Quem ouviu o “Use Your Illusion” notou perfeitamente uma mudança total no som do Guns N’ Roses. O que era antes uma banda de Hard Rock cru, selvagem e “direto ao ponto”, agora tinha amadurecido, ficado mais encorpado, com guitarras, pianos, banjos, órgãos, baixos de 6 cordas e tudo o que podia ser feito para aumentar a “profundidade” das músicas.
No “Appetite For Destruction”, como já dito o som era cru e o ouvinte entendia de primeira o que a música passava, fosse raiva, fosse amor, fosse desejo, fosse o que estivesse na música. Já no “Use Your Illusion” era preciso uma inserção na música, para realmente compreender seu sentido e ele poderia ser traduzido de mil formas.
Exemplo: “November Rain é uma musica sobre ter que lidar com um caso de amor não correspondido” segundo as próprias palavras do Axl Rose, mas quantas pessoas casaram ao som dessa musica? Ou momentos de amor ao som da mesma?
Outro exemplo é “The Garden”. Esse “jardim” seria um lugar tranquilo que Axl encontrava em sua própria cabeça. Mas pode ser interpretado de várias outras formas, várias interpretações são possíveis das músicas presentes nos Illusions, sobretudo no Illusion 2 onde o Guns N’ Roses tem o seu som mais maduro, com faixas sérias e tristes como “Civil War”, “Estranged”, “Breakdown” e “Don’t Cry” (alternative Lyrics).
E a receita continuou no Guns N’ Roses mesmo após o “Use Your Illusions”. Quem escutou o “The Spaghetti Incident?” notou que ainda que fosse um som Punk, ainda tinha a sua profundidade musical, com pianos e kazoos (Human Being é um exemplo) e vários berros ao fundo em “Ain’t It Fun”, ou até mesmo a junção de uma guitarra e de um violão em “You Can’t Put Your Arms Around A Memory”. Quem escutou com atenção o último single do Guns N’ Roses antigo “Sympathy For The Devil” viu que ele seguia a mesma fórmula descrita acima, igualmente utilizada no “Live Era”. Sim, várias faixas desse álbum “Ao Vivo” foram regravadas em estúdio, dá até para ouvir Robin Finck cantando em “Mr.Brownstone”.
“Um som profundo” é a regra no Guns N’ Roses desde o “Use Your Illusion”.
E assim é o “Chinese Democracy”… Só que “Chinese Democracy” é ainda mais profundo…
Muitas pessoas escutaram o álbum e pensaram tanto em “Hard Rock” que esqueceram de analisar a música em si. Em outras palavras, quiseram tanto Hard Rock que esqueceram da música. “Chinese Democracy” é uma evolução no som do Guns N’ Roses e não o contrário, quem o escutar com atenção encontrará surpresas, pois o mesmo é uma caixa de surpresas que praticamente não se acaba, mesmo após 13 anos, ainda tem gente descobrindo coisas novas em cada música. Tenho certeza de que a maioria das pessoas que escutaram o álbum não prestaram atenção em seus detalhes escondidos.
Querem ver?
– Você notou as 3 vozes que Axl faz em “Shackler’s Revenge”?
– Você notou a velocidade em que Buckethead faz a parte final do seu solo em “Better”? junto com uma “descida e subida” na velocidade da luz?
– Falando em “Better”… Você notou que um tapping do Buckethead está encobrido por uma descida na guitarra? (na parte vem antes de “All that I wanted was / Now we all know better”)
– Você notou o solo do Buckethead em “Street Of Dreams”? Ou pra você a música só tinha um solo?
– Você percebeu o solo base (feito no violão) por Axl em “There Was A Time”?
– Percebeu os assobios em “Sorry”? E a voz do Sebastian Bach? SIM! A voz de Sebastian Bach está na música… Você notou? Ou ficou pensando que a música era feita pro Slash e desligou-se totalmente da música? (Não, ela não é feita pro Slash. O próprio Axl disse isso no show de Osaka em 2009)
– Falando em “Sorry”… Você sabia que dá para ouvir Axl Rose limpando a garganta nessa música?
– Você ouviu a parte do “Tomorrow Never Comes” em “Catcher In The Rye”? Ou você achou que não existia?
– Você ouviu o verso escondido em “Scraped”?
– Ouviu o Axl falar um “Uuuuh” em “Chinese Democracy”? Alias, sabia que as baterias dessa música foram inspiradas nas baterias de “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana?
– Ouviu Axl dizendo “I Love You” para Stephanie Seymour em “Prostitute”?
Falando Agora nas músicas que não foram para o álbum : Você ouviu os berros INCRÍVEIS que Axl dá em “Oh My God”? Alias, você entendeu a letra da música? Foi escrita sobre abusos e como lidar com emoções reprimidas pela sociedade.
Se você não ouviu o que está listado, sugiro que você se dê a oportunidade de ouvir este álbum incrível e descobrir as surpresas que nele estão.
Faça isso! Você não vai se arrepender!
Escrito por Mr.Street Of Dreams
Publicado por Axl Rose Fã Clube
6 comentários
Algumas coisas eu realmente percebi, mas sobre essas questões de baixo, baixo base no fundo da musica não muito, logo porque não entendo bem, mais muitas coisas pude perceber e depois dessas “dicas” vou dá um observada melhor!
Sim todos citados acima principalmente em Prostitute que faz barulho de bolha de água se não perceberam? o álbum é uma evolução no som da banda é claro no caso de “Catcher In The Rye” ficou bem abaixo que poderia mas as outras tem muita coisa interessante para se ouvir principalmente os solos de Robin Finck e a bateria de Brain.
É sim um grande álbum só não é hard rock como a banda é intitulada, mas mesmo asssim não deixa de ser um grande trabalho.
Bela matéria, só acho que o album não foi tão mal aceito assim, pois segundo publicações já vendeu mais de 7 milhões de cópias pelo mundo. Claro que nada comparado com os álbuns anteriores, mas me corrijam se estiver errado, já vendeu mais que o Spanhetty, ou não!!!??? Não sei mas o chinese é fantástico…..
É um super album um dos melhores albuns do guns com vocais e solos de guitarras incriveis, baixo, bateria, teclado impecaveis dignos do som do guns!
Então, na minha opinião não é bem isso. Na verdade o disco ficou algo muitoperfeitinho, os defeitos fazem parte do brilho da coisa! Não se tornou um bom álbum simplesmente por ser um álbum incrivelmente perfeito.