O baterista Frank Ferrer, integrante do Guns N’ Roses desde 2006, citou os desafios de se tocar músicas de seus antecessores na banda – especialmente Steven Adler e Matt Sorum, que gravaram os álbuns clássicos do grupo. As declarações foram feitas em entrevista ao podcast “Appetite For Distortion”, com transcrição do Blabbermouth.
Inicialmente, Ferrer foi perguntado sobre qual música do Guns N’ Roses é a mais desafiadora de se reproduzir ao vivo. O músico não respondeu à pergunta de forma objetiva, citando apenas uma canção – em vez disso, preferiu analisar o trabalho de seus antecessores. Além de Adler e Sorum, ele ainda citou Bryan “Brain” Mantia, que tocou no Guns N’ Roses entre 2000 e 20006 e gravou parte do álbum “Chinese Democracy”, e Josh Freese, que integrou o grupo entre 1997 e 2000 e tocou no single “Oh My God”.
“Existem três eras no Guns N’ Roses: a era ‘Appetite for Destruction’, com Steven Adler; a era ‘Use Your Illusion’, com Matt Sorum; e a era ‘Chinese Democracy’, com Brain e Josh Freese. Todas essas
Em seguida, ele destaca: “A parte mais difícil é… curiosamente, é quase tudo, especialmente as eras Sorum-Adler. Como um baterista do groove, o que tento é ficar entre esses dois bateristas. Preservo aquela pegada meio punk rock, ‘saindo dos trilhos’, mas com uma fundação sólida e confiável, como Sorum oferece. É desafiador. A era ‘Chinese Democracy’ é mais ‘direta’. Os desafios estão mais ligados a tocar como Brian, mesmo que eu possa incrementar com algumas coisas desde que entrei na banda”.
Ferrer, então, resumiu o desafio principal como “encontrar o groove ideal entre as duas primeiras eras”. “Especialmente agora, com Slash (guitarrista) e Duff (McKagan, baixista) de volta, pois essa foi a era deles, são compositores daquelas músicas. Pude achar um bom ponto para deixá-los confortáveis, além de eu também estar confortável, tocando de coração, sem ter que pensar tanto”, concluiu.
Antes de se juntar ao Guns N’ Roses, Frank Ferrer já havia tocado com uma série de artistas. Como integrante fixo, ele integrou o The Psychedelic Furs, Love Spit Love e The Beautiful. Já como músico de estúdio ou de turnês, performou com Neil Young, Perry Farrell, Tool, Frank Black (Pixies), PJ Harvey, Tommy Stinson (ex-baixista do Guns), Doro Pesch, entre outros.