Axl Rose é uma das primeiras pessoas que costumam vir à mente das pessoas quando pensam em “bad boys” dentro do Rock. Sua atitude e postura, muitas vezes apontada até como arrogância e paranoia, rendeu incontáveis tretas e dramas e é tema de longos debates, sendo ele defendido pelos fãs com argumentos baseados na sua bipolaridade clínica, e também sua trajetória na infância, quando ele teria sofrido abuso sexual e ainda teve como padrasto um religioso fanático que o espancava e o fazia ir à igreja cinco vezes por semana.
Isto tudo somado ao uso e abuso de drogas fez com que ele se tornasse uma pessoa com rompantes que viraram lenda, mas há quem conviva com ele e insista que não é bem assim, ele é uma pessoa “normal” dentro do possível e tem, inclusive, um coração muito bom, sempre ajudando os amigos ou quem ele julgue que merece ser ajudado. E neste dia em que completa aniversário, a Loudwire listou seis das coisas mais bacanas que Axl Rose fez em sua vida:
Ele contratou Dizzy Reed porque o músico estava quebrado:
Dizzy contou em entrevista que estava quebrado no início dos anos noventa e entrou em contato com Axl, que conhecia desde meados dos anos oitenta. “Eu tinha mais um dia e o telefone seria cortado. Finalmente consegui falar com Axl e expliquei como estavam as coisas. Eu já estava perdendo as esperanças quando, no dia seguinte, recebi uma ligação dizendo que eu estava no Guns N’ Roses”. Dizzy está na banda desde então.
Ele ajudou a impulsionar a carreira do Blind Melon
Quando o falecido frontman do Blind Melon, Shannon Hoon, mudou-se de sua cidade natal, Lafayette, Indiana, para Los Angeles, ele rapidamente aprendeu como seria difícil se tornar um músico. Felizmente, sua irmã era amiga de Rose, e os dois cantores se conectaram no início dos anos noventa, com Axl sempre dando uma força para o amigo, com participações especiais de ambos os lados em clipes e canções. “Foi um grande negócio naquela época. Eles são a maior banda do universo nesse ponto, não há ninguém maior, então ficamos muito gratos de ter Axl meio que nos abençoando e dizendo para todos ‘Eu acredito nesses caras'”, explicou o guitarrista do Blind Melon, Christopher Thorn. “Axl foi muito bom para nós. As pessoas tentam me fazer dizer merda sobre Axl, e eu não posso dizer nada sobre ele, a não ser que ele pode ser totalmente louco. Mas ele sempre foi muito legal conosco”.
Ele toma conta das pessoas de quem gosta
Del James, músico, escritor, jornalista e amigo de longa data, pode atestar o quão bom Axl Rose é como pessoa. “Sempre que meus filhos precisavam de algo e eu não podia pagar – seja o que fosse, uma conta médica ou o que fosse – ele era o primeiro a dizer ‘Não se preocupe com isso”, contou Del durante entrevista à Sirius XM em 2015. “Ele é o cara para quem você liga se fizer uma merda e precisar ser socorrido às 4 horas da manhã”.
Ele ocupou a vaga no AC/DC quando Brian Johnson não conseguiu terminar a turnê
Em 2016, o AC/DC ficou em apuros quando Brian Johnson teve que parar às pressas para evitar que seus problemas auditivos piorassem. Entra então na história Axl Rose, que se ofereceu para substituir o vocalista no momento em que o Guns N ‘Roses estava prestes a embarcar em sua turnê de reunião Not in This Lifetime. “Isso nos permitiu encerrar essas datas. Então, para nós, foi algo enviado do céu. Foi um pouco como um salva-vidas”, disse Angus Young a Zane Lowe na Apple Music.
Ele presenteou Dave Grohl uma guitarra em agradecimento
Dave Grohl quebrou a perna em 2015, e na época ele mandou construir um trono para que pudesse continuar em turnê. Quando Rose fez uma operação em seu pé no início de 2016, Grohl emprestou-lhe o trono para que o vocalista continuasse se apresentando. Em agradecimento a Grohl, Rose pediu a Slash que escolhesse uma guitarra especial para presentea-lo. “E ele escolheu para mim uma Gibson ES 335 Dot do início dos anos 60, que até hoje é a porra da guitarra mais legal que já toquei na minha vida”, disse Grohl.
Ele convidou uma garota vítima de racismo para um show do AC/DC
Em 2016, uma garçonete hondurenho-americana de 18 anos na Virgínia chamada Sadie Elledge recebeu um bilhete que dizia: “Nós apenas damos gorjeta aos naturais dos EUA”. Assim que Rose ouviu a notícia, ele convidou Elledge e sua família para um show do AC/DC em Washington D.C., enquanto ainda se apresentava com eles. Ele até conheceu a moça nos bastidores. “A generosidade e o bom humor de Axl tornaram isso um destaque absoluto na vida de nossa família. Conversar com ele nos bastidores, ouvir suas histórias e sentir sua bondade para conosco apenas aumentou meu respeito pelo homem”, relatou o avô de Elledge à Alternative Nation.