Catcher In The Rye é a sétima canção do Chinese Democracy, lançado em 2008. É uma música relaxante, calma e que nos shows, os fãs a cantam por inteiro, como se fosse um clássico dos anos 90. Vamos agora aos detalhes da música, como em que ano foi gravada, quem toca, e sobre o que fala.
CATCHER IN THE RYE
Ano de produção: 1999
Composição por: Axl Rose / Paul Tobias
Baterias: Brian “Brain” Mantia
Baixo: Tommy Stinson
Guitarras: Ron Bumblefoot Thal, Robin Finck , Tobias
Teclados: Dizzy Reed & Chris Pitman
Piano: Axl Rose
Solos: Ron Bumblefoot Thal (2x) , Robin Finck
Vocais de apoio: Axl Rose
Vocais principais: Axl Rose
O que é “Catcher In The Rye”?
O título é uma referência ao romance de mesmo nome do escritor J. D. Salinger, lançado em 1951, e que aqui no Brasil foi traduzido para “O Apanhador No Campo de Centeio”. O livro narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, um garoto de dezessete anos vindo de uma família abastada de Nova Iorque, que após ser expulso do Colégio Pencey (internato para rapazes) por seu mau desempenho acadêmico, se instala no decadente Hotel Edmont e seu tempo é largamente caracterizado por bebedeira, angústia e alienação, chegando até a apanhar de um cafetão por causa de uma noite com uma prostituta que acabou não acontecendo. Caulfield se tornou ídolo de uma geração de jovens rebeldes e conta-se, inclusive, que o garoto Robert Zimmerman, futuro Bob Dylan, fugiu de casa algumas vezes inspirado nele.
Por que esse título?
Este é o livro que o assassino de John Lennon estava lendo, e que muitos dizem, supostamente mandava mata-lo. A letra muito provavelmente faz referência a ele e aos Beatles. Vejamos algumas partes da letra:
Mas cada vez que eu os vejo
Me Faz Desejar ter uma arma
Eles quem? os Beatles?
Se eu pensasse que eu era louco
Acho que eu teria mais diversão
O assassino de J.Lennon não era “louco?”
Num dia comum
Não de um jeito comum
De repente a música que eu ouço
Não mais seria tocada
É óbvio que com J. Lennon morto, os Beatles nunca mais tocariam juntos, e a música não será mais tocada.
Além do mais, quem imaginaria que num dia comum um ídolo como Lennon morreria Não de um jeito comum?
…precisava de consolo de alguma pessoa
Precisava de consolo de alguém
Que se importou
Em ser
Não como você
E diferente de mim
Muitos encontram conforto em letras das músicas de seus ídolos. Isso ocorre com o Queen, Aerosmith, Nine Inch Nails, Guns N’ Roses…. e também com os Beatles. Então, alguém precisava do consolo de alguém diferente de todo mundo que ela alguma vez havia conhecido, incluindo ela mesma (Não como você e diferente de mim). Concluímos então que ela queria ter o conforto de alguém que fosse completamente novo. Para os padrões da época, Lennon era novo, tanto de cabeça como de corpo.
E então as vozes partiram de mim (Um Grito?)
De algum jeito você colocou as rodas em movimento (Carros de polícia? ambulâncias?)
Que assombram as nossas memórias (O assassinato de Lennon é um marco do séc.XX)
Você era o instrumento
Você era o único
Como um corpo
Tirou um corpo
Você deu àquele garoto uma arma
(Com uma arma, ele foi um instrumento de morte e o único louco o suficiente para matar alguém como Lennon.)
Há algo de oculto sobre a música?
Além do significado da letra (que Axl conseguiu maquiar muito bem), há um outro fato, este conhecido por alguns, e desconhecido por muitos:
Brian May, lendário guitarrista do Queen, tocava e fazia seu solo nessa música. Você pode escutar a música completa com o solo dele aqui. Demo do ano original de gravação (1999)
Por que foi retirado esse solo ?
Ninguém sabe ao certo. Mas é bastante provável que Axl tenha tirado ele por conta das “energias ali colocadas”. Como já dissemos, Axl era um cara bem místico, e acreditava que cada pessoa tinha “sua energia” e que tudo que ela fazia também trazia um pouco disso. De 1999 a 2008, o Guns passou por várias mudanças de formação, então é bem provável que o Axl tenha substituído os solos da música pelos de Bumblefoot e Robin Finck por conta das “energias” que a demo de 1999 tinha.
É um chute. com base na realidade, já que Axl já foi preso em 1998 após dar um chilique no aeroporto de Phoenix, ameaçando e xingando os guardas por eles revistarem suas malas. Motivo? Axl levava algumas coisas na mala (provavelmente fotos) que uma guru analisaria e diria algo sobre elas e Axl não queria que a energia dos guardas interferisse na energia das coisas.
Há algum vídeo-clipe para a música ?
Sim, talvez e não.
Explicando: O Guns nunca lançou oficialmente um vídeo pra essa música, (motivo do não) mas já contratou cinegrafistas amadores para fazer um vídeo para a música (motivo do sim). Aqui esta o vídeo que o GN’R mais gostou:
Esse vídeo até chegou a ser mostrado no telão das turnês, e é dito como o vídeo da música, mas NÃO é oficial.
Há boatos de que o GN’R gravou um vídeo para essa música em Shangrilá no começo dos anos 2000 (motivo do talvez).
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube
2 comentários
Eu ainda não tinha escutado com o solo do Ron! Quando baixei ela ja veio com o solo do Bryan May! Agora vendo esse clipe ai, que ouvi o solo do Ron!
Em qual parte é o solo do Robin Finck?