Os anos reclusos foram os anos em que o Guns N’ Roses passou sem fazer shows, e raramente se via algum membro da banda, principalmente Axl Rose, que ficou sem aparecer publicamente durante mais de 4 anos. Muitos acham que estes foram os anos em que a banda ficou “parada”, sem produzir nada. Porém, isso não é verdade, sobretudo a partir de 1997, como você verá nesta matéria. Confira!
1994
- Slash projeta e lança uma máquina de pinball do Guns N’ Roses. Ela foi lançada em 20 de junho de 1994 e era tida como “a máquina de pinball mais barulhenta do mundo”. Essa máquina tinha uma música inédita do Guns, “Ain’t Goin’ Down”, o último registro inédito que o GN’R lançou com sua formação antiga. Essa musica tocava durante o jogo, além de mais 8 hits da banda: “Garden of Eden”, “It’s so Easy”, “My Michelle”, “Nightrain”, “Paradise City”, “Patience”, “Sweet Child O’Mine” e “Welcome to The Jungle”. O jogo foi criado pela Data East e o objetivo do jogo era colocar os 6 membros da banda no palco. (6 bolas que representavam Axl, Slash, Duff Mckagan, Matt Sorum, Gilby Clarke e Dizzy Reed).
- O Guns N’ Roses antigo grava sua última musica junta: “Sympathy for the Devil”, cover dos Rolling Stones. A banda começa a se separar a partir daí: Todos iam ao estúdio gravar, menos Axl Rose ,que só aparecia depois da uma da madrugada. Axl demite Gilby Clarke, que segundo ele, por não fazer parte dos planos que ele tinha para o Guns N’ Roses, e traz seu amigo Paul Huge. Slash não gosta da contratação, pois foi feita sem seu consentimento, mas ainda assim, Slash continua na banda, e grava o solo dessa música (Simpathy), porem, ao ouvir a versão final, que foi incluída no filme “Entrevista com o Vampiro” (segundo Slash, um dos piores filmes de vampiros já feitos), Slash percebeu que seu solo não era o que soava naquela versão, tinha sido substituído pelo de Huge, pois Axl queria que soasse “nota por nota” igual ao de Keith Richards.
- Axl sobe a um palco pela ultima vez. Tocando “Come Together” dos Beatles, com Bruce Springsteen. Axl só voltaria a subir a um palco em 2000, com seu ex-empregado Gilby Clarke.
- Axl diz que pretendia lançar o novo álbum do Guns N’ Roses em 1996,em uma entrevista de rádio.
- No dia 10 de maio de 1994, Duff foi levado às pressas a um hospital de Seattle; seu pâncreas explodiu como resultado de anos de abusos de álcool e drogas. “Eu estava em minha casa em Seattle quando uma dorzinha começou a ficar mais intensa. Doeu tanto que eu não conseguia sequer pegar o telefone para ligar para alguém. Pra minha sorte, calhou de o meu melhor amigo aparecer na minha casa, e eu foi levado ao pronto socorro.” Tendo tido sorte de sobreviver, quando recebeu alta, oito dias depois, Duff foi avisado de que somente um drinque seria o suficiente para matá-lo.
1995
- Axl diz que pretende lançar um álbum solo, com Dave Navarro do Jane’s Addiction e Trent Reznor do Nine Inch Nails. Segundo Axl : “Trent Reznor do Nine Inch Nails seria um cara, e o Dave Navarro do Jane’s Addiction seria outro… Eu até já conversei com Trent sobre ele trabalhar comigo em um projeto industrial com sintetizadores, pelo menos em uma música, e eu certamente gostaria de trabalhar com Dave… Eu sempre tive a curiosidade de saber como ele soaria, tocando com o Slash em alguma coisa.”
- Slash diz que apresentou varias demos a Axl, mas que ele não curtiu nenhuma ,dizendo que não era o tipo de musica que ele queria tocar… ele queria algo do tipo Pearl Jam, mais puxado ao industrial.
- Slash lança o álbum “It’s Five O’ Clock Somewhere” de sua banda solo. Segundo Axl, esse é o disco do Guns N’ Roses que o Guns N’ Roses nunca lançou.
- De acordo com Slash, o álbum foi gravado e mixado em 26 dias – para a surpresa de Axl. Como lembrado pelo guitarrista no ano seguinte: “Eis que de repente, depois de terminado o álbum, ele (Axl) vem pra mim e fala: ‘lembra daquelas suas fitas? Sabe, eu quero…’ Ele nem sabia que nós já tínhamos gravado o disco. E ele começou a falar: ‘eu gostei dessa música, dessa música, dessa música, dessa música e dessa música.’ E eu falei: ‘cara, nós já terminamos de gravar o disco. Já era.’ Ele retrucou: ‘você não pode ter gravado um álbum em duas semanas.’ Eu disse: ‘sim, eu posso.’ É claro que dá pra fazer isso. E essa situação se tornou uma enorme briga.”
- Fato desconhecido: Por pouco, Zakk Wylde não entra na banda para substituir Gilby Clarke.
- Outro fato desconhecido: Slash teve suas relações cortadas com a banda em 1995, após não renovar o contrato em agosto do mesmo ano.
1996
- Slash volta a banda. Slash diz que foi posto em um “período de avaliação”, como um empregado contratado do novo esquema de negócios do Guns N’ Roses, e se ele continuasse a trabalhar com a banda após o citado período, o contrato se tornaria automaticamente um compromisso permanente. Não era pra ser. O amigo de Axl e biografista do Guns, Del James, alegou em 2008 que “Slash voltou para compor no estúdio, totalmente negativo e beligerante, saiu da porra da banda e depois publicamente entorta a história para que de alguma forma pareça que ele tenha sido despedido”.
- Em maio, a mãe de Axl Rose morre vitima de câncer.
- A banda grava um sample do CD “Live Era”, que viria a ser lançado em 1999. O CD tinha as mesmas faixas da versão do fim do século, mas não sabemos se elas foram regravadas, ou não.
- Em 30 de outubro, Axl diz à MTV que “haverá um novo álbum do Guns N’ Roses, com um mínimo de 12 músicas e com três músicas extras para lados B”.
1997
- Matt Sorum sai da banda após uma discussão com Axl Rose sobre Slash.
- Duff Mckagan se demite da banda num jantar com Axl Rose. Motivo? Não existia mais química sem Slash.
- Robin Finck é contratado para a banda
- Ocasionalmente, um raio de luz atravessa as trevas. Em abril de 1997, o superastro do basquete Shaquille O’Neal se viu gravando em um estúdio adjacente do Guns N’ Roses e decidiu espiar pela porta e ver o que Axl e companhia estavam fazendo – e acabou fazendo um rap com eles. “Eles me chamaram pra me juntar a eles,” lembra Shaq, “então eu mandei um free style em cima da faixa deles. Foi a primeira vez que eu toquei com um grupo de rock, foi bom.”
- Oh My God é composta por Axl Rose, Paul Huge e Dizzy Reed.
- Em maio, morre o amigo de Axl, West Arkeen, conhecido como o 6º membro da banda clássica. West ajudou a escrever diversas músicas da banda, de “Crash Diet” até “It’s So Easy”.
- Dave Abbruzzese, o ex-baterista do Pearl Jam; Robin Finck do Nine Inch Nails; Dave Navarro, ex-guitarrista do Jane’s Addiction; Josh Freese dos Vandals e Zakk Wylde da banda de Ozzy Osbourne, todos tocaram com o GN’R.
- Chirs Vrenna entrou no estúdio para algumas sessões no começo de 1997, quando jams aconteciam tarde da noite (das 22:00 às 6:00 da manhã) no Complex. Vrenna deixou o projeto para trabalhar em um álbum próprio. “Seria um longo período de dedicação”, disse Vrenna. “Não havia uma formação fixa. Axl tinha uma direção definida que ele queria seguir, mas naquele momento não havia nem uma música ainda.”
- Ocorre a gravação da demo de “I.R.S”, música que estaria no “2000 Intentions”, e posteriormente, “Chinese Democracy”.
- Axl faz uma cirurgia na garganta
1998
- Chris Pitman é apresentado a Axl Rose.
- Josh Freese faz testes para o Guns N’ Roses, e traz seu amigo, Tommy Stinson para o baixo
- Tommy Stinson: “eu estava em uma sessão com ele (Josh Freese). Ele estava brincando, falando que o Guns precisava de um novo baixista. Eu ri e disse que tocaria. No dia seguinte eles me ligaram”.
- Em fevereiro 1998, em um artigo da Rolling Stone, o empresário do Guns N’ Roses, Doug Goldstein disse que Axl estava em estúdio em Los Langeles trabalhando em mais de 300 horas de material. Ele não esperava um álbum até 1999.
- Em abril 1998, noticias da MTV informavam em breve, Axl Rose estaria indo para o estúdio com o produtor Youth e que o GNR estava escrevendo e ensaiando as músicas. Um porta-voz da Geffen disse que “embora seja possível, é altamente improvável que um novo álbum do Guns N ‘Roses vá sair este ano.”
- No dia 1º de maio de 1998, a Geffen Records oficialmente reconheceu a saída de Slash e Duff do Guns n’ Roses, e Axl assinou um contrato com a gravadora “para lançar aquele disco novo… até o dia 1º de março de 1999, e para tanto receberá um adiantamento substancial da Geffen”.
- Em setembro 1998, Addicted to Noise diz que o novo lineup do Guns N’ Roses é: Axl Rose, Robin Finck, Paul Tobias, Dizzy Reed, o baterista Josh Freese (ex-The Vandals), o baixista Tommy Stinson (ex-The Replacements) e o multi-instrumentista Chris Pittman. O porta voz do GN’R, Bryn Bridenthal diz que a banda está trabalhando em um álbum que soa como uma “progressão eletrônica com influências de Guns N’ Roses” e que “estamos pensando num album pro próximo verão”
- Em novembro 1998, muitas noticias informavam que a banda estava agora trabalhando com o produtor Sean Beaven em um estúdio, em Los Angeles.
- O GN’R grava 3 novas musicas: “Ides Of March” ,”Oklahoma” (mais tarde renomeada “Berlin”) e “Oh My God”.(Esta última, regravada e lançada em 1999) E Axl estava empenhado em lançar “This I love” (sim,a mesma do “Chinese”), pra quebrar o silêncio de 4 anos. A faixa nunca viu a luz do dia até 2008. A banda, de qualquer forma, estava ocupada – regravando “Appetite For Destruction”. Axl disse à MTV no ano seguinte: “eu regravei o “Appetite” com Josh Freese na bateria, Tommy Stinson no baixo, Paul Tobias na guitarra… E Robin Finck fez os solos… Com a exceção de duas músicas (‘Anything Goes’ e ‘You’re Crazy’), porque nós as substituímos com ‘You Could Be Mine’ e ‘Patience’, e por que fazer isso? Bem, nós tivemos que ensaiar essas músicas de qualquer forma para tocâ-las ao vivo de novo, e hoje nós temos um monte de novas técnicas de gravação e certos estilos sutis e viradas de bateria e coisas do tipo que são meio que típicas dos anos 80 que poderiam ser sutilmente melhoradas… Um pouco menos de reverb e um pouco menos de bumbo duplo e coisas do gênero”. Axl viu a regravação de “Appetite” como uma espécie de ‘prova de fogo’ para a composição de um novo álbum com a formação que ele recentemente havia consolidado. “No começo (da nova banda) não queriam tocar (as músicas antigas)”, disse ele à Rock & Pop FM. “Eles não queriam tocá-las muito, porque eles são músicos. Eles tinham uma atitude punk, assim como o velho Guns N’ Roses. Mas, mais tarde, isso se tornou divertido pra eles, ele começaram a apreciar as músicas e gostar de tocá-las”. “Faz muitos anos que nós não escrevemos ou gravamos músicas. Houve muitas mudanças de membros na banda e houve muitas mudanças na gravadora. Quando nós tentamos compor músicas no velho estilo do Guns N’ Roses, elas soaram velhas, não soaram vivas. Não dava pra gente fazer aquilo. E eu acho também que isso morreu com o velho Guns N’ Roses. As músicas compostas pelos caras para outro álbum, muitos anos atrás, tudo soa velho. Então nós estamos tentando explorar novas coisas para manter a banda viva”. No estúdio rumbo recorders, em San Francisco ,a banda começa a regravar “Appetite For Destruction”
1999
- O ano em que o Guns renasce. A banda lança o álbum “Live Era”, com as melhores apresentações de 1987 até 1993, e também lança uma faixa inédita,a primeira em 5 anos: “Oh My God”. Sem dizer que várias faixas do “Chinese Democracy” foram gravadas nesse ano, entre elas: “I.R.S.” e “There Was A Time”. Mas o “álbum” que o Guns lançaria se chamaria “2000 Intentions”.
- Em janeiro de 1999, Seagram orquestra uma reestruturação maciça de sua gravadora,demitindo 110 funcionários da Geffen.O projeto inacabado do álbum do Guns N’ Roses é colocado nas mãos do presidente da Interscope, Jimmy Iovine.
- Em julho de 1999, durante os créditos finais do filme “Big Daddy”, uma versão atualizada do clássico “Sweet Child O’ Mine” é ouvida. Uma versão menor, com novos vocais e um novo solo. Ela começa com uma gravação ao vivo, de 1993, em seguida, aos 3:05 minutos se transforma uma versão de estúdio gravada pela nova formação do GN’R, com Robin Finck fazendo o solo.
Versão 1: https://soundcloud.com/mrstreetofdreams/guns-n-roses-sweet-child-o Versão 2 (Com qualidade de som Blu-ray): https://soundcloud.com/mrstreetofdreams/guns-n-roses-sweet-child-o-2 - Em 1º de agosto de 1999, o guitarrista Robin Finck sai do GN’R para voltar ao Nine Inch Nails. Motivo? Falta de interesse de Axl em lançar novo material. Ainda nesse mês, a revista Kerrang! diz que o GNR tem trabalhado em cerca de 30 canções e as músicas são uma mistura de “rock techno-industrial” e “Guns N’ Roses à moda antiga.”
Surgem rumores do título do novo álbum: “Cock-a-rouch soup e 2000 Intentions.” A gravadora Polygram/Universal diz que o álbum teve a sua data de lançamento alterada, pois a banda tem falhado com seus compromissos. - Em novembro de 1999, Axl afirma que decidiu, àquela altura, voltar ao básico: “eu originalmente queria gravar um disco tradicional ou tentar voltar ao estilo do ‘Appetite’ ou algo assim, porque para mim isso seria bem mais fácil para mim fazer. Eu estava envolvido em vários processos do Guns e em vários problemas na minha vida pessoal, não tinha tempo de desenvolver um novo estilo ou me reinventar, então eu estava pensando em compor algo mais tradicional, mas eu realmente não estava autorizado a fazer isso”.
- A nova formação termina uma versão atualizada do “Appetite For Destruction”. Isto foi principalmente para ajudar a preparar a banda para futuros shows. Axl depois disse ao Kurt Loder: “Eu não sei exatamente o que vou fazer com essa gravação. Mas você sabe, ela tem uma grande quantidade de energia.”
- Em novembro de 1999, o álbum duplo “Live Era ’87-’93” é lançado.
- Mais tarde, Axl Rose diz a Kurt Loder sobre o álbum: “Era algo que queríamos dar ao público; uma forma de dizer adeus. Foi uma coisa muito difícil de fazer, como ouvir a ele e as pessoas envolvidas… [O álbum] não foi a coisa mais emocionalmente agradável de se fazer”. Um mix de album ao vivo com um album gravado em estúdio.Várias músicas foram regravadas. São essas :
- Nightrain
- Mr. Brownstone
- My Michelle
- November Rain
- Pretty Tied Up
- Move To The City
- You Could Be Mine
- Rocket Queen
- Sweet Child O’ Mine
- Estranged
- Axl provavelmente regravou-as em 1997 ou 1999, não se sabe ao certo, mas é fato que foram regravadas, pois isso consta no encarte do CD canadense. Slash também refez diversas partes de guitarra. Bem como outros membros da banda, como Duff, Robin Finck e Paul Tobias.
- Em novembro de 1999 é lançada também a primeira musica nova desde 1991: “Oh my God”, para a trilha sonora do filme “End Of Days”. Um Hard Rock com uma vibe Industrial suja. A faixa apresenta quatro guitarristas: Tobias, Finck, Dave Navarro (do Janes Addiction) e Gary Sunshine.
- Em 08 de novembro de 1999, o Gerente do GN’R, Doug Goldstein, diz ao L.A. Times que um novo álbum chamado “Chinese Democracy” será lançado em 2000.
- Na entrevista de Axl Rose ao Kurt Loder da MTV, ele fala sobre Slash ter saído do grupo: “Nós estávamos tentando fazer as coisas funcionarem com Slash por muito, muito tempo… cerca de três anos e meio. Com Duff e Matt saindo. Foi uma escolha deles sair. Todo mundo que foi embora fez isso por opção. Matt foi despedido, mas Matt chegou tentando ser despedido e disse isso a muitas pessoas naquela noite”. Sobre Chinese Democracy: “Nós estamos trabalhando, eu não sei, 70 músicas. O album terá cerca de 16 a 18 músicas, mas nós temos pelo menos dois álbuns de material que está solidamente gravado”. Sobre novo lineup. “Para ser honesto, foi um longo período de diverção para mim a ntiga formação do Guns N’ Roses, e os novos caras têm uma lufada de ar fresco”. Loder pergunta: “Quando você acha que realmente irá lançar o album? É possível dizer que no início do próximo ano? “Axl diz:” Nós estamos esperando. Sim, com certeza, tudo parece estar indo bem.”
- Nesse ano, o Guns gravou diversas novas musicas, entre elas: “Atlas Schrugged”,”Checkmate” (também conhecida como “Jackie Chan”) e “Oh My God” (regravação), “There Was A Time”, “Chinese Democracy ” e “Catcher In The Rye”.
- Axl entra em cirurgia pra retirar os nódulos de sua garganta, que o impediam de cantar em shows sem que a garganta doesse. Resultado: Perdeu sua voz rasgada. Por isso a voz de Mickey em 2001, em 2002 ele até conseguia rasgá-la, mas por bem pouco tempo.
- Axl diz em entrevista que o “Live Era”, era na verdade, um álbum para ser lançado junto com o “The Spaghetti Incident?”,em 1993.
2000
- Axl volta aos palcos, cantando as musicas “Dead Flowers” e “Wild Horses”, ambas dos Rolling Stones, com Gilby Clarke, na frente de 250. Foi uma noite muito agradável para os dois, que conversaram sem problema nenhum, adentrando até a madrugada.
- Em outubro, o Guns N’ Roses foi anunciado como uma das principais atrações do Rock In Rio 2001, a banda então prepara um show de aquecimento e Robin Finck volta a banda.
- Um show na véspera do ano novo na House of Blues de Las Vegas foi anunciado.
- Axl mais tarde comentou: “Essa banda não começou com um bando de caras se conhecendo em um bar ou na esquina do bairro, demorou um longo tempo para juntar esses caras e depois fazê-los desenvolver uma química entre eles. Quando nós tocamos pela primeira vez juntos, em Vegas, Robin e Buckethead sequer se conheciam. Era uma situação de dois guitarristas solo tentando matar um ao outro com suas habilidades. Eu até acho que eles conseguem ser cordiais um com o outro e tudo o mais, mas quando chega a hora de tocar, começa a rolar aquela coisa de ‘macho’, do tipo: ‘quem é o guitarrista solo de verdade?'”
- Saem boatos de que Axl Rose entregou o CD “2000 Intentions” para a gravadora, porém, ela rejeitou. “2000 intentions” é considerado o pai do “Chinese Democracy”
- Josh Freese deixa o GN’R para formar “A perfect Circle”
- Na Primavera de 2000, o produtor Roy Thomas Baker começa a trabalhar no “Chinese Democracy”.
- O Guns grava uma nova musica: “Silkworms”, que é tocada apenas 4 vezes ao vivo em 2001.
- Curiosidade Extra: Slash foi ao show do Guns N’ Roses em 31.12.2001, mas sua entrada foi barrada para “evitar problemas com Axl”