Todos os fãs de Guns N’ Roses tem consciência, que a banda foi muito ajudada e apoiada para chegar ao rumo do estrelato, em retribuição o conjunto sempre teve uma característica tradicional. Revelar novas bandas para o mundo do Rock, que atualmente ou no passado fizeram ou fazem sucesso, graças ao apoio e divulgação da banda.
As bandas sempre tiveram alguns critérios de escolha, como por exemplo:
• Estilo musical que fosse ligado ao Guns N’ Roses;
• Indicação de bandas pelos amigos de Axl Rose;
• Conjuntes que agradasse o gosto musical do Axl Rose;
• Personalidades que tem bastante amizade com o vocalista;
• Pessoas que necessitam de auxílio, para retornar ao seu auge.
O Sebastian Bach é uma personalidade que é muito ligada ao Guns N’ Roses e especialmente, ao Axl Rose que tem uma amizade muito forte e continua, mas esta relação vai além de simples amigos, mas sim de uma parceria musical e auxílio em conjunto.
Após a saída de Baz ao Skid Row, o vocalista resolveu virar ator em uma peça chamada “Jesus Christ Superstar”, onde foi demitido no ano de 2003 por praticar estrelismo, logo depois deste episódio Sebastian não conseguiu alcançar mais a fama.
O retorno aos palcos de Sebastian Bach só aconteceu no ano de 2006, quando o seu amigo Axl Rose o convidou para cantar em parceria a famosa faixa “My Michelle” e logo após este fato, o vocalista passou a ser a principal atração de abertura dos shows do Guns N’ Roses no mesmo ano.
Depois destes acontecimentos o Baz resolveu lançar o seu primeiro trabalho solo de sucesso, o “Angel Down” que conta com a participação de Axl Rose. Álbum que foi promovido e divulgado, durante a abertura de shows da “Chinese Democracy World Tour 2010”.
A banda britânica Bullet For My Valentine abriu uma parcela significativa de shows do Guns N’ Roses no ano de 2006, onde aproveitou a oportunidade para promover o seu disco recém-lançado “The Poison”.
Graças à banda ser intitulada pela mídia por abrir shows do Guns N’ Roses e ser elogiada por Axl Rose, Bullet For My Valentine passou a ser banda de apoio, do Iron Maiden e Metallica. Na Warped Tour de 2006, o conjunto foi uma das principais atrações.
Essa relação positiva de Bullet For My Valentine e Guns N’ Roses, foi feita graças à Sebastian Bach que tem uma longa amizade com o Matt Tuck vocalista do conjunto.
A banda Soundgarden teve uma responsabilidade enorme em suas mãos, abrir os shows da tão aclamada “Use Your Illusions Tour” nos anos de 1991 e 1992, onde a banda chegou em outro patamar que não havia alcançado antes.
Pois se aproveitando da fama promoveu o seu álbum “Badmotorfinger”, gravou uma série de clipes que não paravam de ser exibidos na MTV e recebeu disco de platina, que alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas e recebeu um Grammy no ano de 1992 na categoria, “Best Metal Performance”.
Chris Cornell vocalista do Soundgarden, recentemente fez um comentário sobre a época em que abria os shows do Guns N’ Roses: “Daí o Guns N’ Roses entrava no palco e coisas ruins aconteciam,”. “Houve vezes em que o empresário deles nos dizia pra subir no ônibus e sumir porque eles poderiam não tocar e haveria um tumulto e ele não queria que fôssemos atingidos.”
Não há como negar que quando se fala em Guns N’ Roses, um dos primeiros nomes a ser lembrado é da banda Skid Row, pois os dois conjuntos tem histórias muito parecidas e carregam, o legado de divulgar e promover o hard rock mundialmente.
Essa parceria se inicia no começo dos anos 90, quando o vocalista do Skid Row, Sebastian Bach se apresenta junto com o Guns N’ Roses e Metallica, na festa de aniversário da antiga RIP Magazine.
Durante a turnê “Use Your Illusion World Tour”, a banda abriu as apresentações do Guns N’ Roses nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
Naquela época os dois conjuntos estavam em seu auge, que representavam uma grande prova de surgimento de novas bandas que fariam sucesso com influências antigas, ao meio do Punk que dominava o cenário nos anos 80.
Essa ótima relação das bandas se inicia no Rock In Rio 3, quando o Axl Rose exigiu a participação de Papa Roach no festival, que foi de extrema importância para o grupo, que nunca tinha tocado em um grandioso show ou festival em sua carreira e por conta disso lhe renderam bons frutos. O álbum “Infest” alavancou nas vendas e foi premiado, com disco triplo de platina.
No ano de 2006 o Axl Rose convidou o Papa Roach para abrir alguns shows, mais infelizmente a banda não conseguiu mais alcançar o sucesso do passado.
Por: Matheus Davanso