Com sua cabeleira, barba trançada e sorriso tímido, Ron “Bumblefoot” Thal foi entrevista na semana passada pelo site The Times of India antes de subir ao palco com a banda de Dubai, Point Of View no The Festival III, Nazrul Manch, Kolkata. O guitarrista conversou com o TOI sobre as suas últimas (longas e cansativas) viagens, contou algumas histórias de backstage do Guns, os atrasos de Axl e muito mais.
TOI: Como a Índia está te tratando?
Ron: Eu estive aqui com o GNR no ano passado também. Eu amo o entusiasmo do público. Desta vez em Bombaim, fomos ao palco e um enxame de pessoas caiu sobre nós. Muito adorável!
TOI: Ouvi que você desmaiou antes do show em Deli?
Ron: Tem sido agitado. Voar, passagem de som, tocar, duas horas de sono… Meu corpo e mente simplesmente desligaram. Eu não desmaiei, mas foi próximo de um colapso.
TOI: Como é fazer parte do Guns N’ Roses?
Ron: GNR é uma grande fuga de montanha russa do caos e da destruição.
TOI: Você não está preocupado que esta afirmação seja mal interpretada?
Ron: Confie em mim, quero dizer da maneira como ele soa. Que provoca destruição em seu caminho, onde ele vai, e eu não sou apenas parte dela, mas também a razão para ela. Assim que eu assumi plena responsabilidade.
TOI: Compartilhe algumas anedotas.
Ron: OK, então, a mais estranha história que me lembro é uma vez em Praga, nós tínhamos acabado de tocar. Era seis da manhã. O hotel abriu o bar pra gente. Por isso era só agente, exceto por um garoto, provavelmente em seus 20 anos, cambaleante. Nós ouvimos ele dizer ao gerente da banda, ‘Eu sou o gerente desta banda.’ E nós estávamos como, ‘Verdade!’ e o garoto se recusou a sair. Então houve uma verdadeira luta no bar acontecendo lá, enquanto eu estava conversando com duas modelos da Eslováquia que estavam me ensinando a linguá delas. Do meu lado, estava um outro membro da turnê da banda, absolutamente exausto, tentando ensinar música para estas mulheres. Então ele gritou: ‘Do que vocês gostam de um show?’ e as duas ficaram como, ‘que diabos ele está falando?’
Imagine tudo isso acontecendo ao mesmo tempo! E, em seguida, no andar de cima, encontramos o cara, barrado, juntamente com seus pais e uma câmera. Então, eu fui até ele. E ele disse. ‘eu realmente sinto muito, eu estou tão bêbado! Meu pais podem tirar uma foto minha com vocês?’ Tiramos uma foto com o garoto, que tínhamos acabado de espancar. Que estranho isso! Então fomos para o quarto de Axl (Rose), o vocalista da nossa banda e conversamos por cerca de 20 horas. A única razão que eu tive que sair foi porque eu tinha que entrar no avião para chegar ao próximo país para um show. Então Axl chegou, ele estava chateado e disse, ‘Eu pensei que tínhamos dois dias, entre os shows’, e eu disse ‘Você cara, falou por dois dias! As persianas estavam fechadas, então você não viu o sol se levantar ou cair! Com ele, você está na zona de tempo AXL, um estranho vórtice onde tempo e espaço desafiam as leis da física. Eu tenho vivido nessa zona há sete anos!
TOI: Então, como foi a viagem?
Ron: Cheia. Muito cheia. Aqui está outro incidente. Uma vez no Japão, nós estávamos de pé por 43 horas. Novamente, acabou em briga no bar! Um modelo, ele começou a atirar cubos de gelo na gente. Então ele veio e sentou-se, infelizmente na namorada de alguém. Então todo mundo estava gritando para o cara e ele levou um soco! E a próxima coisa que soubemos, ele estava no chão preso por dois outros caras. E eu, eu peguei um sofá e estava dizendo para os meus amigos, ‘Mudança!’ porque no meu cérebro, eu ia colocar esse sofá sobre esses caras e me sentar sobre eles e continuar tendo um bom tempo! E então eu ouvi a assistente de Axl gritando, ‘Bumble, coloca o sofá no chão’ Então, saímos de lá. Era cerca de seis horas da manhã. Fomos para o mercado de peixes do Japão, sorveteria e acabamos tendo uma guerra de sorvete. Voltamos para o hotel, fui ao banheiro e conversamos ali até uma e meia da tarde. De novo, a única razão que eu tive para me levantar e sair, foi por causa de uma entrevista em vídeo. A entrevista acabou sendo maluca, por que eu estava todo desarrumado e privado do sono por 43 horas!
TOI: Bollywood é bem conhecida por aqui. Você sabe o que é?
Ron: Bollywood? O que é isso? (rindo alto). Claro, eu sei. Toda a gente sabe. É ‘Baw-leeewood’ cara!
TOI: Você já ouvir as batidas de Bolly?
Ron: Bem, já. Eu não sou capaz de identificar as músicas. Eu gosto do estilo. Você aprende de diferentes gêneros.
TOI: Axl é famoso por atrasar. Como você lida com isso?
Ron: Estar na hora é um sinal de respeito. Eu tive momentos difíceis com Axl. Tem sido mais de uma vez, quando eu saí porque eu estava tão zangado!
TOI: Eu não vou te colocar em uma situação apertada, pois você é apenas um recém-chegado na banda, em comparação ao Axl?
Ron: Para mim, honra e caráter são mais importantes do que qualquer outra coisa. Eu posso andar longe de qualquer coisa, se eu sentir que compromete a integridade. Mas, afinal, GNR é como essa grande família disfuncional. E nós apreciamos cada alto, cada baixo juntos. Nós nos damos tão bem, porque nós não fazemos questão de coisas mesquinhas. Além disso, os shows do GNR têm vindo bem ultimamente, e principalmente, Axl tem estado no palco na hora. De fato, em um dos shows, ele subiu dois minutos mais cedo. Eu me lembro, estávamos marcados para iniciar às 20h e subimos às 19h58! Isso é incrível, não é? (risos)
TOI: Você foi recomendado ao GNR por Joe Sartriani. Como você conseguiu contato com ele?
Ron: Nós nos conhecemos através de uma revista de guitarra. Ele disse algo sobre mim e eu entrei em contato com ele para descobrir se isso era verdade. Depois disso, estamos ligados. Ele é o cara mais doce que eu conheci. Isso é mostrado em sua música. Não estou dizendo que ele é o meu ídolo, ou qualquer coisa. Vejo ele como uma pessoa e ele é uma das melhores pessoas que já vi.
TOI: Alguém que você gostaria de tocar mas não teve oportunidade?
Ron: Les Paul. E gostaria muito de fazer música com o Foo Fighters. Eles são caras muito legais que fazem coisas boas!
TOI: Há comparações do Slash com Buckethead, das formações anteriores? Como você lida com isso?
Ron: Você está absolutamente certo. Eu sou seu segundo cara’. Não o primeiro. Mas adivinhem, o cara aqui saiu dessa. Então, ou você pode ir em frente sem um cara ou você pode me aturar. Que é a vida. Eu não estou em algum tipo de batalha contra o passado. Eu, Slash, Buckethead todos nós somos músicos e todos nós amamos o que fazemos. E todos nós respeitamos uns aos outros. Se você quiser tirar o máximo proveito do GNR, não se deve separar um capítulo do outro. É uma viagem de 25 anos!
TOI: Sua comida indiana favorita? Você gosta das coisas picantes?
Ron: Trás isso pra cá. Há um lugar em Manhattan, onde eles fazem o curry mais quente de toda NY. Então eu aceitei o desafio. Eu ganhei duas vezes. Quanto mais picante melhor, eu digo!
Retirado de: The Times of India
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube
1 comentário
Nossa, muito interessante! AMEI a entrevista ♥