Atualmente, o Guns N’ Roses vem sendo alvo de um excesso injustificável de críticas. Críticas que vem por pessoas que querem Axl, Slash, Duff, Izzy & Adler juntos em um mesmo palco novamente. Quem não quer ver estes caras juntos de novo?! Tudo mundo quer ver a banda cheia de entonação e harmonia como nos velhos tempos. Mas creio que não é possível. Axl tem seus projetos, Slash tem outros, Duff tem os seus e por aí vai. Então, não adianta ficar ”metendo pau” em fulano ou ciclano. Eles pelo menos estão sendo felizes no que fazem.
Como recordar é viver, preparei uma matéria super especial que fala sobre o ano em que o Guns N’ Roses ”dominou” o mundo.
A Magia Guns N’ Roses
Eu como todo outro bom apreciador de uma boa música, já recebemos a ”Magia Guns N’ Roses” em sua alma. Seja ela madura ou imatura o suficiente para compreender o que diabos é aquele negócio que invade ao seu corpo a cada agudo, a cada riff reproduzido.
Sabe aquele dia em que ouvimos ”Welcome to The Jungle”, pela primeira vez? Pois é, acho que se relaciona muito bem com o que eu quero dizer. O refrão vem na hora em que nossos tímpanos desejam, cada verso vem na hora certa.
Mas se enganam aqueles que estavam pensando em que a tal Magia Guns N’ Roses, teve início no aclamado e idolatrado Appetite for Destruction, porém, pelo meu ponto de vista…sinceramente, o Guns ainda não mostrou a sua identidade ali naquelas 12 músicas que compunham o álbum. Mas sim, naquele ano em que para mim foi o ”ano de ouro” para o grupo: 1991. Este foi O Ano.
Ano que o Guns N’ Roses, fixou suas Armas e suas Rosas em toda a história do Rock N’ Roll. Os ”álbuns irmãos” Use Your Illusion I e II, foram fundamentais para provar ao mundo que o grupo estava maduro o suficiente para enfrentar a fama e o sucesso de uma maneira bastante tranquila.
Fama e Sucesso que já estavam ali presentes, desde que a primeira cópia de Appetite for Destruction foi vendida.
Mas o que eu quero dizer é que eles a partir dali, estavam mais preparados e já tinham uma noção do que estava para chegar.
Uma prova disto, é que em 6 dias o Use Your Illusion I já havia vendido cerca de 190 mil cópias em todo os Estados Unidos.
Os ”anti-gunners”, que me perdoem mas vocês sabem o que dizem? Basta ouvir e apreciar o que os caras tocam e fazer uma breve comparação. Não falo da fase atual, mas sim da década de 90! A década que marcou o Hard Rock, a década que o Rock foi marcado pela banda em que passou pelo Brasil e arrastou multidões em seus shows no Rock in Rio.
Não é foi a toa que em 1991, primeira vez em que pisaram em solo brasileiro, receberam o prêmio de ”Melhor Show do Evento”. A fase era realmente boa, e algo tinha que ser premiado!
O Guns N’ Roses na época, já tinham seus ”inimigos” demarcados. Mick Wall, autor de uma biografia do Guns N’ Roses e editor da revista Kerrang! foi vítima e chamado para o ringue na música ”Get in the Ring” (Use Your Illusion).
Mas para encerrar, não pensem que eu estou desmerecendo o impiedoso Appetite for Destruction. Mas escrevi este artigo baseado na maturidade dos caras, maturidade que se pode perceber nitidamente em todos os singles da década de 90 pra frente.
Apreciem o que ainda está ao seu alcance!
Por: Lucas Caldeira
1 comentário
[…] anos 90 foram verdadeiramente os anos de ouro para o Guns N’ Roses é, indiscutivelmente, uma das figuras […]