Na última segunda-feira (09), o guitarrista Richard Fortus concedeu uma entrevista ao Blog ‘Lifer………Music and Art‘, na qual fala sobre momentos de sua carreira, sua atual turnê com o The Dead Daisies, relembra bons momentos dividindo as guitarras com Robin Finck no Guns N’ Roses, dentre outros assuntos.
Confira abaixo a entrevista, traduzida:
“Conseguir entrevistar um dos meus três guitarristas favoritos, é um sonho realizado. Richard Fortus é um talento incrível e já tocou com muitos artistas, como Pale Divine, Rihanna, The Dead Daisies, Thin Lizzy e até mesmo com os Psychedelic Furs. Ele nasceu em St. Louis e fez seu caminho para se tornar um dos mais visados guitarristas atualmente. Pessoalmente, ele é uma verdadeira inspiração para mim.
Primeiramente, Richard, muito obrigado por tomar seu tempo, fora de sua agenda, para responder algumas perguntas. Eu realmente aprecio isto.
Qual é uma de suas lembranças favoritas, tocando com uma das melhores bandas de St. louis, “Pale Divine”?
Fortus: Lembro-me de tocar com o Blue Note, em Columbia, MO. Nosso álbum tinha acabado de ser lançado e estávamos tocando por duas esgotadas noites. Eu nunca vou me esquecer de estar saindo do palco com aquela sensação de “wow, nós fizemos isto!”. Eu acho que aquele ponto em particular foi tão importante para mim, pelo fato de termos tentado tanto, por muito tempo, chegar lá.
Você já tocou com todo mundo, pelo que parece. Eu honestamente acho que você é um dos melhores guitarristas do planeta. De onde vem suas influências na guitarra? Qual formato de música te moldou para ser o guitarrista que é hoje?
Fortus: Eu estou constantemente à procura de novas músicas que me inspirem. Sejam elas velhas ou novas. Eu sempre tive uma fome insaciável de descobrir música nova. É uma paixão que me tem consumido, desde muito cedo. Então, é difícil de limitar o que realmente me moldou como músico.
Eu realmente gosto do que tenho visto com você tocando para o “The Dead Daisies”, que é uma banda incrível. Parece que você e Dizzy Reed realmente curtem tocar nesse projeto. Por quanto tempo vocês estarão em turnê com eles?
Fortus: Enquanto nós pudermos. Nós estamos tendo uma explosão. É uma grande emoção ter a honra de tocar com esses caras todas as noites. É bem difícil de tocar com uma seção rítmica como Charley Drayton e Darryl Jones!
Como foi tocar ao lado de Scott Gorham, enquanto estava em turnê com o “Thin Lizzy”? Como ele é, como pessoa?
Fortus: Scott é uma das minhas pessoas fovoritas no mundo. Eu estou na estrada com ele agora. Ele tem tantas grandes histórias e ele é um músico impressionante. Ele foi um ícone para mim, quando eu era criança. Ele foi o epítome de como um guitarrista de rock n’ roll deve ser. Ele sempre pareceu incrível, tinha um grande timbre e foi o ápice do “maneiro”. Ele me pagou uma das maiores honras, da qual eu nunca vou esquecer. Eu sinto um vínculo verdadeiro com ele e sempre que o vejo, não importa quanto tempo tenha passado, parece que foi ontem.
Eu vi todas as guitarras espetaculares que você postou em seu site www.4tus.com. Das guitarras que você tem, quais são algumas de suas favoritas?
Fortus: O site oficial do Richard Fortus é o www.richardfortus.com. Eu realmente preciso atualizá-lo. Há apenas uma fração de minha coleção lá. Eu preciso documentar e postar tudo. Minha coleção de amplificadores superou minha coleção de guitarras, neste momento. Eu tenho uma incrível coleção de amplificadores. Eu estava falando com Charley sobre minha escolha de ter uma “ilha deserta de guitarras”, outro dia. Eu acho que se eu tivesse que escolher uma guitarra, eu provavelmente escolheria minha ’73 gold top Les Paul Signature. Não é realmente uma Les Paul. Eu tenho duas delas, mas há uma que é simplesmente fantástica. Tudo nela é perfeito e é uma das maiores sonoridades e uma das mais versáteis guitarras.
Bem, eu realmente gosto do trabalho que você tem feito com o Guns N’ Roses, como guitarrista. Tem que ser algo incrível tocar com um frontman como Axl Rose. Eu tenho uma pergunta estranha sobre seu tempo com o GN’R. Qual é sua maior lembrança, tocando com Robin Finck no GN’R?
Fortus: Costumávamos fazer um dueto, juntos. Em algumas noites, nas quais estávamos de fato conectados, isso era realmente especial. Ele é um dos meu músicos favoritos e eu sempre amei tocar com ele. Havia um par de momentos do tipo realmente “religioso”, dos quais compartilhamos juntos durante esses duetos.
Muito obrigado, Richard, por essa entrevista. Honestamente, foi um verdadeiro prazer.”
Traduzido e publicado por: Axl Rose – Fã Clube
2 comentários
Além de simplesmente gostar dos atuais membros eu também tenho muito respeito pela história de cada um deles! Richard Fortus se mostra uma pessoa fascinante! Como seria bom ter a oportunidade de passar uma madrugada conversando com Fortus, o Fortus pessoa, deixando de lado o artista que nos fascina quando esta no palco. Eu li em uma outra entrevista que sua iniciação musical foi na musica clássica tocando violino! Uau! Violino! Mas, segundo ele, se apaixonou pelo rock e pela guitarra porque gosta de criar nesse estilo de musica, enquanto no clássico ele apenas tocava grandes composições de outros! Obrigada por ter se tornado rockeiro. Obrigada por ser um Gunner!
Am i a gunner?
Yeah!!!