Appetite For Destruction
- Seria produzido por Paul Stanley,do KISS.
- Izzy Stradlin ajudou a divulgar o álbum e a música “Sweet Child O’ Mine” de uma forma bastante inusitada : dando cavalos de pau (rodando o carro) Ele adora dirigir, vai ao deserto dirigir… ele tem músicas sobre ficar dando cavalos de pau. – disse Axl,ao That Metal Show em 2011.
E disse mais :
“Aliás o fato de Izzy sair por aí dando cavalos de pau ajudou “Sweet Child o’ Mine” a estourar. Eu conheci uma garota no bar e tive que sair porque Izzy tinha levado a limousine embora e estava fazendo dando cavalos de pau em Dallas, bêbado. Isso era na época em que a gente ainda estava fazendo turnês em clubes. Eu esqueci que eu tinha convidado ela e eu já tinha convidado outra pessoa, e aí os dois chegram juntos na porta, e eu apresentei essa garota para o cara da rádio, ele gostou, e viu meu disco.” - Seria um álbum duplo,mas isso não fez sentido economicamente falando para um lançamento. O AFD II provavelmente viria com algumas musicas já conhecidas da banda,como You Could Be Mine,November Rain, The Garden e Back Off Bitch (A maioria é do Use Your Illusion I,não é a toa que eu o considero o Appetite For Destruction II)
- O álbum foi regravado em 1998/99,e nunca foi lançado. Ele viria com todas as músicas regravadas,menos You’re Crazy e Anythin’ Goes, que foram substituídas por Patience & You Could Be Mine. Segundo fontes,circula privadamente entre certos fãs,uma versão instrumental da Patience 1999.
- Ao contrário do que pensam,o álbum não foi um estouro logo de cara. Demorou um ano para que o álbum realmente alcançasse o topo,o que ocorreu logo após o Show de Donnington, em 1988.
GN’R Lies :
- A poucas curiosidades sobre o álbum,mas uma delas é que ele é na verdade uma regravação do primeiro EP da banda, Live ?!*@ like a suicide, lançado em 1986,com tiragem limitada a 10.000 cópias, que trazia as 2 primeiras músicas da banda, Move To The City e Reckless Life (à época, chamada de “Wreckless Life”).
- One In A Million é a faixa mais polêmica do álbum,porém mal interpretada. Axl não quis ser racista ao dizer “Policiais e Negros,saiam do meu caminho”. Axl se referia aos policiais e negros que o incomodavam quando adolescente. Axl foi preso mais 20 vezes antes mesmo de completar 18 anos e por ser branquelo,apanhava de alguns negros quando estava na escola, por isso esse “saiam do meu caminho”, quer dizer na verdade, “Me deixem em paz”. Quanto a parte sobre imigrantes e gays, por mais moralmente errado que seja, Axl está certo. Um imigrante não pode ir para outro país achando que pode fazer o que bem entender e que é acima dos habitantes do mesmo país, só pelo fato de ser estrangeiro. Você não gostaria se um gringo viesse aqui no Brasil e fizesse o que bem entendesse, se achasse acima dos outros e ainda saísse impune. Axl, também não. Quanto aos gays, não preciso nem dizer nada, só olhar a sociedade brasileira atual, em que há certos grupos de gays que pedem mais direitos que os outros indivíduos só por serem gays. (eles falam de uns jeitos tão estranhos / é tudo grego para mim). Além disso, Axl se refere como “Apenas um garoto branco de uma cidade pequena”, que segundo ele, o nivela no mesmo nível das pessoas citadas na música.
- O clipe de Patience foi gravado no Hotel Ambassador,em Los Angeles,CA,entre 18 e 19 de feveiro de 1989
Use Your Illusions / I & II
- Slash toca um baixo de 6 cordas em Live N’ Let Die.
- Shanoon Hoon faz os back vocals em Don’t Cry, Live N’ Let Die e You Ain’t The First, junto com Izzy.
- Mike Monroe (do Hanoi Rocks) Toca harmônica em Bad Obsession
- Estranged, é na verdade, a parte 4 da trilogia do Guns N’ Roses. Veja o que axl diz :
“Na verdade, “Estranged” não é … de certa forma uma parte da trilogia. É mais como a parte quatro. A parte três foi uma autodestruição mútua do casal que estava em “November Rain”. E … Bem, alguém tinha outros planos e nós estávamos em uma posição, onde algo que tinha trabalhado por cinco anos teve que ser reescrito para meio transcendê‐lo. Então, é um vídeo sobre a transcendência de uma situação da vida real, que não tem muito a ver com a história que se pretendia. E na verdade eu estou feliz por ter feito este vídeo em vez do que íamos fazer. Para saber sobre a história de “November Rain”, você tem que esperar pelo livro de Del. É uma história chamada “Without You”. - Axl agradece a slash pelas melodias de guitarra em Estranged, no encarte alternativo do Use Your Illusion II
- No primeiro dia de vendas,os UYI venderam 600 mil cópias, recorde até hoje nunca superado por nenhum artista/banda
- Centenas de lojas nas grandes cidades ao redor do planeta abriram à meia-noite para vender os discos. Slash, que estava partindo em uma viagem para a Tanzânia, interrompeu sua ida ao aeroporto para fazer uma parada na Tower da Sunset Boulevard, em Los Angeles, para, escondido atrás dos vidros do carro, ver os álbuns serem vendidos no mesmo local onde, dez anos antes, policiais o haviam detido por roubar fitas k7. “Foi um momento mágico”, relembra o guitarrista.
- Segundo Slash, a banda conseguiu escrever 30 músicas do álbum em apenas uma noite. “Estávamos em minha casa em Walnut Drive, nas montanhas Laurel Canyon. Compilamos mais de trinta faixas em uma noite. Essa foi a única vez, pelo menos que eu lembro, em que fizemos algo do tipo. Apenas eu, Izzy, Duff e Axl. Fechamos em 30 canções. Essa foi a única sessão de composição da história da banda em que todos nós ficamos na mesma sala. Foi algo muito emocionante. “
The Spaghetti Incident :
- Duff Gravou o baixo, a bateria, o violão e os vocais de “You Can’t Put Your Arms Around A Memory”. Duff achou que seria a ultima musica que ele gravaria em vida, dado seu estado de vício nas drogas no final de 1993. Pouco tempo depois, em maio de 1994, o pâncreas dele explodiu e ele quase morreu.
- Falando nessa música,o único membro presente do Guns N’ Roses alem do Duff foi Dizzy Reed, nos back vocals. Nem Axl, nem Slash, nem Gilby e nem Matt Sorum participaram desta música.
- O Guns pensou em gravar “Dead On Time” do Queen para por neste álbum, o que acabou não ocorrendo. Gravaram outro cover do Sex Pistols além de Black Leather, mas este não foi para o álbum. Era um cover de “Did You No Wrong”
- Esse CD, originalmente teria sido um EP com 8 músicas que os membros da banda gostavam e regravaram. Mas, foram colocando outra, e outra, e outra….até que perceberam que teriam que lançar um CD.
- Só 5 músicas deste álbum foram tocadas ao vivo : Down On The Farm (Farm AID 1990,Gibson Amphitheatre 2006), Since I Don’t Have You (Hartford 1993), Raw Power (South American Tour 2014), Attitude (1992,1993,2014) e You Can’t Put Your Arms Around A Memory (South American Tour 2014)
- Se você ler o encarte, perceberá um certo clima de despedida. O GN’R agradece a TODOS que marcaram a banda, incluindo até mesmo lojas de equipamentos, companhias ,etc. E é possível ler uma frase que deixa bem claro que eles estavam, ainda que subconscientemente, se despedindo: “Guns N’ Roses queria agradecer a todos que trabalharam conosco na Use Your Illusion World Tour…Nós conseguimos! obrigado!”
Live Era ( 1987 – 1993)
- Apesar de ser um álbum intitulado “Ao vivo”, grande parte dele foi feita em estúdio, com mais de 11 músicas parcialmente regravadas em estúdio, tanto vocalmente quanto instrumentalmente.
- Axl Rose regravou os vocais neste album entre 1997 e 1999.
- Músicas regravadas : Nightrain, November Rain (Aparentemente,há um solo de guitarra regravado por Paul Tobias. Há muito arpejo sendo usado nesse solo, algo que slash jamais faria) Mr.Brownstone (contando até com Robin Finck, recém-admitido guitarrista naquela época, nos back-vocals,) Welcome To The Jungle (em algumas partes, tanto no vocal quanto instrumental), My Michelle, Used To Love Her (do meio para o fim), Pretty Tied Up , Move to the City, You Could Be Mine, Rocket Queen (essa conta com um novo solo de guitarra feito por Robin Finck), Sweet Child O’ Mine (também conta com novo solo de Finck) e por fim Estranged.
- Foram lançados 2 clipes para este álbum. O de It’s So Easy e de Welcome To The Jungle, contando com várias imagens em Pro Shot de shows em 1991/92/93
- Matt Sorum e Gilby Clarke são listados como “Membros adicionais” no encarte. Isso deixou Matt Sorum furioso com Axl Rose.
- Bem poucos sabiam dessas regravações até hoje pela tímida divulgação na época do lançamento. O assunto foi coberto sem alardes por algumas revistas e o clipe de Welcome To The Jungle até aparecia na TV, mas nada além disso.
- Axl disse,em entrevista para a MTV em 1999, que fazer este álbum não foi algo “sentimentalmente” fácil, já que foi uma despedida da era antiga do Guns N’ Roses.
“É exatamente isso. É uma despedida daquela era. Era algo que queríamos fazer para dar ao público, este disco é o último adeus daquela banda. Confesso que fazer o disco foi algo muito difícil, todo processo foi complicado, pois era difícil ouvir aquilo e lembrar das pessoas envolvidas naquele disco…não foi a coisa mais agradável de se fazer, emocionalmente falando.” disse ele.
Chinese Democracy
- Ao contrário do que pensam, este álbum não levou “14 anos” para ser feito. Suas gravações começaram em 1999 e terminaram por volta de 2000/01. O que demorou mesmo foi o lançamento, já que toda vez que o CD ficava pronto, Axl sentia medo do fracasso,ou se perguntava se o disco estava realmente bom. Por isso existem diversas versões das músicas ali presentes (There Was A Time tem 6 – por exemplo).
- Este CD na verdade é uma trilogia, ou seja, são três álbuns. Os outros 2 estão prontos, mas provavelmente não serão lançados pela banda.
- Brian May, lendário guitarrista do Queen, gravou o solo da primeira versão de Catcher In The Rye, e também gravou o solo de outras 2 músicas não lançadas pela banda. Atlas Shrugged é uma delas, já a outra é desconhecida.
- Catcher In The Rye é uma musica sobre o assassinato de John Lennon.
- Há diversas coisas “escondidas” no álbum,algumas delas são : Os assobios que Axl faz em Sorry, solo do Buckethead em Street Of Dreams, um solo base para o solo de Robin Finck em There Was A Time, feito pelo Axl, vocais do Sebastian Bach em Sorry, verso escondido em Scraped e um “I love You” dito por Axl no início de Prostitute
- Músicas que sobraram do álbum : Atlas Shrugged, Oklahoma (Agora chamada “Berlin”), The General, Thyme, Seven, Quick Song, Leave Me Alone, Zodiac, Ides Of March, Soul Monster. Algumas músicas que “sobraram” das gravações deste álbum circulam privadamente entre os fãs. Como por exemplo : 3 versões de Atlas Shrugged (2 com Brian May do Queen,e 1 com Bumblefoot), Silkworms, Oh My God (remasterizada – com novo instrumental).
Em breve, uma matéria do Axl Rose – Fã Clube falará sobre todas elas!
Escrito por: Mr.Street Of Dreams
Publicado por : Axl Rose Fã Clube
2 comentários
Na boa, em um texto informativo não cabe a opinião de quem o escreveu…Sobretudo sobre o Lies! Opiniões muito ruins, que não fazem o minimo sentido à matéria!
“Quanto aos gays, não preciso nem dizer nada, só olhar a sociedade brasileira atual, em que há certos grupos de gays que pedem mais direitos que os outros indivíduos só por serem gays.”
—> Que direitos a mais seriam esses? Direito de sair às ruas sem ser agredido? Direito de não ver fundamentalists religiosos estimulando ódio e violência contra homossexuais em emissoras de TV aberta? Direito a ter a união civil com a pessoa que você ama reconhecida legalmente? Direito de ter sua família reconhecido como família? Direito a simplesmente existir? Realmente é querer demais mesmo.