Em 2004, após quase um ano e meio com a turnê paralisada, o Guns N’ Roses retornaria aos palcos na versão lisboeta do Rock In Rio, para dar início a uma turnê europeia, tão aguardada pelos fãs e pela própria banda.
Porém, estes planos foram frustrados devido a saída do guitarrista solo Buckethead, em um acontecimento envolto de mistérios, que podemos elucidar um pouco aqui, com um press-release divulgado por ninguém menos que Axl Rose, em 30 de Abril de 2004.
“A banda foi colocada em uma posição insustentável pelo guitarrista Buckethead e sua saída prematura.
Durante sua permanência na banda, Buckethead foi inconsistente e errático em seu comportamento e comprometimento – apesar de estar sob contrato – criando incerteza e confusão e tornando virtualmente impossível seguir em frente com gravações, ensaios e planos de shows com confiança.
Seu estilo de vida transitório tornou impossível, até mesmo para seus amigos mais próximos, terem qualquer forma de comunicação com ele. A última vez que falei com Bucket, ele me ligou para dizer que tinha comprado um Bootleg no eBay e como ele estava orgulhoso de estar no Guns N’ Roses, e como estava impressionado com o desempenho de todos.
Então, em fevereiro, Brain nos informou que Buckethead havia ligado para ele, dizendo que estava de volta ao Guns!? Aparentemente, de acordo com Bucket, ele tinha “ido embora”, mas tinha mudado de ideia, e estava muito animado para fazer o Rock In Rio Lisboa e uma turnê europeia. Em algum momento do mês seguinte, as coisas mudaram novamente.
De acordo com aqueles que realmente falaram com Buckethead, parece que seus planos eram garantir um contrato de gravação com a Sanctuary Records (que incentivei meu empresário a disponibilizar para ele), sair do GN’R e usar seu envolvimento no lançamento do Guns para promover imediatamente seus esforços individuais… Cara legal!
Não há um membro da banda que não esteja ferido, chateado e, em última instância, desapontado com este evento, e mais direto ao ponto – se não este indivíduo, certamente as escolhas deste indivíduo.
Independentemente da opinião de alguém sobre mim e do que eu mereço ou não, claramente os fãs, os indivíduos desta banda, empresários, equipe e nosso grupo de apoio não merecem este tipo de tratamento. Nós, como um todo, definitivamente sentimos que oferecemos a Bucket todas as acomodações, tanto que talvez nós, ou mais precisamente, eu tenha prestado um desserviço ao Guns N’ Roses e, sem querer, permitido que o Guns fosse colocado nesta posição.
Em nome do Guns N ‘Roses e de mim peço desculpas aos fãs que planejavam nos ver no Rock In Rio – Lisboa. O festival e sua tradição significam muito para mim, pessoalmente, e eu sinceramente não gosto de ter sido roubado, por um dos nossos, da oportunidade de ser o primeiro artista a tocar neste evento pela terceira vez.
Eu também gostaria de expressar minha gratidão àqueles que escolheram abraçar o papel de Buckethead no Guns e apoiar nossa nova formação. Agradecemos imensamente as contribuições de Bucket e permanecemos abertos a “discussões”, pois há, obviamente, vários problemas a serem resolvidos.
Nesse ínterim, em vez de insistir no negativo, o Guns estará avançando e, surpreendentemente (sem revelar nenhum detalhe), esse conjunto infeliz de circunstâncias pode ter nos dado a oportunidade de levar nossa gravação um passo além.
Independentemente disso, esperamos anunciar uma data de lançamento nos próximos meses.
Atenciosamente,
W. Axl Rose”
Robin Finck, então guitarrista da banda, aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem no site “Here Today…Gone To Hell!”:
Quero aproveitar esta oportunidade para comentar o recente cancelamento do GNR no festival Rock-in-Lisbon. Fiquei desapontado, assim como todos nós, ao perceber que não estaríamos nos apresentando como previsto.
Minhas malas já estavam prontas há algum tempo, aguardando tal evento. Estou ansioso para sair e realmente agitar as coisas com o GNR e ansioso para o lançamento do novo álbum e, finalmente, uma turnê.
Até lá! – Com amor, Robin”
Assista abaixo ao raro vídeo promocional do show que aconteceria no Rock In Rio Lisboa, em 2004: