Essa semana vamos falar sobre guitarras que marcaram a história nas mãos de grandes ícones da história do Rock mundial. Então, vamos lá:
Gibson ES-345
Fez história como “Lucille” a guitarra de B.B King. Essa guitarra foi à primeira Thinline Arco-Top Semi-Acústica Guitarra Elétrica a ser comercializada na história. Uma curiosidade é que ela possui duas entradas, uma para cabo mono e outra para estéreo.
Fender Stratocaster
Imortalizada nas mãos de Jimi Hendrix, mas já usada por vários outros ícones, como: Elvis Presley, George Harrison, John Lennon, Kurt Cobain, Mark Knopfler, Davis Gilmour, Janick Gers, Adrian Smith, Dave Murray, etc. A guitarra foi desenhada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954 e fabricada até os dias de hoje.
Red Special
Essa é a obra-prima não só tocada como também construída por nada mais nada menos que Brian May. Trata-se de uma guitarra de corpo semi-sólido, com braço aparafusado, derrubando o mito de que um instrumento com esse tipo de fixação de braço não proporciona tanto “sustain” quanto os colados ou interiços. O braço é fixado com apenas um parafuso grande e dois pequenos parafusos internos, sob o escudo. Para construir o braço, foi utilizada madeira (mogno) de uma antiga lareira. A escala de 24 trastes, algo inovador na época foi confeccionada de carvalho de uma mesa. Essa mesma madeira foi usada na parte central do corpo.
Gibson SG
Angus Young, esse é com certeza o melhor exemplo de um guitarrista que utiliza a SG Apesar de muitos músicos lendários, como Tony Lommi e Robby Krieger, serem ilustres representantes deste modelo, não há como dissociar a imagem de Angus à SG e vice-versa. A SG foi criada no inicio dos anos 60 por Ted McCarty e sua equipe de luthier. Ela veio com o objetivo de corrigir a Gibson Les Paul, que era criticada pelo seu peso e pela dificuldade de se alcançar as ultimas casa da mesma. O nome SG (Solid Guitar) veio depois do fim do contrato de Les Paul com a Gibson em 1962.
Gibson EDS-1275
Mundialmente conhecida como Gibson Double Neck é uma guitarra de braço duplo lançada em 1963 e ainda em produção. Popularizada por músicos de Jazz e Rock, foi considerada “a guitarra mais legal do rock”. A Double Neck foi mundialmente consagrada nas mãos de Jimmy Page.
A produção da guitarra foi interrompida nos anos 80 e só começou novamente nos anos 90. A EDS-1275 não é mais produzida regularmente pela Gibson. Hoje em dia a guitarra é produzida pela Epiphone, que vende uma cópia da EDS-1275 denominada G-1275.
Gibson Les Paul
Quando se toca no assunto guitarras é impossível não falar sobre a Les Paul. A Les Paul realmente uma guitarra histórica, foi utilizada por diversos grandes nomes do Rock, entre esses eles estão os inconfundíveis Slash, Zakk Wylde, Ace Frehley, Buckethead, Joe Perry, etc.
Ela é uma guitarra de corpo sólido que começou a ser vendida em 1952. A Les Paul foi desenhada por Ted McCarty e criada em colaboração com o popular guitarrista Les Paul, a quem a Gibson convidou para aprovar o novo modelo. Esse é um dos modelos de guitarra mais conhecidos do mundo, juntamente com os modelos Stratocaster e Telecaster da Fender.
• Essa é a nossa matéria semanal, desculpem aos leitores se eu me esqueci de algum modelo marcante para você, e a todos o bom fim de ano.
Por: Enzo Salviato