Os leitores do site devem se lembrar de uma matéria publicada aqui há alguns meses em que discutíamos A Doença de Axl Rose. Muita gente disse que isso era besteira, e que era apenas uma tentativa de justificar algumas atitudes de Axl Rose. Mas a coisa é muito mais séria do que parece. A matéria a seguir foi traduzida do Chicago Times, publicada originalmente em 11 de Dezembro de 2002:
“O cancelamento da primeira turnê do Guns N’ Roses em quase 10 anos está diretamente ligada com o comportamento cada vez mais bizarro do vocalista Axl Rose, de acordo com o colunista do Chicago Times Bill Zwecker. “Figura sempre excêntrica no mundo do rock, amigos pessoais e a família de Rose estão preocupadíssimos com como anda seu estado mental nos últimos meses. O próprio vocalista admitiu que tem lutado contra demônios dentro dele. ‘Consegui juntar algumas peças de mim mesmo para fazer isso hoje a noite’, disse Rose para a plateia no Madison Square Garden num show em Nova York.
Essa semana, após o cancelamento da turnê, Rose está muito próximo de dar entrada em hospital psiquiátrico. Famoso por um comportamento explosivo, Rose tem estado “cada vez mais estranho e exausto”, disse um velho amigo dele a essa coluna.
Para essa turnê, Rose viajava com seu próprio psiquiatra, cuja maior responsabilidade era convecê-lo de que era importante para sua saúde mental que ele subisse ao palco todas as noites e cantasse. Obviamente, isso não deu certo na sexta-feira passa na Philadelphia. Rose teve um colapso mental e não subiu ao palco, tendo em seguida cancelado a turnê inteira.”
Não se sabe se Axl deu entrada no hospital psiquiátrico ou não. O que se sabe é que depois desse incidente, Axl ficou mais de 4 anos sem ser visto em público. Em 2010, em show nos EUA na cidade de Sturgis, Axl e o guitarrista da banda Bumblefoot brigaram durante a apresentação, e Ron deixou o palco. No dia seguinte, Axl Rose publicou uma mensagem no Twitter: “Todos os shows da turnê do Guns N’ Roses estão cancelados. Contatem os produtores para reembolsos.”
Após algum tempo no ar, a mensagem foi excluída e a produção do Guns N’ Roses divulgou uma nota dizendo que o twitter de Axl fora hackeado. Balela. Em 2011, antes do Rock in Rio, Axl publicou no MyGNR – maior fórum do Guns N’ Roses na internet, com mais de 40 mil membros – que a banda lançaria um novo álbum em 2012. Em seguida, o mesmo ocorreu. A mensagem foi excluída e a produção da banda divulgou que Axl fora hackeado.
É inacreditável que Axl tenha sido hackeado duas vezes. Será que as senhas dele são tão fáceis? O que certamente aconteceu foi que Axl, dominado por crises de depressão ou de euforia – dois dos principais sintomas de sua doença – tenha agido sem consultar seus empresários.
A matéria completa sobre a doença de Axl Rose pode ser lida aqui.
Outros fatos que corroboram a existência da doença são algumas das músicas do Guns N’ Roses. Sweet Child O’ Mine e November Rain, dois dos hits mais famosos da banda. Ambas as baladas começam de forma feliz, animada e alegre, contando uma bela história de amor. E assim vai até o fim da música, até quando de repente o mundo despenca. Em ambas as músicas, o final da música é um mix de incerteza, em que Axl mostra estar perdido na vida e no amor – Para onde vamos agora? – e em que ele admite não conseguir viver sozinho – Todos precisamos de alguém, fato que dialoga com o subsequente traumático fim do seu casamento com o amor da sua vida, Erin Everly.
A música Scraped, do álbum Chinese Democracy, fala sobre a condição de Axl, e os altos e baixos que a doença acarreta, alternando entre fases de depressão e euforia:
Às vezes eu sinto como
Se o mundo estivesse sobre mim
Derrubando-me com
Uma monotonia sem fim
Às vezes eu sinto como
Se não houvesse nada me impedindo
Todas as coisas são possíveis
Eu sou inevitável
[…]
Às vezes eu sinto como
Se minha vida fosse uma catástrofe
Não consigo compreender porquê
Parece que tem que ser assim
Às vezes eu sinto como
Se tudo estivesse aberto para mim
Nada é impossível
Eu sou invencível
Por Axl Rose – Fã Clube
16 comentários
Difícil de acreditar! Hoje na minha humilde opinião é o melhor show ao vivo!!!
Isso é mentira, pode até ser que ele tenha depressão e que ele tenha alguma doença, pq não é normal as atitudes e comportamentos do mesmo.
Porem, na música Sweet Child o Mine..a parte em que ele canta “where do we go know?” já foi dito por produtores, e pelo próprio Slash que o Axl estava perguntando para onde eles iriam seguir com a música..e essa parte saiu gravada no estudio, e eles gostaram..resolveram deixar assim..
Outra BALELA que está escrito, o amor da vida dele foi a Erin Everly, em que ele CASOU com ela e terminaram em 91… E a música November Rain foi ESCRITA PARA ELA!! Tem uma gravação de November rain de 88 ( se nao me engano) e no livro do Duff ele mesmo conta que a música já estava pronta há mto tempo antes de gravarem o Use Your Illusion, e o Axl começou o namoro com a Sthephany em 92 ( época em q o video foi lançado)..só pq ela está nos clipes, não quer dizer que foi escrito para ela 🙂
Tudo bem. Obrigado pela correção quanto a November Rain, iremos arrumar.
Quando a Sweet Child O’ Mine, sabemos muito bem dessa história, ainda assim o que foi dito se aplica. Ele podia ter colocado essa letra em qualquer contexto musical mas ele escolheu o cunho dramático que esse trecho tem.
Então, eu até concordo que ele é depressivo..pq ele não é normal haha.. Mas a minha sweet child o ‘mine para mim não tem NADA de melodramatico.. MAs se foi ou não, nunca iremos saber..
Perfeito Mariana,todas as suas informações são muito corretas, estória inventeda essa ae…
Sabe qual é o problema Mariana , é que infelizmente as pessoas adoram falar mal dele, ele sempre teve problemas, é que gostam de falar demais , bem dele só quem gosta é que fala. eu concordo plenamente com voce, não tem nada a ver as letras com a depressão dele. ele só se deprimiu nessas duas músicas. as outras ele estava bem, inveja é uma merda
Acho muito especulação essa história de ele ter sido internado. como ele mesmo diz a midia inventa muita merda a respeito dele, é que é muito estranho AXL ROSE ser internado e Só existir uma matéria, mesmo que ele tenha pagado muita grana para que fose tudo confidêncial, mais muito legal este post principalmente a parte que fala sobre “Sweet child o’ mine” terminar completamente diferente do começo. até o ultimo berro de “Sweet child” da para sentir uma energia diferente.
Gente, atenção. Em nenhum momento a matéria diz que Axl foi de fato internado, mas sim que ele estava perto de ser.
O Chicago Times é uma fonte muito confiável. De qualquer maneira, Axl tem um histórico pesado de problemas psiquiátricos e mentais, como por exemplo seu diagnóstico como psicótico maníaco depressivo, sua resistência em tomar o medicamento a base de Lithium, sua prisão em Dallas em 1998 etc.
Queria saber porque você vêm tão categoricamente aqui dizer “Isso é mentira.”
Os fatos que apontam para que sejam verdade são baseados em inúmeras evidências, enquanto vocês não corroboram seus argumentos com nada.
Axl é clinicamente maluco. Fato.
Em 2002 ele cancelou a turnê por um colapso mental. Fato.
Ele estava perto de se internar numa clínica psquiátrica para tratar dos seus problemas. Reportado por fontes confiáveis da mídia, considero fato. Mas acreditem no que quiser.
O Axl Rose – Fã Clube reporta matérias e artigos encontrados em fontes confiáveis, como é o fato. Cabe ao leitor acreditar ou não. Não vejo motivos para não acreditar, honestamente.
Não leva pro lado pessoal não lucas respeito e gosto muito do trabalho de vcs, só que eu sou muito desconfiado de tudo que eu leio na internet. só pra dixar claro eu não afirmo categoricamente que é mentira! só não tenho informaçõs sobre esta história.
Entendo. Eu particularmente não tinha conhecimento dessa matéria até essa semana. Não é algo muito sabido, mas aparentemente é verdade.
DEPRESSIVO OU NÃO O CARA É FOOODAA!!!!!
Maluco ou não o que importa é que ele é um astro do rock!!!! ETERNAMENTE!!!
Eyyy, Tem uma musica do Guns (da antiga formação) que a letra diz mais ou menos sobre isso…
é a “Don’t Damn me”
Trechinho:
Algumas vezes eu quero matar
Algumas vezes eu quero morrer
Algumas vezes eu quero destruir
Algumas vezes eu quero chorar
Algumas vezes eu posso superar
Algumas vezes eu posso desistir
Algumas vezes eu me importo
Algumas vezes eu nunca me importo
Nossa, muito bem lembrado Dark! Vou por na matéria com os devidos créditos!
Bem, Lucas Surjus, eu fico muito assustada com o inicio da sua matéria informando que muita gente achou “besteira” a matéria que falava sobre a doença, Psicose Maníaco Depressiva, pois segundo essas pessoas é apenas uma maneira de justificar as insanidades do ícone do hard rock AXL ROSE. A matéria foi muito importante para esclarecer os sintomas da doença e alertar a todos que leram e possam ter alguém na família, colega de trabalho ou amigos com esses sintomas. A doença existe, é pesquisada nos maiores Centros Psiquiátricos do mundo e nas melhores universidades também. Ninguém pode observar uma criança que tem essas mudanças repentinas de humor e achar que umas palmadinhas ou colocar na cadeirinha do pensar vai mudar a situação porque não vai. A situação é muito mais séria do que pode parecer. É necessário o diagnóstico correto e tratamento por toda a vida pois não tem cura o máximo que se consegue é controlar.
Outra coisa que me espanta são “roqueiros” ficarem postando que AXL ROSE é um mimado que só olha para o próprio umbigo e não sobe ao palco porque simplesmente quer ficar em casa se drogando e bebendo na companhia de mulheres como se ele fosse um vagabundo ou como diriam os adolescentes um rebelde sem causa porque “roqueiros” sabem que na “história do rock” o que não faltam são “loucos” mas não é no sentido figurado e sim no denotativo mesmo. Vamos falar dos mais famosos? Jhon Bonham (Led Zeppelin) que Axl acreditava e possuía ele e Sud Barret (Pink Floyde) que assim como AXL ROSE enquanto a banda se tornava mais popular, o stress da vida na estrada e o consumo relevante de drogas, foi se tornando cada vez mais imprevisivel e estranho, fato atribuído ao constante uso de LSD. Conta-se que às vezes ele ficava encarando algum ponto enquanto a banda tocava, durante algumas apresentações ele somente tocaria um acorde o concerto inteiro, ou aleatoriamente desafinava sua guitarra. Chegou um momento em que os outros membros da banda decidiram por simplesmente não levar mais Syd para os shows. Existem muitas outras histórias iguais ou piores que essas e aos roqueiros desinformados AXL ROSE não é o único LOUCO DO ROCK! AXL precisa de ajuda mas não quer pois durante o tratamento, que são ministrados com sessões psquiáticas e remédios tarja preta, ele não poderá mais ingerir álcool e provavelmente nosso ídolo como muitos outros é alcoólatra!
Muito bem colocado!