Recentemente o site Antiquet.com (que foi responsável por alguns vazamentos de materiais do Guns N’ Roses) realizou um relato, com o Kevin Cogill mais conhecido como “Skwert”, no qual resolveu falar tudo sobre os vazamentos do “Chinese Democracy”.
Confira abaixo:
A história completa sobre os vazamentos de “Chinese Democracy”
De uma vez por todas, aqui vai a história completa de como uma cópia de ‘Chinese Democracy’ veio parar em minhas mãos por meio de Jimmy Iovine, e tudo o que aconteceu depois. No dia 18 de junho de 2008, eu estava sentado na minha mesa em um prédio de escritórios em uma parte de Los Angeles chamada Ladera Heights, que é como uma espécie de gueto em Culver City. Isso não significa nada para quem vive fora de Los Angeles. Seja como for, agora se imagine no centro de Atlanta, com a melhor comida mexicana.
Por volta de 13 horas mais ou menos, eu recebi uma mensagem de uma pessoa “da indústria”. Eu vou proteger a identidade dessa pessoa, referindo-me a ele como um homem chamado Steve. Mas eu diria que, se você fosse para o Google procurar o nome real dessa pessoa, você teria que ler muitas páginas antes de encontrar qualquer coisa relacionada. Steve tem um trabalho legal, mas, mas por causa da mídia, ele é só um cara. Ninguém especial. Na época, Steve já trabalhou com outras bandas de forma bastante obscura, e nenhuma delas se comparava ao Guns N’ Roses.
Eu esqueci exatamente o que a mensagem de Steve dizia. Era algo como “Você é um fã de Guns N’ Roses?” E é claro que eu disse que sim. Ele começou então a me enviar um arquivo, com o tamanho aproximadamente de um disco. Isto foi completamente inesperado. Por que eu? Eu não sei. Talvez Steve tivesse lido um editorial que eu tinha publicado em 6 de junho, prevendo que o álbum iria ser vazado. Eu sabia que o álbum já estava pronto. Mas naquele momento, eu não deixei minha mente ir mais longe antes de verificar o que eu estava recebendo. Eu não achava que o Steve falava besteiras, mas isto era com ganhar um unicórnio com um par de “Santos-Graal”. Eu estava … cético.
Mas ele me enviou nove faixas que eram, sem dúvida, a maior parte delas do Chinese Democracy. Eu já tinha ouvido falar a maioria delas, de uma forma ou de outra, mas nada soava tão finalizado quanto aquelas. A história que Steve ficou sabendo sobre aquelas faixas, era que um ano antes, um amigo dele, que trabalhava com um tipo de “mensageiro” na gravadora, entrou na sala de Jimmy de Iovine, e saiu com um CD. Dez faixas; nove “inédita”, além de outra versão de Better. Estas faixas eram mixadas por Andy Wallace. Nunca ficou claro se o amigo de Steve roubou o cd de imediato, ou se por engano um assistente entregou uma cópia a ele. Eu achava que essa história toda era besteira. Quem sabe. Boato.
O vazamento
Dentro de 30 minutos ou mais depois de confirmar que as faixas eram legítimas, elas já tinham sido colocados no upload no Antiquiet.com. Eu não pensei na hora nas toneladas de consequências desse ato, mas eu sabia uma coisa: Como eu disse, se eu fosse simplesmente dizer que eu tinha as faixas, ninguém iria acreditar. Minha intenção não era difundi-las, mas permitir que elas fossem jogadas através de um leitor de streaming na web iria reduzir quaisquer dúvidas. Eu sabia que estava iniciando um incêndio, e que um bom texto no editorial seria o suficiente para demonstrar quais eram minhas reais intenções. Mas eu acho que não foi isso que conseguir transmitir.
Às 14:00, enviei dois e-mails, para Maura Johnston, que estava no Idolator.com na época, e para o Wookubus do ThePRP.com. Eu sabia que tudo o que eu precisava fazer para colocar essa merda ficasse espalhada sobre cada site de música na internet. De acordo com o FBI, eu joguei um link em cima do site Digg.com também.
Eu mandei uma mensagem para minha namorada, algo sobre o que estava acontecendo, ela estava trabalhando na política na época, e naquele momento estava ela fingia ser uma socialite super-liberal, em Beverly Hills. Isto acabou por ser apenas uma agulha no palheiro, mais que será abordado num segundo momento.
Em questão de minutos, Idolator e ThePRP espalharam a noticia como uma explosão nuclear em toda a internet. O Antiquiet dobrou o seu tráfego quase que imediatamente.
Eu tive que reiniciar o nosso pequeno e pobre servidor parou, e a única maneira que eu poderia trazer de volta à vida o Antiquiet foi desativar uma tonelada de recursos, e remover o streaming com as faixas do Guns N’ Roses.
Então, nesse ponto, Chinese Democracy tinha ido e vindo, até então sem qualquer incidente, além de um forte pico de tráfego.
Às 15:00 ou coisa assim, eu recebi um telefonema de um rapaz chamado Fernando Santos, filho da empresária e babá de Axl, Beta Lebeis. Ele identificou-se como alguém do “Guns N’ Roses Team Brazil”, e tivemos uma conversa difícil. Ele perguntou se eu tinha colocado algumas das faixas do Guns N’ Roses na Web. Eu disse que eu tinha. Ele perguntou se ia colocá-las de volta. Eu disse desculpe, eu não acho que posso fazer isso. Eu estava sendo um espertinho, achava que ele fosse um fã querendo ouvir as faixas. Ele me disse que eu não deveria. E ele desligou.
A segunda chamada que recebi foi de Andy Greene da revista Rolling Stone. Ele queria me entrevistar ou alguma coisa do tipo. Minha memória é um pouco confusa, mas acho que eu estraguei tudo daquela época. Acho que foi apenas uma mensagem de voz que eu recebi e não tive tempo de responder.
Às 16:48 eu recebi um e-mail de Laurie Soriano do Davis Shapiro Lewit & Hayes,do escritório de advocacia que representa W. Axl Rose. Era confidencial, mas você pode imaginar o que ele disse. Eu respondi respeitosamente a pergunta: … Nós não vamos repetir o “fluxo”, nem pretendemos.
Além disso, eu já havia eliminado completamente os arquivos de streaming a do servidor, e até mesmo do meu computador pessoal. Pedi desculpas por qualquer inconveniente, blá blá blá … eu terminei meu dia de trabalho, fui para casa, segui em frente. Ignorei todos os pedidos da mídia que vieram. Eu acho que eu disse Bloomberg para me enviarem um e-mail das perguntas que quisessem, mas eles não o fizeram. Houve uma conversa engraçada com a minha namorada, mas eu vou voltar a falar disso mais tarde.
De qualquer forma, é assim que foi o dia 18 junho de 2008 em minha perspectiva, de Los Angeles. Agora estou indo para trás até ás 15:00, e dizer outra parte da história que começou na Suécia, onde Jarmo tem o fansite do Guns N’ Roses Here Today … Gone To Hell e me deparei com a notícia do vazamento. Ele imediatamente notificou tudo ao Fernando Santos, que em seguida, fez uma pesquisa de Whois com o nome do Antiquiet.com para obter o meu número de telefone para que ele pudesse falar “duro” comigo.
Às 15:20, Fernando mandou seu enviado, Laurie Soriano. Seu e-mail começava: Acabei de falar ao telefone com o Sr. Kevin Skewerl, e pedi a ele para derrubar os vazamentos e ele me garantiu que eles não vão voltar postar as faixas… Tudo isso era besteira. Os vazamentos já tinham ido muito longe antes da ligação de Fernando.
Anteriormente, eu disse há pelo menos um entrevistador do FBI que achava que o Fernando disse era mentira, que esse foi o meu entendimento na época. Hoje, como eu leio as citações do FBI, de uma reunião com Fernando, em agosto, eu posso ver que ele dizia a verdade, e não o que ele disse à Laurie Soriano em junho. Então, eu vou conceder algum crédito para Fernando, e atualiza-lo como um mentiroso criminal, um mentiroso regular. E eu discordo … De volta à história. David Benjamin, Gabinete de Anti-Pirataria da Universal Music enviou todas essas informações, juntamente com a minha correspondência de e-mail com Laurie Soriano, e também os posts meus no Antiquiet (do dia06 de junho até o dia do vazamento), para Michael Connelly, RIAA Supervisor de Investigações, Costa Oeste. Às 17:39 em 19 de junho, Michael Connelly enviou tudo isso para um agente de força-tarefa do FBI chamado Tommy Rackleff. Rackleff concluiu que era tinha informação suficiente para sugerem uma violação do Estatuto Federal 17 USC. O relatório foi enviado para o comissário especial do FBI Agente Jensen Penalosa, que foi informado e destinado ao meu caso.
O artigo 17 USC refere-se a um tipo muito específico de violação de direitos autorais: Qualquer pessoa que deliberadamente infringir direitos do autor deverá ser punido conforme previsto na seção 2319 do título 18, se a infração foi cometida pela distribuição de um trabalho que está sendo preparado para uma comercial distribuição, tornando-a disponível em uma rede de computadores acessíveis ao público, isso se essa pessoa sabia ou deveria saber que o trabalho foi destinado para distribuição comercial.
A conversa engraçada que eu tive com a minha namorada antes foi sobre Joel Stein, que escreve para o LA Times, que todos conhecer por seus comentários sarcásticos sobre merdas como o programada “VH1 Eu amo os anos 80”. Ele é um pouco mais credível, e um pouco menos engraçado Michael Ian Black. Seus textos na maior parte do tempo são sátiras muito grosseiras veladas, fazendo piadas até mesmo com o mais grave dos temas, e um monte de pessoas o odeiam por isso. Naturalmente, ninguém queria sair com ele. Bem, aconteceu que Joel estava no seu brunch de “socialite”, esperando a hostess do local atende-lo. Quando ele se aproximou de minha garota (ou quando ela se aproximou dele, ambos os cenários são igualmente compreensíveis), e iniciou uma conversa com a gente mirando para o que eu estava fazendo, e nesse ponto ele decidiu que gostaria de escrever sobre mim na sua coluna no jornal. Isso realmente era parte das tensas relações de trabalho da minha namorada, mais acho que ela não vai se importar sobre isso agora e vai rir já que ela não faz mais parte desse “mundo”.
Então, em 19 de junho, eu tive minha apresentação inicial na imprensa. Isso aparentemente consistia em ter um pouco mais de gente me atirando a merda como Joel por algum tempo. Eu pensei que eu tinha falado com o Wired, ou alguém chamado Andy Greene que voltaria naquele dia, mas eu não consegui encontrar nenhuma outra evidência de quaisquer outras entrevistas iriam acontecer, pelo menos até que uma ou duas semanas mais tarde, quando as coisas realmente começaram a esquentar.
Por coincidência, um velho amigo meu chamado Charlie Amter estava entrevistando o Slash no Deli do Canter para o LA Times. Meus vazamentos então vieram à tona. Algumas partes desta entrevista eventualmente me incluíram especialmente a parte em que o Slash disse ao Charlie que eu era um ladrão, e que eu deveria “apodrecer na cadeia” pelo o que eu tinha feito. Lembro-me disso rindo, pois, como é de comum conhecimento que Slash era um ladrão real e ousado com a mesma intensidade, já que, de fato, ele orgulhosamente dizia para quem quisesse ouvir que a sua icônica cartola foi produto de um roubo em uma loja de Hollywood. Era um lugar onde também eram comercializadas fitas cassete ilegais, senão me engano.
Em 20 de junho, o Sr. Penalosa realizou uma pesquisa com o meu nome no banco de dados do FBI. Eles descobriram que eu não tinha carro ou carteira de motorista, e várias (incríveis) acusações criminais apareceram: Em 2/12/2005, eu tinha sido preso por estar bêbado agitando uma arma falsa pelas ruas de Hollywood. De Filadélfia, foram 3 acusações de vandalismo institucional, 8 crimes de algo chamado de “injúria” (com 7 acusações de formação de quadrilha), e um crime anotado pela “ronda policial noturna”. “O que pude dizer, é que era um indomável”.
A Investigação
Nesse ponto, a investigação do FBI em toda a minha merda estava oficialmente em andamento. Embora eu chamasse de investigação do FBI, seria enganoso não esclarecer que a parte de investigação realmente foi realizada por Tommy Rackleff da RIAA. A cauda estava abanando o cachorro, para hora de montar.
As seguintes pessoas tentaram fornecer informações sobre os vazamentos para Rackleff, que as encaminhou para Jensen Penalosa: David Benjamin na Universal Anti-Pirataria; Brad Buckles, vice-Executivo Presidente da Anti-Pirataria na RIAA; o gerente de turnê e aliado do GNR Del James, um fã chamado William; o caçador de vazamentos oficial do Guns N’ Roses, Mr. Saint Laurent, um fã chamado Maribeth, Laurie Soriano; Fernando Santos e Beta Lebeis.
A maioria das informações enviadas para a RIAA era besteira e / ou pura especulação. Por exemplo, este cara o William, de quem eu não sei absolutamente nada, enviou um e-mail para Del James, dizendo que ele tinha “acesso a informações que podiam ser úteis para localizar a fonte original “das fugas”. Ele afirmava estar “convencido” de suas fontes, com provas suficientes para apoiar sua teoria. William alegou implicitamente que eu recebi as canções de Billy Howerdel da banda” A Perfect Circle”. Numa última análise, a evidência era pouco mais do que os fatos que Billy e eu somos amigos, e ele foi um das muitas pessoas que haviam trabalhado em Chinese Democracy. Como resultado, uma grande parte da investigação foi focada em Billy, antes de se concluir que a mixagem era de Andy Wallace, que foram feitas muito tempo depois de Billy ter abandonado o projeto. Até o dia de hoje, eu não sei se Billy já teve alguma ideia do quão perto o FBI esteve de bater à sua porta por causa de alguma de uma merda que o chamado William sua teoria ofereceram.
Desculpas a todos, Billy, e qualquer outra pessoa que poderia ter sido irresponsavelmente implicada. Deus sabe que eu tenho uma abundância de outros amigos que trabalharam no álbum, e que nenhum deles teve absolutamente nada a ver com qualquer um desses vazamentos.
Mr. Saint Laurent é um interessante blefador. Contudo que eu conheço sobre esse cara, ele mentiu sobre os vazamentos, a fim de obter outros vazamentos vindos do “mercado negro do Guns N’ Roses”. Esta confusão trabalhou para que ele em 2007, quando ele obteve algumas faixas que ele então vazou, ironicamente ganhando credibilidade no processo.
Em junho de 2008, ele estava dizendo a quem quisesse ouvir que tinha obtido as faixas que eu tinha vazado, anteriormente, a partir de alguém em Portugal, e que mais vazamentos estavam chegando. Maribeth tinha passando um monte de reclamações selvagens de MSL (e de alguns outros) para a Beta, que, em seguida, levaram apenas à ataques preventivos contra MSL e todos os grandes membros dos fóruns, através de Laurie Soriano e dos capangas da RIAA. Gostaria de agradecer a MSL pelo envio de meus acusadores e por algumas perseguições, como a apreensão de meus gansos selvagens que eu adestrado divertidamente. No final, tudo o que a RIAA e o FBI verificaram acabou com um vento quente soprando um monte de besteiras.
Brad Buckles falava sempre sobre os danos monetários dos vazamentos. UMG havia investido uma soma de 12 milhões dólares no projeto. Buckles afirmou que estes eram dólares reais que foram gastos, que nunca mais seriam recuperados por causa dos danos causados. Olhando por este lado… enxergamos corretamente o papel dos rótulos, e como os capitalistas se arriscar a perder milhões quando coisas assim acontecem. É uma opinião respeitável.
Em 23 de junho, enquanto a maioria das informações ainda estava sendo coletado, recebi a uma visita de Jensen Penalosa e uma agente mulher chamada Robin Davis. Eram meus “Mulder & Scully,” eu tinha até me esquecido do nome da agente totalmente até lembrar agora, embora eu tenha lembrado muito de Penalosa, principalmente porque o seu nome desde então se tornou com um código para “O cara”, porque ele tinha … Como posso dizer isso? Me mantido em contato.
Tenho anotações do FBI comigo de nossos encontros iniciais e telefonemas, e em nada delas havia algo que eu já não havia dito aqui. Eu não lhes disse nada sobre Steve, o carteiro, ou Jimmy Iovine sobre o CD, porque na época, eu quase não acreditava que nada disso era verdade. Eles queriam obter detalhes técnicos. Material forense. O computador fez que eu uso, qual a versão do Linux do meu servidor na web.
Coisas desse tipo. Então os convidei para irem ao meu apartamento na manhã seguinte. Apesar de a primeira visita ter sido uma surpresa, eu levava muito menos sério do que realmente era, e lembro-me de como cordial e principalmente divertido era. Tenho certeza de que as minhas primeiras palavras para eles, quando os vi sentados lá, foram algo como: “o que vocês estão fazendo, agentes do FBI?” A visita ao meu apartamento já não era mais intimidante. Eu voluntariamente emprestei-lhes o meu laptop por um par de dias para que eles pudessem copiar seu disco rígido. Eles prontamente devolveram-me depois de fazerem isso. Eles tinham algumas dúvidas sobre o porquê parecia terem alguns arquivos sido recentemente eliminados, o que eu respondi da melhor que pude.
Estas primeiras visitas foram chamadas de “emboscadas” em vários dos relatórios, e algumas das declarações foram feitas usando minhas próprias palavras. Eu posso ser sarcástico. Isso não é como dizer o porquê de eu nunca ter levado a sério. A investigação da RIAA continuou de julho a agosto. No dia 26 de junho Penalosa acessa meus dados novamente no FBI. Ocorreram alguns telefonemas breves. Em 21 de agosto, o Sr. Penalosa, contatou um grande amigo meu, que eu vou chamar de Dan, que estava hospedando seus posts no Antiquiet.com na época. Dan lhe informou os logs do servidor do dia 18 de junho, e confirmou o endereço IP que enviou os arquivos.
Eu estou com os logs do servidor na minha frente agora, e eles confirmaram exatamente a linha do tempo de como tudo aconteceu. Os registros mostravam todo o grande tráfego de dados (arquivos de áudio) explodindo entre 14H00 e 15H00. Em 23 de agosto, falei com o Sr. Penalosa por telefone. Aparentemente, ele queria saber se eu tinha compartilhado as faixas com mais ninguém no meu fórum. Eu lhe disse que não tinha. Em 25 de agosto de Penalosa falou com Fernando Santos, e conseguiram então o que verdadeiramente eles queria de mim.
A Prisão
A próxima parte da história não é contada em meus arquivos, então eu vou ter que reconstrui-la em minha memória, mas é uma vívida que eu compartilho com algumas testemunhas. Na segunda-feira, 25 de agosto eu estava falando com o Sr. Penalosa por telefone, e eu perguntei-lhe algum tipo de pergunta curiosa, e ele respondeu: “Eu não posso discutir com você quaisquer assuntos que vão ser apresentados perante o grande júri”, ou algo muito próximo daquelas palavras. Eu tinha sido irreverente até este ponto, não levando nada disso muito a sério, mas o júri me assustou. Eu sabia o que isso significava. Eu disse Penalosa algo que eu já tinha dito antes: se ele precisava para me prender, que ele poderia apenas me ligar, e eu gostaria descria imediatamente de bom grado. Eu queria mais do que qualquer coisa evitar um grande escândalo no meu trabalho, ou com os meus vizinhos. E então eu comecei a olhar para os advogados.
Os primeiros advogados entraram pelo porão como num script de cinema. A maioria eram advogados civis. Nenhum deles sabia coisa alguma sobre o meu caso, e só falavam em termos gerais abstratos. Nenhum deles parecia disposto a brigar, apenas estavam ali para apresentar minha culpa iminente. Eu precisava de um advogado criminal federal. E eles já tinham me ferrado, então eu encontrei a minha cara no site federalcrimesdefender.com. Foi quando falei com David Kaloyanides, e eu sabia que eu já estava ferrado. Sua voz era expansiva, como a voz de um Deus. Ele já sabia de toda a minha história. Ele tinha um plano. Nós trabalharíamos sem falar em dinheiro de alguma forma, porque ele me disse assim ia ser mais divertido. Marcamos então um encontro para quinta-feira (três dias depois). E então ele me disse para eu calar a boca. Na verdade, eu tenho certeza que ele me disse isso antes de qualquer outra coisa. Ele me disse para parar de falar com o FBI, para dizer-lhes que eu tinha um advogado, e que, assim como eu fizesse isso, eles deixariam de ser agradáveis.
No dia seguinte, Penalosa me telefonou. Eu lhe disse que tinha contratado um advogado. Ele calmamente aceitou esta notícia, e desligou o telefone. Como se ele estivesse pronto para ouvir isso, e já tinha tudo pronto para sua próxima jogada. Eu sabia que a merda estava prestes a vir a baixo, mas a minha reunião agendada com David me manteve calmo durante certo tempo.
Naquela noite, sonhei que os agentes do FBI invadiram meu apartamento, me puxando para fora algemado. Eu estava sonhando este sonho e fui acordado por agentes do FBI batendo na minha porta, às 7h00, em ponto. Levei um segundo para um soprar em minha mente, e então eu atendi a porta, vestido com minhas boxers. Havia pelo menos seis pistolas apontadas para mim a partir de pelo menos seis diferentes ângulos. Assustador sim, mas, infelizmente, vi os agentes pela primeira vez, e do FBI são um pouco menos propensos a descargas acidentais de munição, como meus velhos amigos nas forças policiais locais faziam em Delaware County. Jensen Penalosa estava segurando uma das armas, visando o lado esquerdo do meu rosto, a cerca de 30 metros de distância. Eu olhei para ele e disse-lhe que tudo isso era desnecessário. Eles me arrancaram da porta, me algemaram e me levaram até um carro preto. Eu não disse mais nada. Eles não “invadiram” o meu apartamento.
Foi uma viagem longa e tranquila de Culver City ao centro de prisional federal, sem tráfego naquela manhã de Los Angeles. O carro parou em uma espécie de garagem estranha. Fui levado a um escritório lá, tiraram minhas impressões digitais, para um exame de DNA. Havia um cartaz, no lobby, ele mostrava, creio eu, “Hanging Judge” de Isaac C. Parker, com a frase “Não deixem que nenhum homem culpado fuja”. Neste edifício, os criminosos eram executados pelo Estado, e isso era uma questão de orgulho para eles.
Fui levado para uma cela com um monte de outros criminosos. Eu bati de frente com um cara chamado Cerrano, que havia escapado e voltado mais de 5 vezes ao presidio.
Ele era um cara suficientemente legal. Um garoto de uns 20 anos que estava na merda. Quando eu disse a eles que eu estava lá por causa de alguns MP3’s, todos deram risada. Bebíamos suco de laranja em caixas de papelão, e eles evitavam nos dar alimentos embrulhados, pois, poderíamos colocar paus dentro do embrulho.
Meu foco principal, no entanto, estava em no meu julgamento. Esta é uma parte importante, mas uma parte não muito bem conhecida do processo judicial, por meio do qual uma grande quantidade de pessoas podem ser salvas ou super ferradas. Como você espera ser acusado, é normalmente lhe dada a oportunidade de ter uma entrevista de pré julgamento, no qual você dirá a um secretário judicial a sua formação, situação de trabalho, situação financeira, etc. Estas informações são usadas para ajudar o juiz decidir o seu destino, e detalhes importantes como a sua fiança.
Esta informação é geralmente imparcial, na medida em que se trata diretamente de você, e não de um diretor ou procurador. Às vezes, a entrevista pré-julgamento não acontece, por qualquer motivo. Em nestes casos, o juiz vai simplesmente continuar o que tem sido dito pelo Ministério Público.
Meu encontro com David foi marcado para o dia seguinte, então, tecnicamente, eu ainda não tinha um advogado, e meu caso foi dado a um defensor público. Cá entre nós, a maioria dos defensores públicos não são tão bons quanto os demais advogados, ao menos você realmente precisa ter sorte, ou provar um ponto sutil sobre o seu desacordo com a Lei. Então, minha cara estava bem por enquanto. Seu nome era Gabe, eu acredito. No entanto, o tribunal estava tentando me colocar na frente de um juiz antes que eu tivesse a minha entrevista de pré-julgamento. Eles lutaram, e essa luta consuma mais e mais do meu dia. Se não tivesse nenhum problema, eu teria sido a hora do almoço deles.
Depois do meu pré-julgamento, ainda de punhos algemados, fui levado a um tribunal, ou, mais especificamente, ao lado de um tribunal, que tinha uma folha gigante de acrílico na frente dele, como se um jogo de hóquei estavisse prestes a irromper entre as equipes jurídicas. Na galeria sentou-se a minha garota. Assim como eu estava entrou o Cerrano que estava também algemado. Ele viu Penalosa e Davis sentado, e acenou com a cabeça em minha direção, dizendo algo como: “yo, seja bom para o meu filho.” Eu amei essa merda.
Gabe tinha tentado me declarar inocente apenas por uma questão de formalidade, para manter minhas opções em aberto, e, graças a minha entrevista de pré-julgamento, fui libertado sob fiança. Isso significava que a minha namorada eu assinamos uma declaração dizendo que não iriamos desaparecer, ou então ela teria que pagar US$ 10.000. Felizmente, ao menos naquela época, me matar não valia menos do que US$ 10.000 para ela. O juiz estava surpreso que eles tivessem me prendido com o uso de armas. Na verdade, ele disse: “Eu não entendo por que isso não foi resolvido com uma convocação, como eu recomendei. “Conte-me sobre isso”. De qualquer forma, um grupo de agências de notícias informaram que eu tinha “prendido um inocente”, que um monte de pessoas consideradas ridículo, mas era realmente sem sentido.
A Defesa
No dia seguinte, encontrei-me com David Kaloyanides. Estávamos enfrentando uma acusação criminal de direitos autorais nº 17 USC como Tommy Rackleff tinha recomendado, mas David apontou uma falha óbvia: Por que para que a lei seja aplicável, o trabalho precisaria estar comprovadamente encaminhando para um lançamento público, e para que isso aplicasse se a mim, o tribunal teria que provar que, de fato, aquelas verões das músicas eram as versões finais preparadas a para distribuição comercial. Em outras palavras, o governo dos EUA teria de provar, em juízo, que Chinese Democracy estava realmente chegando. E ninguém na RIAA tinha informado o governo que essas músicas tinham sido espalhadas durante 14 anos. Só que eles tinham custado US $ 12 milhões. O governo iria em breve vir a perceber a RIAA tinha-lhes dado um caso bastante ferrado pra resolver.
David fez seu desconto como de costume, e só me cobrou uma tonelada de dinheiro. Me apertei, pedi dinheiro emprestado para fazer os pagamentos dele, e ralei muito trabalhando para ter o dinheiro no banco. Eu tinha uma que estava a caminho, e ela era a coisa mais importante para mim.
Custaria mais uma tonelada de dinheiro para levar o caso a julgamento, se eu quisesse. Mas estávamos dando um passo de cada vez. A primeira tonelada cobriria tudo até um julgamento.
Se você digitar no Google o meu caso, você vai encontrar relatos das diversas aparições na corte. Muitos deles sem sentido, e em grande parte descritos na mídia como uma ignorância das verdadeiras ramificações legais (ou da falta dela). O que eu realmente me lembro é de uma série de reuniões, a cada duas semanas, durante uma ano. Essas reuniões aconteciam em um ou dois lugares: Um deles era um café em Chino Hills com o meu advogado e um investigador que contratamos, ou, aconteciam por de trás de uma porta baixa fechada, apenas David e eu e o Assistente do promotor designado para o meu caso.
David me fazia me sentir invencível. Ele nocauteava qualquer conversa sobre uma taxa de direitos autorais para o autor de um crime em primeira instancia, e toda a batalha a partir daí em diante tornou-se, mais ou menos, uma questão de os EUA governo tentando salvar a si mesmo, para descobrir como me bater com uma contravenção. Eles tinham levado para a cadeia, todos os candidatos a piratas de música, mas David e eu compartilhamos um ressentimento para o fato de que o governo deste país que tanto amamos deixar um monte de lobistas fazer o dever de casa para eles.
Direito
Em uma das aparições no tribunal, eu não me confessei culpado para a nova acusação, contravenção. Então a maioria das agências de notícias relatavam que, mais uma vez, que eu estava como “Me implorando inocente” (mais uma vez, não é a coisa certa), e nem sequer percebiam que a acusação de repente virou um crime de contravenção. Eles ainda estavam dizendo que eu estava apto a pegar três a cinco anos de prisão, quando, na realidade, o delito trazia no máximo um ano de prisão.
Poderia ir embora, a qualquer momento, se eu desse a ele uma de minhas fontes. Um peixe maior. Eu não queria fazer isso, mas eu estava disposto a ajudá-los a colocar algumas peças no lugar, desde que eu pudesse proteger os meus contatos. E nós conseguimos fazer isso através de uma manobra legal, que envolveu David representando Steve, onde eu poderia fornecer informações para a nossa equipe jurídica, apenas como um informante anônimo.
Gostaríamos de ajudar na historia do e-mail. Começamos com uma lista de pessoas que tinham uma cópia das musicas, de acordo com as informações do FBI. Eram poucos. Três nomes: Andy Wallace, cuja relação com Guns N’ Roses foi aparentemente abalada durante algum tempo devido ao dinheiro que eles lhe devem; Merck Mercuriadis, ex-empresário de Axl, que havia tocado as músicas para Interscope, em 2006, e, incrivelmente, Mister Saint Laurent, que tinha afirmado ter obtido uma cópia de “um cara em Portugal.” Uma dessas coisas não tinham nada haver, e como eu disse, as alegações da MSL foram logo desacreditadas e removidas desta lista.
Nossa posição o tempo todo foi de que “a fonte” teria que ter seu nome nesta lista: alguém que pudesse ter obtido o álbum de forma legítima, e, em seguida, passou para alguém de fora.
Enquanto nós exploramos as várias fontes possíveis, pessoas e seus motivos, em paralelo, tínhamos muito a resolver para a base do nosso caso. Nós estávamos agindo como se estivéssemos indo a julgamento, preparando para qualquer coisa.
Havia uma série de evoluções e descobertas no nosso arsenal. Lá estava a cópia do Chinese Democracy 12 (vinil) que eu comprei na Amoeba Records em San Francisco, um bootleg. Após a descoberta de irregularidade pela RIAA, foi uma revelação para o governo que qualquer uma dessas faixas tinham vazado antes. Em primeiro lugar, não só existiam mais faixas além dessas “lá fora” durante anos, mas em segundo lugar, que todos, ou algumas poderiam ser casualmente comprado em uma loja qualquer de discos, aqui no nosso próprio quintal, longe de ser uma commodity quente ou algo secreto do undergorund. Claro, as mixagens de Andy Wallace eram um pouco diferente. Importante aos fãs apenas.
Havia a idéia de que poderíamos apresentar, em juízo, provas de que os vazamentos das músicas muitas das vezes pode gerar aumento nas vendas, e que as grandes gravadoras têm frequentemente orquestravam isso. O governo teria de provar que o vazamento não foi intencional.
Em seguida desses fatos, houve a negociação com a Best Buy. Chinese Democracy foi finalmente lançado em 23 de novembro de 2008 exclusivamente na Best Buy, cerca de 20 semanas depois do meu vazamento. É a partir dai haviam planos concretos, para sua ida as prateleiras. Muito rapidamente, especialmente se estamos falando sobre a criança do pôster, estranho para um álbum cheio de atrasos. O que sabemos na verdade sobre esse negócio? A Best Buy pagou uma grande soma para a exclusividade, pelo menos sete milhões, segundo os relatórios. Obtivemos evidências que mostraram que o valor dessa exclusividade foi determinada em grande parte pela mídia que meus vazamentos haviam criado. A UMG tinha mostrado a Best Buy os gráficos de tráfego do Google para Chinese Democracy, que começaram a voar alto desde junho.
A chapa estava quente, por assim dizer. E antes que a Best Buy estivesse a bordo, a única fonte de calor para o fogo era eu.
Começamos então a perceber uma tendência peculiar. Talvez tudo tivesse sido coincidência, talvez nada disso, ou talvez algo entre isso. Mas cada vez que havia um grande desenvolvimento no meu caso, havia um evento promocional que parecia para capitalizar sobre mim. Bastava eu participar de uma audiência no tribunal, algo único aparecia. Ou então a arte do álbum seria revelada. Ou havia um anúncio de turnê. Eu esqueci o que alinhamos, na época, eu não tinha certeza se isso era calculado, ou se as nossas imaginações estavam ficando fora de controle.
O que eu acredito é que a UMG usava meus vazamentos para tirar vantagem. A coisa mais bela que posso dizer é que talvez os danos que eu havia causado nunca superaram os benefícios do que eu tinha feito. Claro nós não poderiamos fazer isso sem uma evidência matemática. Teria sido muito interessante revelar isso no tribunal. Mas a UMG foi a Best Buy armada com um pouco mais do que a atenção que eu tinha chamado.
Em algum momento em 2008, eu não tenho certeza de quando, encontramos um email de Laurie Soriano para Jensen Penalosa, dizendo-lhe que tinha chegado para sua informação que Jimmy Iovine “de fato, tinha uma cópia das faixas”, e que seu nome devia ser adicionado à lista de possíveis fontes. A pilha de dados que eles tinham recolhido não era de forma organizada, num modo de dizer, não havia nenhuma rima ou razão entre ordem em que as peças do quebra cabeças foram tiradas no lugar. Vou observar que a AUSA não tinha ideia nem de quem era Jimmy Iovine.
Mas uma vez que eu tinha encontrado o e-mail de Soriano, a história tornou-se plausível. Nosso investigador, o nosso próprio Mike Ehrmantraut, fez algumas escavações, eu acredito que foram tão longe até bater na porta de Iovine. Para encurtar a história, conseguimos confirmar o suficiente da história para rastrear o vazamento e voltamos para o seu escritório na Interscope.
Nós entregamos isso tudo para o governo, como (não oficialmente) era parte de um fundamento de contravenção. A acusação era equivalente a copiar um álbum para um amigo. De qualquer forma, um acordo judicial seria o fechamento da questão criminal para mim.
Mas antes que pudéssemos finalizar o acordo judicial, tivemos que passar por um processo de negociação áspero sobre “danos”. A RIAA estava disposta a deixar cair qualquer pedido de restituição se eu concordasse em fazer uma bobagem anti-pirataria para eles. No entanto, o governo pretendia me empurrar 6 meses de prisão. Foi surpreendente que a RIAA estava sendo mais razoável do que o governo. No entanto, o governo, de um modo geral, gosta de afirmar a sua independência. Como David colocou em um ponto, o governo decide e executar seus próprios casos. “A vítima não diz (o governo sim) o que fazer. Esta é também uma maneira de dizer que se a vítima perde o interesse, o governo perde interesse. “Talvez isso tivesse algo a ver com a agressividade do governo que permanecia enquanto a RIAA começava a recuar.
Tinhamos algumas opções. Nós poderíamos concordar em fazer o acordo com a PSA para fazer a RIAA ir embora, e lutar contra o governo durante 6 meses através de argumentos escritos, com a ajuda de uma possível liberdade condicional. Ou, poderíamos ter uma audiência probatória sobre danos, um mini-julgamento. O que seria mais demorado. Ou simplesmente argumentamos, quando o juiz marcar a audiência. Ou, poderíamos dizer a todos para irem ser ferrar.
Estávamos muito confiantes de que poderíamos ganhar no julgamento. Nós tínhamos enviado intimações a todos. Para a banda, com a RIAA, para a Iovine e para Axl e todos, a UMG, a Best Buy.
Tínhamos um circo completo. A luta era mais sobre danos aos planos dos negócios, todos os quais teriam de ter estado inscritos como prova, não como em um julgamento civil, mas como num criminoso. Nem a UMG nem a Best Buy queria mostrar seus contratos em público, e eles lutaram com unhas e dentes para suprimir todas as evidências. Havia uma boa chance de que toda aquela merda de espetáculo não desse em nada.
Mas eu não queria gastar mais uma tonelada de merda de dinheiro em um circo que drenava minha alma por mais um ano. Especialmente quando não havia tanta incerteza como o que eu iria enfrentar depois de uma audiência probatória. Ao invés de ter o dobro ou nada, eu concordei em fazer “o acordo estúpido da PSA” (citando um e-mail que enviei para David em 30/3/2009), o que elevou as nossas chances de ter uma audiência probatória privada. Eu tive que desembolsar alguns milhares de dólares para derrubar alguns mandados abertos na Filadélfia, e tínhamos que juntar o melhor argumento para mostrar que a prisão era uma punição inadequada.
A Sentença
Esses são os destaques de nossa posição na condenação (no caso probatório), além de todos os detalhes óbvios de muitos atrasos do álbum, que começaram em 1999: O selo tinha um contrato para a venda no varejo da exclusividade com a Best Buy em que o varejista pagou para ter 1,3 milhões de cópias do álbum antecipamente. Em 6 de fevereiro de 2009, o total de vendas do álbum nos EUA só tinha alcançado 537.000. Mas a Best Buy tinha pagado por um total de 1,3 milhões de cópias. De um ponto de vista financeiro, o álbum foi sem dúvida um sucesso a nível de um disco de platina para eles. E como eu disse, a UMG colaborou com eles para isso devido aos “meus vazamentos”.
Os executivos da indústria culpavam as baixas vendas do álbum por Rose não promover o álbum através de vídeos, turnês e entrevistas. Outros atribuíam isso a Best Buy, argumentando que o varejista fez pouco para promover os seus direitos exclusivos para vender o álbum. Rose apontava o dedo para a Interscope Records e Jimmy Iovine, por não apoiar suficientemente o álbum desde sua produção até a comercialização. Ele disse à Billboard que não acreditava que as vendas do álbum foram prejudicadas por minha causa.
Também fizemos um exame detalhado da suposta quantia a ser paga pela infração, um valor que era impossível de definir. Essencialmente, mesmo que o governo pudesse estabelecer o valor de varejo de cada faixa (que variam enormemente entre os formatos, devido à indústria da música em geral ser sem sentido), não havia nenhuma maneira razoável para determinar o número de infracções. Eu tornei as faixas disponíveis para ouvir apenas. Eu não permiti que qualquer pessoa fizesse o download ou copiasse os arquivos e, na verdade, eu tomei medidas para evitar isso. Eu poderia ser inteiramente responsável por quaisquer terceiros, que burlaram os meus sistemas. Embora o número de visitantes ao Antiquiet pudesse ser rastreado, um número de visitantes não equivale a um número de downloads. Não há nenhuma maneira de saber quantos visitantes realmente baixaram as faixas, ou ouviram os arquivos. A alegação de que o número de infrações era igual ao número de visitantes era pura especulação, blá, blá, blá, e a “tal suposição não era uma base adequada para o Tribunal para fazer uma estimativa razoável da quantia de violação”.
Na sentença em 14 de julho de 2009, a AUSA humildemente pediu para mim de 60 a 90 dias de detenção, mas aparentemente, fizemos um acordo bastante bom, e o juiz me deu alguns meses de prisão domiciliar e um ano de liberdade condicional. Eu fiquei surpreso ao receber essa pena. Eu estava aliviado por poder finalmente ir embora.
A prisão domiciliar era uma espécie de piada, considerando que eu sou um pouco caseiro. Como eu tinha meu trabalho ligado isso tornou tudo mais fácil, ou seja, se eu quisesse assistir a um show, eu poderia conseguir uma liberação de “trabalho” muito rapidamente. Eu fui aso show do Nine Inch Nails “final” no The Wiltern com uma pulseira electrónica no tornozelo, e uma credencial em cima da minha camisa.
A proibição significava que eu não poderia viajar para fora do distrito sem autorização, isso tinha validade desde a minha prisão. Isso que quebrou meu hábito de voltar para minha casa na Filadélfia para ir a Bienal no Quatro de Julho. E, na verdade eu não fui mais lá desde então. O que provavelmente melhor.
Em 18 de março de 2009, recebi um passo de liberdade da AUSA. Aqui está a carta que me enviaram, escrito por alguém do RIAA:
“Para Kevin Cogill.
Como um fã de música de longa data, eu tenho uma compreensão e apreciação para a arte e visão que vai para além da realização de um grande disco. Músicos dedicam anos de suas vidas refinando suas habilidades, e dão o seu sangue, suor e lágrimas para o processo criativo. Infelizmente, seu trabalho duro e paixão é prejudicado quando suas músicas são distribuídas em sem autorização, ameaçando assim a sua capacidade de ganhar a vida através da venda de sua música.
Então, por favor: Respeite a lei, não abuse da tecnologia para distribuir música online sem a permissão de ambos os artistas e gravadoras proprietários da música. E respeite os artistas que você ama comprando suas músicas de fontes legítimas.”
Lendo isso agora, eu concordo com cada palavra. Hoje, eu acho que isso é uma boa mensagem. Na verdade, coloquei-a aqui, nesse contexto, não por ordem judicial, ela é certamente muito mais eficaz na consecução dos objetivos da RIAA do que qualquer punição forçada jamais poderia ter sido. Vocês são meus amigos, RIAA! No entanto, na época, eu me irritei com isso, eu tomei isso como um pedido de desculpas por um crime que eu não cometi. O que eu fiz foi um ato jornalístico, não uma corrida por um troféu ou um ato de roubo.
Eu recebi depois um PSA que só falava sobre os compartilhamentos de material de pré-lançamento. Alguns e-mails mais foram trocados, tudo no mesmo dia, e, em seguida, a punição e nada nunca mais foi discutido novamente. Um ano depois, o Wired, que sempre informava sobre minha saga de maneira responsável, publicou-a em um artigo intitulado “Uploader ri por último no caso Guns N’ Roses”, que ninguém além de David e eu apreciamos. Houve algumas citações de minha escolha, e um link para uma entrevista boba que David e eu fizemos com a TV atual.
Duckworth, o cara do RIAA disse no Wired que “devido a vários elementos deste caso (para não mencionar desnecessariamente os custos de produção elevados), [eles] optaram por não criarem uma multa. O Wired levantou a sobrancelha para a parte entre parênteses, e observuo que a RIAA gastou 64 milhões dólares para “caçar às bruxas” para um reles retorno de US$ 1,3 milhões. Estávamos falando de um spot de rádio que eu poderia ter gravado em Garageband, e um spot televisivo que eu teria feito de calça jeans em um fundo branco.
Depois dos números
Mesmo depois de ter sido punido apenas com liberdade condicional, fiquei nervoso. Em dezembro de 2010, eu tinha a palavra de David que o Ministério Público e o FBI ficaram ambos “putos” que eu conseguir evitar a cadeia, e que o Antiquiet ainda estava sendo acompanhado de perto. Eu estava alheio a muitas coisas, mas eu vivi numa paranóia constante naqueles dias. David me disse que o governo estava procurando algum erro no processo para me trazer de volta as acusações. Eu mudei todo o meu processo de trabalho nosso novo servidor, eu pesquisei técnicas de criptografia do FBI para certeza de que meus dados não pudessem ser comprometidos. Até hoje, todos os meus dispositivos estão fortemente trancados. Embora nenhum servidor é completamente “à prova de hacker”, a infra-estrutura de segurança do Antiquiet é muito mais sofisticada do que de qualquer outro site de conteúdo que eu saiba, com múltiplas camadas de hardware e software de proteção. Não estou desafiando o Anonimous, nem dizendo que eu perdi nossos pontos fracos, por favor, pelo amor de Deus, eu só estou dizendo que o babaca do site Antiquiet é realmente mais restrito a tudo isso.
Havia ainda alguns telefones deles, ações que nos deixavam mais vigilantes. Em um ponto, Jensen Penalosa foi à casa de Johnny, a investigar um novo vazamento de que não tinha conhecimento, mas parecia estar de alguma forma envolvido. Foi assustador, mas conseguimos combatê-los.
E estava constantemente cobrindo minha bunda de novas dores de cabeça, era como se uma guerra civil pairasse sobre a minha cabeça. O julgamento criminal acabou, mas até que o estatuto de limitações expirasse, não havia nada que impedisse a RIAA e / ou a Best Buy de me processar pelos danos. Isso porque durante três anos após o fim da saga, eu mantive minha boca fechada sobre a fonte, e outros detalhes do caso. Eu precisava salvar tudo isso se precisasse usar em um dia chuvoso.
Esperei passar o tempo suficiente, e agora meu nariz está limpo o suficiente para resistir a qualquer tempestade pequena que possa acontecer. Eu decidi fazer isso ao mesmo tempo em que iniciei um fluxo lento, mas constante de pedidos de entrevistas de pessoas das comunidades de fãs do Guns N’ Roses, que continuam até hoje. Eu considerei pelo menos aceitar um convite. Mas eu agitar muito bem o pote de convites, e marcar a tal entrevista dentro de minhas condições. Minha intenção é não deixar nenhuma pergunta sem resposta, e colocar essa droga para sempre num caixão.
É amplamente aceito que eu estou propenso a ter acesso a mais vazamentos. Eu não estou. Eu não sou um colecionador, e eu não me importo de ter alguma coisa que eu não possa compartilhar. Eu sei que há cerca de dez anos, há muito canções do Guns N’ Roses flutuando entre estranhos, mas eu esqueci os nomes de trabalhos dessas musicas, e eu esqueci o nome de um cara que eu conheci que tinha tudo isso. Eu realmente esqueçi esses detalhes. O que eu ouvi me deixou um pouco impressionado, pelo que me lembro, mas eu já não ouvia as músicas novas mais de uma vez. Eu mal posso lembrar como esses caras eram. Eu não tenho uma memória fotográfica.
Enquanto eu ainda estava trabalhando na Universal, em 2005, eu conheci um cara que veio para trabalhar com Axl, que me disse que ele tinha ouvido mais de 90 canções, 40 das quais eram algumas das melhores canções que ele já tinha ouvido. Catorze das 90 acabariam por estar em Chinese Democracy. Mas as dez demos que disponibilizei não significavam muito para mim. Se Axl Rose engasgar com um donut amanhã e morrer, haverá dez novos álbuns do Guns N’ Roses a caminho. Mas você não vai me encontrar impaciente para saber qual será o próximo álbum lançado nessa década. Então agora, eu não estou procurando por mais nenhum vazamento do Guns N’ Roses. Se você tiver alguma música, eu não estou interessado, e eu não tenho nada mais para você negociar. Eu acho que a comunidade de fãs do Guns N’ Roses é grande, e é para isso que ela existe, mas eu não tenho nada mais a oferecer.
No dia 11 de março de 2012, eu fui ao show do Guns N’ Roses no Wiltern. O que eu amo no Wiltern é que se você chegar cedo o suficiente, você pode obter uma pulseira para uma área bem na frente do palco.
Assim, durante todo o show, encontrei-me na frente e no centro, como meu rosto a não mais de dois metros das botas de Axl Rose. Havia muito contato visual casual, mas ele não fez nenhuma indicação de que ele tivesse qualquer idéia de quem eu era. A banda fez um grande show. Foi a minha primeira vez que os vi com o guitarrista Dj Ashba (esse cara não é brincadeira).
Por alguns anos, eu era o cara do ‘Chinese Democracy’, mas eu estou feliz em ver que esse estigma esteja acabando. De vez em quando ainda tenho problemas com isso. O Google investiu em uma das empresas que eu estava envolvido, e tiveram que fazer uma verificação de antecedentes em mim. Eles pensavam que eu era incrível. Eu tenho trabalhado com alguns caras associados com a comunidade de inteligência do governo dos EUA em um novo tipo de tecnologia, e todos eles acham que tudo isso é engraçado.
Eu posso exibir um perfil jurídico comparável ao do pior internacional terrorista ou igual ao de um assassino de policiais, graças à minha experiência as altas esferas federais da justiça. Isso é como um salão de diversões, ondes eles podem ser enganados por um pequeno, branco, lerdo como eu.
Mas para a maior parte das pessoas, Chinese Democracy é um pontinho pequeno e distante no retrovisor. Desenterrar tudo isso agora, para registrar de uma vez por todas, foi uma forma interessante de passar um fim de semana. Mas estou quero finalmente esquecer tudo isso agora, sobre esta grande caixa de papel que esteve na minha garagem nos últimos quatro anos e meio.
Segundo Kevin ainda, ele diz que, enquanto trabalhava na gravadora Universal em 2005, encontrou-se com uma pessoa que trabalhava diretamente com Axl Rose no estúdio, e que essa mesma pessoa contou a ele que já tinha ouvido mais de 90 músicas inéditas, 40 das quais eram ‘algumas das melhores músicas que ele já tinha ouvido na vida’. Como se sabe, apenas 14 dessas 90 já foram lançadas comercialmente.
Tradução: Elvis Fernando
Retirado de: Antiquet.com
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube
5 comentários
Apesar de longa, é uma excelente materia! Pude viajar e imaginar cada cena de como esse cara se fuD$%!!!
Realmente apesar dos vazamentos, acho que Axl nem sabe ao menos como é a cara do responsável pelos vazamentos…
Esse cara apesar de ter vazado com as musicas, com certeza ele atrapalhou nas vendas, pois muitos nao compraram por conta de ja conhecerem as musicas, tem pessoas que fizeram o download do vazamento e o download do lançamento, eu fiz questão de comprar, mas nem todo fã é fã!
Exatamente Lorenzo. Se comentário é perfeito! Concordo com número, grau e gênero!
Em 2007 eu achei algumas musicas do chinese tais como: Scraped, Sharckler Revenge que esta escrito Chicken Diner, If the world … Mais todas ela viam com um chiado. No ano seguinte quando chegou nas lojas eu viajei 280KM para comprar meu Chinese
Muito bom o texto, só que quem traduziu durante 7 longos dias e postou no guns n’ roses forum foi eu, então peço creditar meu nome. Obrigado.
Eu li e reli o post no GN’R Forum, gostei mto, bem que eles poderiam creditar você Elvis (Y)