“Escrever ‘Coma’ foi tão pesado que eu desmaiava enquanto escrevia. Tentei escrevê-la por um ano… Escrevi o final inteiro de uma vez só. Veio do nada”. Foi o que Axl Rose disse sobre a última faixa do ‘Use Your Illusion I’. Ela é com certeza uma das faixas mais ambiciosas que a banda já tinha gravado até então, 10 minutos e 13 segundos de intenso trauma emocional. Apesar de a música aparentemente falar sobre a overdose que Axl Rose teve, na qual ele alegou ter se visto em estado de coma, a descrição mais cabível para a música é de ser sobre coma emocional.
Na música, Axl Rose passa por vários choques para que os médicos consigam fazê-lo voltar à vida, enquanto vozes femininas falam dentro de sua cabeça.
As mulheres são descritas no encarte como ‘putas’ e são nomeadas, juntamente com o médico doutor Michael Smolens. Sentimentos de um coma de verdade são envocados durante a música, especificamente na parte mais serena, na qual Axl Rose lamenta:
“Ninguem mais vai me incomodar
Ninguém mais vai bagunçar a minha cabeça
Eu não consigo entender para que tanta luta
Mas é tão gostoso aqui no litoral
Não é como o mundo que eu costumava viver
Eu nunca quis realmente viver.”
Depois dessa parte a música volta à vida, com os flashes de memória, enquanto Axl narra: “Dê outro choque, de outro choque nesse filho da puta”. Outros fatores apontam para um estado mental perturbador, que faz referências a um coma de vida, como no penúltimo verso:
“Na sua viagem da última chance
Tem uma passagem só de ida
Para seu suicídio
Tem uma passagem só de ida
E não tem jeito de sair vivo
Não, você não precisa de um médico
Ninguém mais pode salvar sua alma”.
O amargo parágrafo pedindo ajuda: “Me ajude, me ajude, me ajude- seu filho da puta” talvez seja alguém do passado de Axl Rose que poderia, mas mesmo assim não o ajudou. Provavelmente seu pai.
3 comentários
Poxa que foda! Axl é realmente um gênio!
Muito foda , ele é d
É UMA MUSICA MARAVILHOSA DE UM CARA MUITO FODA!!!! OBRIGADO AXL POR EXISTIR….