Desde 1987, quando o Guns N’ Roses chegou ao mainstream, a banda tem construido sua carreira ao vivo se atrasando para a vasta maioria de suas apresentações. Foram anos e anos, centenas de shows e turnês, e os atrasos têm sido uma marca da banda, mas especificamente de Axl Rose. Mas ainda assim, após 25 anos seguindo essa fórmula, muitas pessoas ainda vãos aos shows da banda esperando pontualidade e quando, para a surpresa de ninguém, há atraso, reclamam muito e chmam Axl de desrespeitoso. A própria banda já se pronunciou quanto a isso no Facebook, dizendo que caso queira pontualidade fique em casa vendo Friends. Show de rock é show de rock… Axl Rose é um rockstar que sempre esteve atrasado. Se você vai a um show do Guns N’ Roses, saiba que você esta sujeito a atrasos, interrupções nas músicas, discursos e brigas. Um ingresso do Guns N’ Roses vem com o pacote completo, não pode se pedir que Axl não seja Axl na noite do show, afinal essas ocorrências fazem parte do show único que é o do Guns N’ Roses.
A equipe do Axl Rose – Fã Clube fez um apanhado dos mais notáveis atrasos em shows protagonizados por Axl Rose, mais especificamente nos últimos 5 anos. O fato é que não há muitos casos entre 1987 e 1993 porque, apesar de atrasar praticamente todo show, os promotores e as plateias eram mais tolerantes.
Rock in Rio III (2001)
O Oasis fazia o show de abertura do Guns N’ Roses no Rock in Rio, e Axl, fã da banda, já deveria estar no backstage desde de tarde, mas ele insistiu em assistir ao show dos irmãos Gallagher da TV de seu quarto no hotel. Assim que o show do Oasis acabou, um helicóptero do Rock in Rio foi buscá-lo. Chegando nas proximidades da Cidade do Rock, ao ver a platéia, Axl pediu ao piloto que deixasse o helicóptero parado no ar por alguns minutos para que ele pudesse observar, admirado, a multidão que veio vê-lo. Será que Axl não podia acreditar que mesmo após 8 anos de silêncio tantas pessoas estivessem lá para o show?
Reading + Leeds Festival (2002)
O Guns N’ Roses tem uma história de amor e ódio com este festival. O incidente desse ano ocorreu na segunda noite, na cidade de Leeds. As razões para o atraso desse show são desconhecidas, mas o fato é que a cidade de Leeds tem um limite de horário em que se pode fazer barulho, de forma que o show do Guns N’ Roses, que fechava a noite, teria de ser interrompido para que o limite de horário fosse respeitado. Axl foi chamado no fundo do palco, onde representantes de prefeitura e produtores do show informaram-lhe que ele teria de acabar o show. Veja a reação dele, ao voltar para o palco:
“Bom, parece que teremos uma noite interessante. Vejam bem, o conselho da cidade e os produtores estão dizendo que nós temos que, tipo, terminar o show. E eles vão dizer que eu estou… Eles poderiam dizer que talvez eu estou incitando uma rebelião. Mas eu não estou, porque eu não quero que ninguém seja preso ou entre em confusão ou nada assim. E eu acho que nós temos umas boas 7 ou 8 porras de músicas no mínimo pra tocar pra vocês ainda! E eu não vim até a porra da Inglaterra para uns cuzões me dizerem pra voltar pra porra da minha casa! Tudo que eu tenho recebido nos últimos 8 anos tem sido merda atrás de merda, atrás de merda e o Axl isso, Axl aquilo. Estou aqui pra tocar uma porra de show, e eu quero tocar! Então, se vocês quiserem ficar, eu vou ficar e ai a gente vê o que acontece. Tentem não entrar em confusão e aproveitar.”
Os 70 mil fãs presentes apoiarem Axl e vibraram com sua decisão, de forma que o show foi finalizado sem problemas. Detalhe que, após o discurso, durante seu solo de piano antes de November Rain, Axl Rose toca um trecho da música Prostitute, que só seria lançada 6 anos depois e executada ao vivo apenas em 2009.
Porto Alegre (2010)
O show na capital gaúcha estava marcado para as 21h30 e começou apenas a uma da manhã do dia seguinte. O fato é que as 22h00 ele ainda estava em São Paulo jantando com a modelo Ellen Jabour. Axl saiu de São Paulo as 23h30 e aterrisou praticamente no palco. Uma das bandas de abertura não tocou por causa disso, e a outra tocou apenas três músicas. Apenas seu amigo Sebastian Bach, habituado ao comportamente de Axl, tocou seu set normal. A história foi confirmada pela própria Ellen.
Reading + Leeds Festival (2010)
Lembram-se do incidente em Leeds em 2002 narrado acima? Oito anos depois, o problema se deu na primeira noite do festival, em Reading. Assim como em Leeds, há em Reading um limite de horário para se fazer barulho – ótimas cidades para se fazer um gigantesco festival de rock, óbvio. Enfim, dessa vez o produtor achou que poderia tirar vantagem de Axl Rose e sair na frente – coitado. Foi emitido uma declaração que o som do Guns N’ Roses seria cortado assim que o limite de horário fosse ultrapassado, portanto seria vital para a banda que eles começassem no horário, para não serem interrompidos. Axl Rose não deu a mínima e atrasou-se, como sempre. O produtor mordeu a isca e cumpriu a promessa, cortando o som pouco antes do fim, quando Ashba começava o riff de Better. Imediatamente Axl pegou um mega fone, sentou-se no palco e começou a conversar com a plateia, e depois foi à frente do palco onde disse que graças a isso eles não tocariam na segunda noite do festival, em Leeds (no fim das contas, a banda acabou tocando sim). Após o mini discurso, os 70 mil fãs começaram a gritar “Fuck you Reading!” e a cantar Paradise City e We Will Rock You (Queen) com a banda, que acompanhava acusticamente com violões e a bateria. Axl, depois, desceu do palco para cumprimentar os fãs da primeira fila, algo que ele raramente faz.
Menção honrosa: Rock in Rio IV (2011)
Axl perdeu seu voo para o Rio de Janeiro, de forma que um jato particular teve que ser fretado para trazê-lo. Há boatos, não confirmados, de que a produção do Rock in Rio considerou cancelar o show ao ficar sabendo do ocorrido. O fato que o real atraso do show não foi culpa do Axl, mas sim do set do System Of A Down, que durou uma hora a mais do que o previsto, e da chuva, que inundou o palco e danificou boa parte do equipamento do Guns N’ Roses e do Rock in Rio, tendo inclusive distruido a mesa de som da banda, fazendo com que uma nova tivesse que ser providenciada de última hora. Enfim, o atraso real não foi culpa de Axl, mas ele quase fez com que o show fosse cancelado e quase não chegou a tempo no Rio de Janeiro, por isso vale mencionar.
Axl Rose sobre os atrasos
Em uma entrevista na década de 90 durante a turnê dos Illusions, Axl disse “Eu sigo meu relógio interno, e canto melhor quando já é tarde da noite. Nada parecer funcionar pra mim até esse horário. E é o nosso show, eu não gosto de fazer as pessoas terem que esperar, isso me deixa loco. Essa uma hora e meia, duas horas de atraso são um inferno pra mim, porque eu eu fico desejando que houvesse alguma maneira no mundo em que eu pudesse conseguir sair mas eu sei que não consigo. Eu estou atrasado pra tudo. Sempre quis que estivesse escrito no meu testamento, que quando eu morrer, é para o caixão aparecer meia hora atrasado e estar escrito nele, do lado em ouro: “Desculpe o atraso”
Em sua entrevista com Jimmy Kimmel, Axl brincou bastante com o fato de estar no horário e Jimmy até mostrou um pequeno quadro que fica pendurado no quarto de Axl, em que havia um pequena citação: “A pontualidade é ladra do tempo”, do inglês Oscar Wilde. Curiosamente, a mesma citação se encontra no fim da segunda carta de Axl na arte alternativa de Chinese Democracy (na segunda página no fim da primeira coluna):
Clique na imagem para vê-la maior.
Escrito por Lucas Surjus
Publicado por Axl Roses – Fã Clube
5 comentários
3 anos depois eu descubro quem foi que me fez esperar uma eternidade, só pra realizar sua fantasia de adolecente molhada, maldita Ellen jabour. Aquele dia em porto alegre, estavamos na fila desde as 13h, num calor F.D.P. Espera de 12h, estava com muita raiva do Axl, que passou no mesmo instante que ouvi a intro de “Chinese democracy”e todos curtiram muito o Show, o Meu primeiro show digase de passagem, a galera foi ao delirio tb, quando o Axl cantou parabéns para Porto algre, que estava de aniversario no dia .foi um show histórico.
Adorei essa matéria haha *—* Ficou ótima, parabéns LUCAS!! e PARABÉNS AO SITE TBM 😉
Os cariocas querem o GUNS no Rock in Rio 2013.
Não sei como o Axl Rose NÃO atrasou o show em Curitiba no mês de Março desse ano, ainda mais que teve chuva… Heuhauehuaheuhaue Foi muito da hora o show! 😀
verdade eu fui nesse show de Curitiba meu 1 show na vida e da minha banda preferida e nem acreditei que ele não atrasou