Confira abaixo a entrevista que o guitarrista Ron “Bumblefoot” Thal concedeu recentemente à Ricardo Portmán, do blog Ecos del Vinilo.
Ricardo Portmán: Ron, é o guitarrista mais ortodoxamente técnico de todas as formações do Guns N’ Roses. Pesa muito o legado dos outros grandes solistas (Slash, Buckethead) que já passaram pela banda? Como você traçou suas contribuições e som pessoal em temas tão conhecidos?
Ron Thal: Quando eu entrei no Guns N’ Roses, tive que gastar um tempo para encontrar meu lugar musicalmente entre as músicas. Encontrar o equilíbrio entre tocar nota por nota, e improvisar e escrever as minhas próprias canções. Após o primeiro ano em turnê, eu tive uma ideia mais clara do que é a principal coisa – se é uma parte da música que qualquer um pode cantar, tocar da forma que a gente conhece e ama. É uma honra estar em uma banda conhecida por ter excelentes guitarristas, e estou feliz por ter tido a oportunidade de escrever e gravar minhas próprias partes no Chinese Democracy, tanto com a guitarra fretless como tudo mais. Vou continuar me esforçando para dar o melhor que puder e continuar melhorando para estar à altura do legado.
RP: São quase míticos os seus meet-n-greets com os fãs depois dos shows. Sua proximidade com seus seguidores é mais uma exceção do que uma regra. Bumblefoot também tem alma de fã? Com qual artista lendário você gostaria (como fã) de ter um meet-n-greet?
RT: Artistas e fãs são duas partes que criam uma entidade completa, e devem ser conectados e tratados como um todo. Quando eu faço shows solo, geralmente os fãs acabam no palco cantando comigo, escutando uns aos outros e respondendo. É muito perto. Cada artista tem (com seus fãs) que se sentir confortável, e isso eu respeito. Nunca conheci algum artista em um meet-n-greet organizado, sempre preferi simplesmente desfrutar da música sem torná-lo tão pessoal. Pode parecer uma contradição, mas trata-se de minha natureza, eu sou mais de dar e proporcionar. Meus próprios desejos e necessidades são muito simples, e para mim é agradável ser capaz de dar.
RP: Seus discos “Normal” e “Abnormal” incluem histórias admiravelmente pessoais, musicalmente tratadas de forma inspirada. Vai haver uma terceira parte? No caso de haver, como você planeja?
RT: Eu acho que esses dois discos tem um bom equilíbrio como estão, e quando penso em todos os tipos de ‘sequência’, a ideia parece forçada para mim. Mas não posso prever como será o próximo álbum do Bumblefoot. Eu sempre escrevo sem um plano, e o conceito de álbum se forma, por sí próprio, de forma orgânica.
RP: É perturbador ver como nos últimos anos os canais de televisão de música e gravadoras estão apostando forte em pop plástico. O rock, como conhecemos, está morrendo? Será que essa moda de pop vazio passará?
RT: As empresas devem investir o máximo no que atrai as massas, a sobrevivência e crescimento. Nada está morto, a menos que você o deixe morrer. Se você gosta de rock’ n roll, financiamento público é uma boa maneira em que os fãs podem apoiar os artistas que gostam, para que possam continuar a fazer música. Não se trata de discografias, se trata dos fãs – sem o apoio deles, a música vai morrer.
RP: Em turnê pela Albânia, Grécia, Itália, Austrália, Reino Unido. Tocando ao vivo com o Guns N’ Roses e Lita Ford. Parece que o palco é praticamente o seu habitat. Será que os nossos leitores podem esperar vê-lo em breve? Está em seus planos visitar a zona do Caribe?
RT: Eu adoraria tocar no Caribe, sim! Atualmente estou trabalhando com o cantor Tony Harnell e vamos tocar em um cruzeiro de metal progressivo, que vai para as Bahamas, de 18 a 22 de fevereiro de 2014. É o www.ProgressiveNationAtSea.com e terá um grande line-up de artistas – Mike Portnoy, Derek Sherinian, Billy Sheehan, Tony MacAlpine, Jon Anderson, Andrian Belew, King’s X, Spock’s Beard, Devin Townsend e muito mais… vai ser divertido! Sai de Miami e vai ao Great Stirrup Cay e a ilha de Grand Bahama. Espero poder visitar a todos no continente e fazer um workshop de guitarra em algum momento.
RP: Estamos esperando de braços abertos. Muito obrigado por nos receber e boa sorte em todos os seus projetos Ron.
RT: Obrigado a vocês!
Para mais informações sobre Ron “Bumblefoot” Thal:
www.bumblefoot.com
www.twitter.com/bumblefoot
www.facebook.com/bumblefoot
www.youtube.com/bumblefoot
www.reverbnation.com/bumblefoot
Retirado de: Ecos del Vinilo
Publicado por: Axl Rose – Fã Clube