O guitarrista Ron ‘Bumblefoot’ Thal esteve em Jacarta recentemente com o editor da Rolling Stone Indonésia, Ricky Siahaan e Dik Doank para falar sobre o programa de doação de guitarras para crianças locais.
Ricky, que também é o guitarrista da banda de heavy rock local Seringai, fez a escolha desse instrumento pois ele parecer ser natural de lá. Na Indonésia, ele disse, você pode ir a um lugar para sair e a cada 100 metros você pode ver alguém tocando guitarra.
Ele e seus amigos da Rolling Stone Indonésia começaram colecionando 1.000 guitarras em 2011, logo após o sexto aniversário da revista. Os instrumentos já foram entregues a crianças em abrigos, orfanatos, escolas islâmicas tradicionais e até mesmo prisões com o programa chamado “1.000 guitarras para as crianças indonésias”.
“Temos trabalhado com 60 músicos indonésios. Vinte são guitarristas. Eles se oferecem para fazer músicas pra gente e nós compramos guitarras com a venda delas,” disse Ricky em um evento recente no centro cultural @america, em Jacarta.
Distribuir as guitarras, no entanto, tem sido mais difícil, de acordo com o Ricky. “Sessenta por cento dos instrumentos já foram entregues, mas fica caro enviá-los para fora da cidade. Então, os músicos são muito úteis com a distribuição quando eles fazem turnês.”
Bumblefoot, que disse que a discussão interativa no @america foi a sua primeira em oito anos, e não foi muito diferente dos seus esforços filantrópicos. Aos 44 anos, ele ajuda o Multiple Sclerosis Research Foundation, realizando shows beneficentes, visitando pacientes e até doa uma parte do que gera com a sua linha de molhos picantes.
Nos EUA , ele se apresentou com o Little Kids Rock, uma grande instituição sem fins lucrativos que oferece aulas de música e instrumentos gratuitos para mais de 109 mil crianças de escolas públicas e em comunidades afetadas pelo furacão Sandy.
“Esse tipo de ação acontece em todo o mundo “, disse o Bumblefoot .
Dik, que trabalha com Ricky no projeto “1.000 guitarras” há um ano e meio, levou 20 alunos que ele tem treinado para tocar diante de uma platéia entusiasmada de quase 400 pessoas no @america. Os alunos, usando coroas de papel tocaram guitarra, bateria e dançaram para o público.
Bumblefoot disse que ele estaria interessado em fazer um festival de música local com músicos indonésios colaborando. “Entrar em contato com a Indonésia, recebe cinco bandas muito boas da Indonésia , e para cada banda , um convidado de uma banda bem conhecida “.
Bumblefoot disse que talentosos artistas locais mereciam mais consideração. Ele disse ainda que talentosos artistas locais mereciam mais consideração. Ele muitas vezes vai em busca de novos talentos. Em julho, por exemplo, esteve tocando com o Point of View, uma banda de heavy metal, de Dubai.
“Muitas vezes, bandas locais não recebem a atenção que merecem. Pode ser porque é muito difícil de viver e de fazer uma turnê — ou em Dubai, você precisa deixar seu emprego para ir a uma turnê.”
Ricky quer músicos para poder continuar a promoção do movimento das “1000 Guitarras”, dizendo que ele não vai apressar o programa e só vai entregar guitarras para aqueles que precisam. Ele também espera que a aparição de Bumblefoot em Jacarta possa resultar em uma música ou vídeo para que seja baixado gratuitamente pela Internet.
Bumblefoot saudou a ideia. “Quando a música é servida para um bem maior, isso significa algo mais do que só entretenimento”.
Retirado de: The Jakarta Post
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube
1 comentário
Isso é ser muito mais do que um Rock Star!
Parabéns pela sua consciência de que talentos locais merecem mais atenção e o quanto você pode modificar a vida de uma criança lhe ensinando a tocar um instrumento mas esse instrumento precisa ser doado pois essas crianças não tem como comprar!