Nome: Tommy Stinson
Nome real: Thomas Eugene Stinson
Nascimento: 6 de outubro de 1966
Origem: Minneapolis, Minnesota, EUA
Instrumentos: Baixo
Bandas anteriores: Dogbreath, The Replacements, Bash & Pop, Perfect
Período no GN’R: Desde 1998
Biografia resumida:
Quando Tommy tinha 12 anos de idade, o seu irmão mais velho, Bob Stinson, praticamente obrigou Tommy a tocar baixo com o seu grupo Dogbreath. Encontram-se com Paul Westerberg, cantor e guitarrista solo. E montam o grupo The Replacements. Em 1986, Bob deixa o grupo devido a problemas de drogas. O restante do grupo realiza ainda alguns álbuns. Seguidamente, Westerberg grava um álbum solo. O grupo anuncia a sua separação oficial em 4 de Julho de 1991.
Tommy forma então um novo grupo, Bash & Pop. Após a saída do seu álbum “Friday Night Is Killing Me” em 1993, o grupo termina. Dois anos depois, Bob Stinson morre após anos de abuso de drogas, com apenas 35 anos de idade. Em 1996, Tommy faz parte de uma nova banda chamada Perfect da qual não é baixista, mas sim guitarrista. No mesmo ano, participa de um novo album de Westerberg: “Eventually”.
Em 1998, Axl Rose então entra em contato com Tommy, através do baterista Josh Freese, grande amigo de Tommy. Depois de algumas audições, Axl pede pra que Tommy se junte ao Guns N’ Roses, Tommy aceita. A primeira gravação de Tommy no Guns N’ Roses é “Oh My God”. Que faz parte da trilha sonora do filme “End of Days”.
Tommy participou nos concertos de Las Vegas e Rio de Janeiro, no “Rock In Rio” 2001. Aprendeu todas as linhas de baixo criadas por Duff McKagan, enquanto o mesmo ainda estava no grupo. Axl volta e meia citava Tommy enquanto falava, no intervalo entre uma musica e outra no show do Rio de Janeiro e afirmou que Tommy comandava a banda durante os ensaios pros shows de 2001, Vegas e Rio, consequentemente. Daí vem a alcunha: “General Tommy Stinson”.
Tommy, estava junto com o grupo nas voltas do Guns N’ Roses em 2002 e 2006 e é definitivamente peça chave do grupo, sendo braço direito de Axl Rose há quase 10 anos no grupo. Entre 2003 e 2005, Tommy fez concertos solos em Los Angeles e Nova Iorque, como divulgação de seu album “Village Gorilla Head”. Tocou também num álbum de Soul Asylum, um grupo de Minneapolis (a sua cidade natal), e acompanhou a banda em alguns shows enquanto os Guns N’ Roses estavam em recesso. No início de 2006, Tommy tem alguns desentendimentos com Axl e quase deixa o grupo. Retorna exatamente antes dos concertos de Nova Iorque (Maio de 2006) e parece agora ter resolvido os seus desentendimentos com Axl.
Em 2007, o Guns N’ Roses teve que cancelar algumas datas por causa de uma fratura no braço de Tommy, que caiu da escada de sua casa. Mas nada que mudasse por tanto tempo assim o início da turnê 2007.
Em 2011, Tommy lançou seu segundo álbum solo “One Man Mutiny” que contou com a participação dos seus amigos e companheiros de Guns N’ Roses, Richard Fortus e Dizzy Reed. O álbum também tem participação da esposa dele, Emily, que canta com Tommy em quase todas as faixas do álbum. Em 2014, Tommy teve de ser substituído por Duff McKagan em performances do Guns N’ Roses pela América do Sul, já que ele estava reunido com sua outra banda, The Replacements em turnê.