TURNÊ MUNDIAL 2006
A turnê de 2006 foi uma série de shows promocionais para o álbum. Começou em maio, quando a banda deu início à turnê européia, tanto sendo a atração principal do “Download Festival” quanto do “Rock in Rio Lisboa”. Quatro apresentações de “aquecimento”, que precederam a turnê, ocorreram no Hammerstein Ballroom, em Nova York, sendo na primeira noite o primeiro concerto da banda, ao vivo, desde a curta turnê em 2002. Os shows também marcaram a estréia do virtuoso guitarrista e compositor Ron ‘Bumblefoot’ Thal, substituindo Buckethead. Durante o percurso desta turnê, Izzy Stradlin e Sebastian Bach fizeram freqüentes aparições. A turnê européia contou com mais de 700 mil pessoas durante os 32 shows em 18 países.
FORMAÇÃO
A única mudança na formação para esta turnê foi a do guitarrista Ron Thal substituindo Buckethead. Além disso, o baterista Bryan Mantia perdeu a segunda metade da turnê européia devido ao nascimento de sua filha no começo de julho. Ele foi temporariamente(na época) substituído por Frank Ferrer. A formação das turnês americana e européia, foi:
• Axl Rose – vocal/piano
• Dizzy Reed – teclados/percussão/backing vocal
• Robin Finck – guitarra principal
• Tommy Stinson – baixo/backing vocal
• Chris Pitman – teclados/programação/backing vocal
• Richard Fortus – guitarra rítmica
• Ron “Bumblefoot” Thal – guitarra principal/backing vocal
• Frank Ferrer – bateria/percussão
• Bryan “Brain” Mantia – bateria/percussão
PASSAGEM PELA AMÉRICA DO NORTE
Em 31 de agosto de 2006, Axl apareceu no MTV Video Music Awards como apresentador, lembrando que a banda iria fazer uma turnê na América do Norte em 24 de outubro. Cinco shows de aquecimento para a turnê foram realizados em setembro de 2006, com dois no Hard Rock Hotel and Casino em Las Vegas, dois no Warfield Theatre em San Francisco e um show em Devore para o KROQ’s Inland Invasion, em 2006.
Após a apresentação da banda na Inland Invasion em 23 de setembro, um punhado de shows subseqüentes de aquecimento foram adiados, o que levou a rumores de que isto aconteceu a fim de finalizar o novo álbum. Os rumores eram aparentemente negados pelo empresário Merck Mercuriadis, que declarou que as datas dos shows foram simplesmente alteradas a fim de “se encaixar ao corpo da turnê”. O próprio, no entanto, confirmou mais uma vez que o álbum seria lançado antes do final do ano. A nova turnê foi então agendada para começar em 20 de outubro em Jacksonville, Florida.
O show em Jacksonville foi adiado para o dia 31 de outubro, com um show no dia 22 de outubro em Nashville, o de Tennessee foi adiado até janeiro de 2007, porém foi cancelado em dezembro. A turnê deu início no dia 24 de outubro, em Sunrise, Florida, agora confirmando a declaração de Axl.
Durante a turnê norte-americana, as bandas de abertura incluíram: The Suicide Girls, Papa Roach, Sebastian Bach, Die Mannequin e Helmet. O Guns também se juntou ao palco pela primeira com Izzy Stradlin, desde sua saída durante a UYI tour, e com o baterista do Metallica Lars Ulrich, ambos fazendo aparições pontuais. Bubbles, Ricky e Julian do Trailer Park Boys fizeram algumas aparições no Canadá. O baterista Bryan Mantia tirou uma licença de longo período, para passar mais tempo com a família. Ele foi substituído por Frank Ferrer. Desde então, Ferrer foi apresentado como membro oficial da banda, o que alimentou especulações de que Mantia havia se demitido. Durante um show na Flórida, em outubro, Ferrer foi apresentado como “nosso mais novo membro” por Axl Rose. No entanto, o empresário da banda afirmou que tanto Mantia quanto Ferrer, eram membros oficiais.
A banda Eagles of Death Metal eram para sair em turnê com o Guns, mas, em 24 de novembro de 2006, em Cleveland, Ohio, durante seu primeiro show de abertura, a banda não foi bem recebida pela multidão. Quando Axl entrou no palco, perguntou à multidão se eles apreciaram o “Pigeons of Shit Metal”, anunciando em seguida que a banda não iria mais abrir os shows durante o resto da turnê. Logo após o ocorrido, o Eagles of Death Metal divulgou uma nota sobre o incidente:
” Primeiramente a platéia se recusou a nos desejar boas vindas à selva (“Welcome To The Jungle”), mas quando chegamos ao último número, tudo se transformou numa cidade paradisíaca (“Paradise City”). Embora Axl tenha tentado criar uma chuva de novembro (“November Rain”), nenhuma doce criança (“Sweet Child O´ Mine”) conseguirá descarrilhar o trem noturno (“Nightrain”) do Eagles of Death Metal. Dissemos viva e deixe morrer (“Live And Let Die”). ”