No dia 23 de fevereiro recebi um Tweet de alguém que dizia ser o ex-guitarrista do Guns N’ Roses, Izzy Stradlin, que eu imediatamente pensei que era besteira. Não só pelo fato de Stradlin ser recluso e e evitar a midia, mas por nenhum membro da formação clássica do Guns ter dito uma palavra sobre a reunião em público, nem mesmo Steven Adler. O pensamento de que Izzy seria o único a quebrar esse silêncio, e através do Twitter, parecia absolutamente absurdo. “Hi Izzy!” Eu escrevi de volta para @ IzzyStradlin999 . “Não vejo absolutamente nenhuma razão para duvidar da veracidade desta conta,” eu brinquei. “Quem iria mentir na Internet?”
Imaginei que seria o fim de tudo, mas o perfil @ IzzyStradlin999 começou a responder rapidamente às minhas mensagens, alegando que ele tinha enviado um e-mail a um editor da Rolling Stone. Quando comecei a caça para conseguir acessar essa mensagem, um pouco de meu ceticismo começou a derreter. Afinal, sua foto do perfil parecia uma nova imagem. Então eu encontrei o e-mail ( “Neste momento eu não estarei tocando em qualquer um dos shows do GN’R de abril de 2016) e vi que o endereço de e-mail foi o mesmo que ele usou no início de 2000 para se comunicar com os fãs.
Começamos a conversar via mensagem direta e naquela noite eu mandei-lhe o meu número de telefone do escritório. Ele escreveu de volta. Assim que ouvi a voz que eu soube que era ele, e quando eu comparei com entrevistas antigas no YouTube eu não tinha absolutamente nenhuma dúvida. Ainda assim, eu precisava de uma prova mais definitiva antes que eu pudesse postar um artigo, eu não queria ser o idiota que foi enganado por um falso Izzy Stradlin. Eu perguntei se ele teria um video de 15 segundos ou até mesmo se enviaria uma foto com o nome do Twitter escrito em uma folha de papel. Ele não respondeu e excluiu todas as mensagens.
Eu continuei a atormentá-lo sem sucesso e, eventualmente, fiquei tão desesperado que eu estendi a mão para especialistas de análise de áudio para ver se eles poderiam comparar o correio de voz com entrevistas antigas Izzy e definitivamente disseram que era ele. Mas, em seguida, na segunda-feira à noite ele me enviou um vídeo de 20 segundos tocando a canção “Sunshine” de Jonathan Edwards. Ele também postou em sua conta no Twitter. Neste ponto, não havia praticamente nenhuma dúvida de que era ele e publicamos a matéria.
Nós não queremos apenas mostrar em áudio a mensagem de uma das figuras mais misteriosas do rock, por isso montamos essa animação.
“Oi Andy, aqui é o Izzy. Hoje é terça, 5:30 pelo horário da Califórnia. Sou eu. Eu criei uma conta no Twitter. Há muita especulação em relação ao meu envolvimento, sabe, sobre gravações em estúdio. Há muita informação incompleta, então eu quis esclarecer que não estou no estúdio gravando com nenhum dos caras do Guns N’ Roses. A esta altura, não estou envolvido nos atuais shows. Eu só queria confirmar que sou eu, e eu vou falar com você mais tarde. Vou mandar um tweet pra você. Obrigado.”