O supergrupo Velvet Revolver surgiu no início dos anos 2000, com ex-integrantes das bandas Guns N’ Roses e Stone Temple Pilots. De um lado, o guitarrista Slash, além do baixista Duff Mckagan e do baterista Matt Sorum. Do outro, o vocalista Scott Weiland. A banda foi um dos assuntos abordados durante entrevista que Slash concedeu ao jornalista Paul Elliott, publicada no site da revista Classic Rock.
“O Velvet Revolver sempre foi uma situação difícil. Estou orgulhoso do fato de termos conseguido nos juntar e ter alguns discos legais. Mas foi difícil porque eu nunca consegui estabelecer uma base sólida com aquela banda. Havia muita merda acontecendo, cara. Muitas pessoas envolvidas com a banda tinham uma agenda importante. E Scott era difícil”, declarou o ícone das seis cordas.
Na sequência, Slash falou mais sobre o frontman, que foi demitido em abril de 2008 e faleceu em dezembro de 2015, após uma overdose.
“Com todas as considerações, ele [Scott] era irrecuperável. Todo mundo tinha me falado sobre isso quando a banda começou, mas eu simplesmente não sabia nada sobre Scott até começar a trabalhar com ele. Foi triste passar por isso e a forma como tudo acabou. Mas como eu disse, tivemos bons momentos nessa banda também”.
Durante o período que esteve em atividade (entre 2002 e 2008), o Velvet Revolver lançou dois discos de estúdio: “Contraband” (2004) e “Libertad” (2007).