Guns N’ Roses é processado por ex-empresário após veto a livro de memórias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Guns N’ Roses é processado por ex-empresário após veto a livro de memórias

Guns N’ Roses está sendo processado por Alan Niven, ex-empresário, por tentar impedi-lo de lançar seu livro de memórias.

Intitulado Sound N’ Fury: Rock ‘N’ Roll Stories, o lançamento do livro estava previsto para julho de 2025. Porém, foi adiado para setembro, devido a rumores de que uma equipe jurídica representando o vocalista Axl Rose estava trabalhando para impedir a publicação do livro. Agora, a previsão de lançamento é para março de 2026. A pré-venda está disponível online.

Em uma entrevista à revista Classic Rock , Alan Niven acusa Axl Rose de ter “violado os termos do acordo em 1991” – acordo assinado na época entre a banda e o empresário quando o relacionamento chegou ao fim.

Agora, Alan Niven entrou com um processo que busca uma declaração judicial determinando que o livro Sound N’ Fury: Rock ‘N’ Roll Stories seja publicado e distribuído, além de indenização por danos causados e “qualquer outra medida considerada justa e adequada”.

O que o ex-empresário do Guns N’ Roses alega

O ex-empresário disse à Classic Rock: “Em 2009, eu já estava farto de seus comentários públicos e comecei a dar entrevistas. Slash me enviou um e-mail dizendo que eu deveria esclarecer as coisas e que, obviamente, eu tinha o direito de dizer o que quisesse. Ele também me incentivou constantemente, por e-mail, a terminar o livro. Axl parece esquecer que ninguém, e eu digo ninguém mesmo, queria ser seu empresário em 1986. Em 1991, coloquei o Estádio de Wembley à venda. Fiz meu trabalho. Acho que o que temos aqui é uma falta de reconhecimento.”

O site Louder Sound relatou que o Guns N’ Roses invocou uma cláusula de confidencialidade no acordo de compra de 1991 que fez com Niven, para impedir a publicação do livro. Segundo Niven, isso pode ter sido feito numa tentativa de impedir a publicação do livro “através de ameaças repetidas e contato com a [editora] ECW“. O ex-empresário também afirmou que “o acordo foi firmado para permitir que o Guns N’ Roses comprasse meus direitos de comissão perpétua. Ele não foi concebido como um acordo de confidencialidade.”

Durante uma entrevista em abril de 2025, Alan Niven afirmou que Axl Rose, quer controlar tudo e que, atualmente, detém 50% das receitas da banda, um dado que, segundo ele, explica muitas das mudanças na dinâmica criativa e na química que antes definia o Guns N’ Roses.

Retirado de Wikimetal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *