Para quem não se lembra há um ano atrás ocorreu a indução do Guns N’ Roses no Rock And Roll Hall Of Fame, onde foi uma ótima oportunidade para a mídia se aproveitar desta situação, afinal eles adoram colocar a formação clássica em cheque (onde sempre especularam reunião), obviamente que tudo passou de um grande espetáculo para ganhar audiência em cima daquelas cinco lendas (Izzy Stradlin, Steven Adler, Duff Mckagan, Axl Rose e Slash).
Esse evento é muito importante para a história do Guns N’ Roses, eu não sou contra a indução do conjunto, mas sou contra da forma em que se ocorre o Rock And Roll Hall Of Fame, por conta de muitas outras bandas terem os mesmos requisitos e nunca serem induzidas (como por exemplo o Kiss), sem contar nas milhares de acusações sobre a organização manipular os resultados das votações das bandas e o grande investimento sensacionalista em mídia e divulgação.
Sem contar no Rap, que hoje em dia tem sido uma das induções mais polêmicas para o Rock And Roll Hall Of Fame, mas quem diria, no início das cerimônias tínhamos Elvis e Chuck Berry, ou Led Zeppelin… sinceramente não consigo entender como essa barulheira toda, pode estar ao lado de Buddy Holly e John Lennon. Ainda a organização tem a cara de pau, de justificar que o Rap tem letras e histórias ligadas com o Rock e Blues.
O Rock And Roll Hall Of Fame já foi um evento de verdade há muito tempo atrás… Precisamente na década de 1980, quando tínhamos a história antiga de Blues e Rock sendo induzidas nas cerimônias e valorizadas da forma que merecem (sem nenhuma polêmica), ao contrário dos tempos de hoje, que não passa de um espetáculo midiático e sensacionalista, um exemplo básico disso foi a cerimônia de indução do Guns N’ Roses, onde tínhamos (Slash, Matt Sorum, Steven Adler, Myles Kennedy, Gilby Clarke e Duff Mckagan) fazendo uma performance com as músicas do “Appetite For Destruction” e tentando reacender a chama da antiga banda, se tornando uma piada e uma apresentação montada, que simplesmente pegaram o nome Guns N’ Roses e fizeram o que bem entender. Desrespeitando totalmente a existência e a história da banda atual.
Por: Matheus Davanso
1 comentário
Parabéns Matheus. Você descreveu exatamente o que esta acontecendo no Rock And Roll Hall Of The Fame e o que aconteceu no ano passado na indução do GNR quando Axl Rose, em sua carta pública, relatou os motivos pelos quais ele não compareceria ao evento (Izzy e Dizzy também não compareceram).
A mídia impulsionada pelos organizadores do evento e alimentada pelos constantes comentários dos ex-membros da Banda publicava que o único motivo de Axl era não se encontrar com a formação clássica e o público e artistas se dividiam em ficar a favor ou contra AXL ROSE desviando a atenção do público das críticas feitas por AXL Rose de como e o porquê as Bandas de Rock eram escolhidas ou não ou seja como você explica em seu texto tudo virou um espetáculo para ganhar a audiência! Parabéns!