitas vezes referido como “Axl’s Blues”, quando o resto da banda toca um blues jam enquanto ele fala. Aliás, Bon Jovi tinha planejado usar o nome “Guns N’ Roses” no seu álbum em 1986 após Jon ler um artigo sobre a banda em um jornal.
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/125674871″ params=”auto_play=false&hide_related=false&visual=true” width=”100%” height=”200″ iframe=”true” /]
4 – Los Angeles, USA, 1990.
Este é o caso que originou a música “Right Next Door To Hell”, a primeira faixa do “Use Your Illusion I”.
Estamos nos referindo ao confronto legal que eclodiu entre Rose e Gabriella Kantor, que telefonou para a polícia de Los Angeles em 30 de outubro de 1990 e o acusou de agredi-la com uma garrafa de vinho e um pedaço de frango, antes de jogar suas chaves pela varanda do 12º andar. Preso sob investigação de assalto, Rose chegou a passar quatro horas na prisão antes de ser libertado após pagar 5000 dólares de fiança – e, enquanto esperavam para levar o caso a um juiz, ele e Kantor rapidamente começaram a brigar no tribunal da opinião pública.
Dizendo à Revista People que estava sofrendo de “síndrome pós-concussiva”, Kantor reiterou suas acusações, dizendo que Rose bateu em sua cabeça com “uma boa garrafa” de Chardonnay e reclamou que continuava a sentir dores de cabeça, como resultado do ataque. Não surpreendentemente, Rose rejeitou as alegações de Kantor dizendo que eram falsas.
“Francamente”, ele respondeu, na mesma reportagem da People, “se eu tivesse batido nela com uma garrafa de vinho, ela não teria se levantado. Eu teria me tornado um criminoso nessa hora, perguntando o que eu ia fazer a seguir para não ir em cana”. Referindo-se a Kantor como “uma fã obcecada”, ele encolheu os ombros, “Eu não sei o que eu represento para ela. Gabby quer um lugar grande na minha vida, e ela não sabe aceitar a rejeição”.
De acordo com Rose, todo o confronto começou quando Kantor começou a gritar no corredor do apartamento de Rose. “Eu fui para fora e apenas disse: ‘Cale-se, você está incomodando. Apenas vá, vá dormir'”, disse ele. “E ela veio voando para cima de mim, gritando: ‘Quem você pensa que é? Vamos lá – me bata, me bata’. E ela veio para cima de mim com uma garrafa de vinho, e quando ficou a uma distancia razoável, eu a tomei dela. Em seguida, ela jogou as chaves em mim dentro do meu apartamento, então eu fui fechar a porta, peguei as chaves, fui até a sacada e as joguei fora.”
5. MTV Awards,USA, 1992.
Em 2 de Julho de 1992, Axl Rose e companhia estavam no melhor ano da banda, com o lançamento dos álbuns “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II”, a banda estava entre as 3 mais populares de rock n’ roll naquela época, mas sempre cercada de brigas e boatos de confusões. Onde quer que Axl Rose aparecia, a confusão ia atrás. Naquele ano, a MTV premiava as melhores bandas e vídeo-clipes do ano. E foi nos bastidores da MTV que Axl Rose quase enfiou a porrada em Kurt Cobain e sua esposa, Courtney Love.
O caso é difícil de ser relatado, afinal, Kurt Cobain deu sua versão da história e Axl Rose a sua. Mas ambos contam o mesmo final, os dois nunca mais se falaram novamente. O que se sabe de fato é que Courtney Love foi quem provocou a briga entre os dois, no camarim da MTV americana, não se sabe exatamente o que Courtney Love disse para Axl Rose ou fez para ele se irritar com ela. Kurt Cobain disse uma vez que Courtney apenas brincou com Axl se ele queria ser o padrinho de Francis Cobain (filha de Kurt Cobain e Courtney Love), Axl Rose teria se irritado e apontou o dedo em direção a Kurt Cobain dizendo: “Faça essa maldita cadela calar a boca”. Segundo Kurt Cobain, ele apenas riu para Axl Rose, não entendendo o razão dele ter ficado puto.
A versão de Axl Rose, é que Courtney Love estava o aborrecendo durante um bom tempo, e pôr isso ele mandou que Kurt Cobain a fizesse calar a boca, antes que ele mesmo faria isso. A confusão não parou por aí, após o Nirvana apresentar uma de suas músicas no MTV Awards, Kurt Cobain provocou mais ainda Axl Rose na frente de todos repetindo no microfone: “Oi Axl Rose, onde esta você Axl Rose?….Oi Axl Rose, onde esta você Axl Rose?”. Sabe-se que os dois nunca mais se olharam ou falaram, muito menos estiveram nos mesmos shows, Axl Rose fez uma relação das 10 bandas mais influentes do rock n’ roll dos anos 90 e não citou o Nirvana. Kurt Cobain, por sua vez, parecia mesmo estar com Axl Rose entalado na garganta. Perguntado se o Pearl Jam era inimigo do Nirvana, ele respondeu: “Para que termos o Pearl Jam como inimigos, quando já temos um como o Guns N’ Roses”.
Apesar dos pesares, Kurt Cobain está enterrado agora com suas mágoas sobre Axl Rose, e o Guns N’ Roses continua vivo. Axl Rose nunca teve nada contra o Nirvana, até que Kurt Cobain desse motivos.
6. Hipodromme De Vincennes, Paris 1992
Warren Beaty, famoso ator de cinema ,andava dando em cima da namorada de Axl Rose na época, Stephanie Seymour, a ponto de deixar Axl tão puto que ele dedicou um discurso para o cara. “Eu gostaria de dedicar esta próxima musica para um cara que gosta de jogar jogos, para um cara que a vida dele é jogar jogos, jogos premeditados. Um cara que é tão vazio que tudo o que ele é capaz de fazer é jogar essas porras desses jogos… um cara que é um parasita, que só sabe sugar a vida, a força e a energia dos outros. Um coroa que suga a vida dos jovens, por que ele não tem uma. Gostaria de dedicar esta música a um vagabundo chamado Warren Beaty. Um cara que tem uma família e um bebê, mas que só sabe aprontar por ai por que ele não sabe o que fazer com a própria vida, um cara que usa a mídia e todo mundo para…”preencher” suas necessidades parasitas. Bom, escuta aqui, seu viado do caralho, se a Madonna te deu um fora, eu apostaria meu dinheiro na Annete, seu estúpido, cuzão do caralho, esta é uma música chamada Double Talkin’ Jive Motherfucker”
Apenas sete meses depois desse discurso, Seymour tirou a máscara e se apresentou para Axl Rose. Brigou fisicamente com ele em 12/92, ficou noiva em 02/93, e em 03/93 já estava grávida do milionário casado Peter Brant (que tinha idade para ser pai dela). Ela não atendia mais as ligações de Rose e ainda desfilava de mãos dadas com com Brant em festas da alta sociedade de Nova York. Uma pena, pois Axl realmente a amou, era tão louco por ela que uma vez comprou um urso enorme de pelúcia para a modelo, e mandou enviar para ela num jatinho Concorde fretado, tudo pelo preço de 10.000 dólares.
Discurso :
Gilby Clarke se acidentou de moto em 1993, fraturando a mão e ficando assim impossibilitado de tocar nos shows do Guns N’ Roses. A solução foi chamar um velho conhecido da banda, Izzy Stradlin,e ele chegou de fato a tocar em alguns shows com a banda, mas, Córcel errante e indomável que é, de uma hora para outra, decidiu sair de novo do Guns, sem mais nem menos, abandonando seus antigos companheiros de estrada, e a banda teve que cancelar vários shows, e consequentemente, perdido muito dinheiro.
Isso deixou Axl irritado com o guitarra. Quando Gilby voltou, Axl passou a dedicar em quase todos os shows, a música “Double Talkin’ Jive” para Izzy. Veja o que ele disse no show de Werchter, na Bélgica:
“Essa é uma das minhas partes favoritas do show! É quando dedicamos uma música maaaaaaaaaravilhosa para o Senhor Izzy Stradlin! Vocês se lembram do Izzy? OK, FODA-SE O IZZY! Esta é uma música que Izzy escreveu sobre si mesmo! E o que vocês pensam? Eu penso que ele deveria chupar o meu pau, esta é uma música chamada Double Talkin’ Jive Motherfucker!”
“Ok…eu gosto dessa próxima parte…vocês lembram do Izzy? Ele escreveu essa proxima musica, e vamos dedicar essa musica a ele, por que o Izzy, não é nada além de um filho da puta de conversa fiada (Double Talkin’ Jive Motherfucker)
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/90739104″ params=”auto_play=false&hide_related=false&visual=true” width=”100%” height=”200″ iframe=”true” /]
Em 1994, Axl comentou que foi “legal” o momento em que Izzy deixou a banda em 1993, e que ficou feliz. Uma ironia. Foi apenas uma raiva passageira, e em 1995, eles voltaram a se falar e Izzy até “doou” uma música dele para o Guns, “Down By The Ocean”. Mas o Guns nada fez com a música, e Izzy a lançou em 2001.
8. Chile,1992
Axl tem um verdadeiro fetiche por atacar câmeras. E num acesso inexplicável de fúria, logo após chegar ao Chile em 1992, Axl atacou o Câmera-man Marcelo Sandobal,e ainda tentou agredi-lo com o microfone da própria câmera.
Axl desceu do carro, e como se fosse tomado pelo satanás, começou a empurrar todo mundo e partiu pra cima do câmera-man. Todos estavam gritando “AXL! AXL! AXL! AXL!” como se tentassem fazer ele recobrar a consciência. Só Deus sabe por que Axl fez isso.
9. Phoenix, USA, Phoenix International Aiport,1998
No fim da década de 90, Axl estava obcecado por coisas místicas, e uma de suas “loucuras” era visitar uma guru, que era capaz de sentir as energias de Axl e de quem se aproximasse dele. Tanto que, se você quisesse trabalhar com o Guns na época, você teria que dar uma foto sua e do seu filho (caso tivesse) para que Axl levasse a essa “guru”, e ela lhe dissesse quais eram suas intenções com o Guns e com ele, e que tipo de energia lhe sondava, suas forças e suas fraquezas. E Axl acabou sendo preso por isso.
Como? simples: Por deturpar a ordem pública e ameaçar seguranças no aeroporto internacional de Phoenix, nos Estados Unidos. Ainda não entendeu? Eu explico: Uma das crenças de Axl é que a energia contida nas fotos das pessoas poderia ser modificada se alguém alem dele e de “yoda” tocassem nas imagens. E uma vez, Axl decidiu ir visitá-la, e para tanto, decidiu pegar um avião. Eis que na hora da inspeção da mala, Axl não quis que abrissem por medo de “interferirem” nas energias na mala. E isso gerou uma enorme confusão no aeroporto. Axl ficou nervoso, pois foi obrigado a abrir a mala e um segurança começou a inspeciona-la,”Eu vou mandar você pro chão aqui e agora!” gritou o vocalista para um guarda enquanto ele fazia uma revista de rotina na bagagem. “Eu tô pouco me fodendo pra quem você seja. Vocês são todos desprezíveis que se acham grande coisa!” Ameaçado com prisão, Axl continuou seu chilique: “Tô pouco me fodendo! Me coloquem na cadeia!” Seu desejo foi atendido.
Axl foi levado para passar algumas horas por detrás das grades em uma delegacia local. Um ano depois, ele se declarou ‘culpado’ do delito de perturbação de ordem pública e foi multado em US$500 e um dia na cadeia – que considerou-se que ele já havia cumprido.
Foto de Axl na cadeia, em 1998.
10. Rio de Janeiro, Brasil, Rock In Rio 2001.
Começou tudo bem em um dos shows mais épicos do Guns N’ Roses em toda sua história: A grande volta da banda, com uma energia incrível!
Mas, na segunda música do show (It’s So Easy), Axl viu alguém com uma camisa escrita : “GUNS N’ ROSES É SLASH” e imediatamente apontou para o cara, mostrou o dedo do meio, e ficou olhando feio para ele, esperou a música chegar no solo e disse: “TIREM AQUELE CARA DAQUI! Aquele cara, bem ali! vocês estão me escutando, seguranças? Aquele cara, FORA! É, tira ele daqui, Me dá aquela camisa, me dá aquela camisa….obrigado!”. E a tacou bem longe no palco.
O ocorrido acontece aos 57 segundos:
Axl então olhou enfurecido para o cara, mostrando os dentes, e em segundos, seu aparelho estava sendo reparado.
O show ia muito bem, até que chega a música “Patience” ,onde Axl vê alguém na platéia segurando uma camiseta com a frase “Onde está Slash?”. Axl fica encarando ele durante um bom tempo, e então,quando a música chega ao solo, Axl, solta na lata: “Ele está no meu cu, é lá que o Slash está, vá pra casa, seu idiota.”
O ocorrido acontece aos 3 minutos e 41 segundos:
Antes de “You Could be Mine”, Axl estava apresentando a banda nova quando algum gaiato da platéia gritou algo sobre o Slash. Na hora Axl, ironicamente, respondeu: – “Isso não foi muito legal. Se você não está se divertindo, pode ir para a sua merda de casa… e se você quer ver a banda antiga vá para a merda da sua casa ver os VHS e DVDs com a banda antiga, se você não está se divertindo, então você deve calar sua boca”
Outra briga que só alimenta a ideia de que Axl tem um fetiche por atacar câmeras. Ninguém sabe ao certo o por que Axl foi para cima do fotógrafo, nem onde foi a briga (uns dizem que foi no Aeroporto de LA, outros de Taipei. Mas todos concordam com uma coisa : Axl deu um baita soco com vontade no cara.
O último chilique desta lista. Mais uma vez de novo, alguém com um espírito de porco tacou uma garrafa em Axl, o que o deixou muito puto, e como sempre, Axl humilhou o cara na frente de milhares de pessoas, e chegou até ameaçar cancelar o show por causa do sujeito (nada mal para quem um dia encerrou um show por que alguém tinha tacado uma moeda nele). Esse negócio de tacar garrafas no palco vem desde cedo, desde o início da banda em 1985, diga-se de passagem.
4 comentários
Axl sem duvida marcou historia! Lindo,talentoso,mas super Bad Boy!Nunca havera outro Axl!
Na 1 historia n vi ngm jogar 2 garrafas no Duff…
Ele é único, não há e nunca haverá ninguém igual ou perto do que ele é.
Tem seus dias de Bad Boy mas todos justificados. Com doideira ou sem ele é incrível.
No Rock In rio 2001, o Axl também fez um discurso respondendo à um comentário feito pelo Liam Gallagher no show anterior ao do Guns.