A paixão pelo Guns N’ Roses está presente em gerações de fãs e colecionadores de discos não só brasileiros, mas de todo o mundo. Um deles é o Felipe Fleury! Tivemos uma longa conversa, onde falamos sobre discos, coleções, Rock e um monte de coisas.
Boa leitura!
Fale um pouco de você, Felipe. Qual é a sua formação e porque decidiu escolher esse hobby?
Vamos lá…sou publicitário, porém nunca trabalhei na área, pois na época de decidir o que queria ser, nem sabia o que queria ser, então, optei por aquilo que chegava mais próximo do que eu mais gostava de fazer, que era desenhar, mas, engano meu, pois o que me atraiu no curso de comunicação social, foi a parte de planejamento e não a de criação (que envolve mais a parte de senho, imagens e afins).
Com que idade você começou a se interessar pela música e pelo rock?
Pela música em 1988 e pelo rock, 1989. Eu sempre gostei de música, nos anos 80 ouvia muito house, o dance music da época e somente em 1989, quando fui apresentado à Patience (eu chamava de música do assobio) quis saber de quem era…o resto é história, rssss…
Quais são as suas bandas preferidas, Felipe?
As minhas preferidas são, fora o Guns N’ Roses, bandas que nem de hard são, como por exemplo Rush, Marillion, Pink Floyd, Queen, Yes, Genesis, Dream Theater, Iron maiden, Jethro Tull, IQ, Pendragon, entre outras, creio que estas são minhas TOP 11, rs…tem muitas outras…
Qual disco e qual música definem a sua vida?
Do Guns N’ Roses:
Música: Estranged, sem dúvida, a música, o clipe, a letra, o single, o promo, o LD, tudo que envolve esta música, mexe muito comigo.
Disco: Appetite for Destruction, não há como explicar.
No geral: Neverland do Marillion, é emocionante.
Como todo fã de rock, você tem uma coleção de discos. Qual o tamanho do seu acervo e quais as características da sua coleção?
Tenho mais de 200 LPs sendo metade do Guns N’ Roses, mais de 500 CDs, sendo uns 200 do Guns N’ Roses. Existem outros formatos também como shapes, uncut shapes, K7, enfim…creio que a característica principal é: colecionar Guns N’ Roses e tudo que envolve a banda, como pôsteres, revistas, discos em que saem uma ou duas músicas da banda, enfim, tudo. Não tenho nada copiado nem faço pirataria. MP3, somente pra escutar no carro que acabo extraindo dos meus próprios discos.
O que a sua coleção de itens diz sobre você, Felipe?
Nunca perguntei à ela, zuando…diz tudo, é meu maior passatempo, é nela que está tudo o que mais curto materialmente falando. A coleção me desafia, é só ter um item raro, que aparece outro, depois outro e mais outro, é isso que é bacana. Não é algo fácil, coleciono Guns N’ Roses desde 1989, hoje é uma coleção bem bonita de se ver. Coleciono também, não com tanta profundidade, as bandas que mencionei no TOP 11. Música é tudo!
Qual foi o primeiro disco que você comprou?
O Appetite For Destruction foi meu primeiro disco de Rock, mas ganhei de um amigo, o Lies foi o segundo, mas ganhei da minha bisavó (momento inesquecível), o primeiro disco de rock que comprei foi o Illusion II no dia em que ele saiu no mundo todo, mais precisamente em 17 de setembro de 1991, tenho a nota fiscal até hoje de compra naquela terça-feira histórica. Eu me lembro de ter juntado a metade e a outra metade meu tio deu, daí foi só alegria, de Civil War à My World durante meses na vitrola sem parar…
E o último, qual foi?
O promo CD Street of Dreams.
Além do Guns N’ Roses, de quais outras bandas/artistas você tem mais itens?
Das bandas que mencionei na questão 3. Minha preferida daquelas é Rush e na sequência Marillion, tenho todos os discos oficiais deles e mais algumas raridades. Procuro não me aprofundar muito, pois o foco é o Guns N’ Roses.
Como você organiza a sua coleção?
A coleção é organizada por ordem de lançamento dos itens e entre eles ponho os singles referentes ao álbum. Há um armário para CDs, box, K7 e compactos e outro para vinis.
Quais os itens mais raros que você possui em sua coleção?
Que eu considero são: Live Like a Suicide EP de 1986 em vinil. O Live Era da coleção Millenium em CD (parece mentira, mas é muito almejado lá fora), os box dos Illusions, o shape da cruz “Sweet Child O’ Mine”, creio que esses.
Qual item você procura há anos e até hoje não conseguiu comprar para a sua coleção?
O Chinese Democracy CD com a “red hand” na capa e o promo CD Hair of the Dog.
Onde você compra os seus itens?
Internet (Mercado Livre e Ebay), sebos e Galeria do Rock.
Sei que você gosta muito de Hard Rock, principalmente do Guns N’ Roses. Qual o impacto que o gênero e a banda tem na sua vida?
O hard rock não tem impacto na minha vida pra ser bem sincero. Claro, curto Van Halen, Aerosmith, entre outros, mas escuto pouco. Já o Guns N’ Roses mudou meu gosto musical, abriu as portas do rock pra mim, mas não me aprofundei no estilo, nunca ouvi uma música do Motley Crue por exemplo. Quando o Guns N’ Roses ficou menos produtivo, mais ou menos após o lançamento do single Sympathy For The Devil em 1994, fui procurar outros estilos. Foi aí que conheci o progressivo, por isso mencionei várias bandas deste estilo nesta entrevista, mas, voltando, o Guns N’ Roses foi, é e sempre será a minha prioridade, tá no sangue!
Qual é o seu objetivo como colecionador de itens e o que falta para você se sentir plenamente realizado com isso?
Uma vez, numa outra entrevista, me perguntaram o que faltava para eu ter tudo e respondi que dependeria de como vc conceitua o “ter tudo”, pois eu posso dizer que “ter tudo”, por exemplo, é ter todos os discos do Guns N’ Roses com os “made in” de todos os países, mas seria uma insanidade. Então, tudo depende, o céu é o limite na hora de definir o que falta para se sentir realizado…mas consigo responder, se hoje, eu tivesse o Chinese “red hand” e o Hir of the Dog promo, seria mais feliz, rsss…
Felipe, o Axl Rose – Fã Clube vai completar três anos de idade neste mês. O que acha de lançarmos uma promoção no site/Facebook e presentearmos um fã com algum item bem bacana e não tão fácil de encontrar?
Ótima ideia, já até sei qual será o item!
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube
15 comentários
#recalque
Muito interessante, quero essa coleção ai rsrs
KKK, adoro os comentários! Valeu Thais.
TENHO 3 VEZES MAIS QUE ELE E ESTOU VENDENDO!!!!
Felipe Fleury meu parceiro , ótima entrevista show de bola 😀
Valeu Bernardo…amizade eterna! Abraço!
Felipe,
Eu estou com uma “invejinha branca” de você!
kkk, valeu Monica, obrigado por ler…
que inveja
kkk, fica não, inveja não é uma coisa boa, kkk, brincadeirinha…que bom que gostaram, gostaria de poder mandar fotos de toda coleção, mas é praticamente impossível…
Que coleção… Tenho todos CDs do guns e um vinil do AFD! Tenho esse Live era da edição Millenium, meu amigo roubo do tio dele esse disco e me vendeu por 20 reais kkkkkk esses vinis do chinese democracy e singles relacionados eu não vi,vi apenas o vinil da caça do chinese da bicicleta! E aquelas capas da Granada e da mao com os bonequinhos,tu tem?
Caracaaaaaaaaaaaaas!!! Que Inveja Dessa Coleção…Muito Massa A Sua Coleção Felipe Fleury!!!
excelente colección un saludo desde Venezuela
Guns n’ Roses forever
Cara, parabéns! Só quem coleciona para saber o valor e adrenalina de receber uma raridade as vezes 30 à 90 dias para chegar…ou mais!
Puta que pariu deu até inveja agora :v huehuehue