TURNÊ MUNDIAL: 2002 / 2003
Esta foi a primeira grande turnê da banda desde 1993. A passagem da turnê pela América do Norte foi organizada no outono de 2002 para promover o suposto lançamento do Chinese Democracy, e foi anunciada, em 25 de setembro de 2002, como a “Chinese Democracy Tour”. Trinta e cinco shows, inicialmente, haviam sido agendados, mas a banda acabou se apresentando em apenas dezesseis.
REPERTÓRIO
Madagascar, Chinese Democracy e The Blues(Street of Dreams) foram tocadas frequentemente, enquanto Riad N’ The Bedouins foi abandonada após alguns shows. Welcome to the Jungle abriu o repertório, e Paradise City fechou o encore (bis), em todos os shows.
FORMAÇÃO
A única mudança nesta turnê, foi a do guitarrista Richard Fortus que substituiu Paul Tobias.
• Axl Rose – vocal/piano
• Dizzy Reed – teclados/percussão/backing vocal
• Robin Finck – guitarra principal
• Tommy Stinson – baixo/backing vocal
• Chris Pitman – teclados/programação/backing vocal
• Bryan “Brain” Mantia – bateria/percussão
• Buckethead – guitarra principal
• Richard Fortus – guitarra rítmica/backing vocal
APARIÇÃO SURPRESA NO MTV VIDEO MUSIC AWARDS
A banda tocou um set composto das músicas Welcome to the Jungle, Madagascar e Paradise City. A apresentação era para ser mantida em segredo, mas algumas rádios de Nova York anunciaram a “surpresa” no mesmo dia da premiação, mais cedo.
2004 – ROCK IN RIO
Após a turnê de 2002 ser cancelada, a banda entrou em hiato até ser escalada para tocar no Rock in Rio Lisoa, em maio de 2004. Entretanto, o guitarrista Buckethead deixou a banda em março do mesmo ano, forçando o cancelamento da apresentação. Axl fez a seguinte declaração:
“ A banda foi colocada em uma posição difícil pelo guitarrista Buckethead, por sua partida prematura. Em meu nome e em nome do Guns N ‘Roses eu peço desculpas aos fãs que planejavam nos ver no Rock In Rio – Lisboa. O festival e sua tradição significam muito para mim pessoalmente e eu sinceramente não gostei que um motivo destes tenha me roubado a oportunidade de ser o primeiro artista a tocar pela terceira vez. Gostaria também de expressar a minha gratidão a todos aqueles que abraçaram o papel do Buckethead no Guns e apoiaram a nossa nova formação. Nós valorizamos muito as contribuições do Bucket e permaneceremos abertos para “discussões” que existem, obviamente, devido à vários problemas que devem ser resolvidos. Entretanto, em vez de me prender em negatividades, o Guns estará avançando e surpreendentemente (sem perderem nenhum detalhe), este infeliz conjunto de circunstâncias pode ter nos dado a oportunidade de continuar as gravações com mais um passo extra. No entanto, esperamos anunciar uma data de lançamento nos próximos meses. ”